Releases 27/04/2018 - 16:12

Como soluções digitais alavancam a fidelização de clientes no varejo


São Paulo, SP--(DINO - 27 abr, 2018) -
Um dos temas mais discutidos dentro do varejo em 2018 é como soluções digitais podem impactar de modo positivo o mercado. Especificamente, como essas facilidades favorecem o marketing de relacionamento. De acordo com a IDC Insights, até 2019, 30% dos maiores varejistas serão ativamente envolvidos na transformação digital. A atual experiência do consumidor acontece em lugares separados e desconectados e a transformação digital simplificará a jornada do cliente, permitindo-o a iniciar a compra e encerrar a compra em qualquer dispositivo, a qualquer momento.

O cenário atual é da fusão definitiva entre o varejo online e offline. “Esse movimento tem duas vertentes: de um lado, a necessidade da tecnologia e do outro, a necessidade do consumidor que espera por essas facilidades”, comenta Ricardo Pastore, professor e coordenador do núcleo de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. De acordo com Pastore, é muito mais agradável ao consumidor comprar em uma loja convencional equipada com recursos digitais.

Há uma construção de soluções que utilizam novas tecnologias digitais. Desde 1994 a Amazon, gigante do e-commerce, se reinventa para agradar o seu cliente. Uma de suas estratégias para manter-se no mapa de interesse de seus consumidores foi abrir uma loja física, em Seattle, que une o mundo virtual e o físico e oferece uma experiência incrível de compra.

“De alguns anos para cá, assim como o varejo físico ensinou e inspirou o pessoal do e-commerce a criar as empresas virtuais e usar modelos praticados no mundo físico, o inverso começou a acontecer. As lojas virtuais também começaram a entender novas oportunidades”, relata Pastore.

E o Brasil?

Ainda segundo o especialista em varejo, o Brasil deve seguir essa linha, porque o mundo não tem barreiras e o consumidor brasileiro sabe o que acontece lá fora e tem a expectativa que isso aconteça aqui também. Para ele, a primeira empresa que desenvolver essas facilidades vai se destacar frente à preferência do consumidor. Quem tem clientes não quer perder e para não perder terá que inovar e desenvolver essas novas tecnologias digitais no varejo físico.

Harmonia entre o varejo e a tecnologia resulta em fidelização

Ao passo que as empresas utilizam soluções digitais, o que muda a dinâmica com o cliente, surge uma nova linguagem de fidelização e o consumidor espera por uma experiência de compra perfeita.

Executivos de empresas globais ressaltam que a melhor experiência vem da mistura entre tecnologia e o toque personalizado. E conhecer seu cliente nunca esteve tão perto da realidade como está hoje. A startup OPA TECH, encontrou, neste cenário, uma oportunidade: a empresa criou um aplicativo de fidelização personalizado, baseado nos hábitos de consumo de cada indivíduo.

Conhecer seu público com a Inteligência Artificial garante alta competitividade no mercado. Para Michel Dazzi, da OPA TECH, as soluções para obter um relacionamento sólido com seu cliente devem estar no topo das prioridades. “Com um sistema de Inteligência Artificial, o app pode mostrar para uma empresa como criar ofertas que realmente importem para seus clientes. Atendendo à essas necessidades de forma personalizada, fidelizamos nossos clientes e conquistamos outros”, conta Dazzi.

“Estamos ligeiramente atrás de empresas globais, os recursos lá fora são maiores, tanto em gente como financeiramente, mas temos aqui uma infinidade de jovens empreendedores e startups que estão desenvolvendo coisas brilhantes. O varejista brasileiro pode se servir desses empreendedores para inovarem seus negócios”, conclui Pastore.

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