Releases 01/10/2015 - 12:01

Associação Brasileira de Estomaterapia apoia os mais de 150 mil pacientes com estomias no Brasil


São Paulo, SP--(DINO - 01 out, 2015) - No próximo sábado, 3 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Ostomizado. A estomia é a comunicação de um órgão para o meio externo. Diversas situações podem levar à necessidade do procedimento cirúrgico, como doenças inflamatórias, traumas, câncer, entre outras. Exemplos são a traqueostomia, realizada na traqueia para permitir a passagem de ar; e a gastrostomia, realizada no estômago para permitir a chegada de alimentos por um tubo, a estomia intestinal ou urinária, a construção de um novo caminho para a saída das fezes ou da urina. Essa intervenção pode levar o paciente a usar uma bolsa de coleta, por um período ou definitivamente.

A conscientização e o trabalho pela qualidade de vida da pessoa com estomia e a melhoria na assistência são missões da Associação Brasileira de Estomaterapia, a Sobest.

Desde 2004, a estomia é considerada uma deficiência física, mas isso não impede a pessoa de trabalhar, viajar, ir à praia, dançar ou praticar certos tipos de exercícios físicos que não afetem a região abdominal. Essa condição garante alguns direitos ao paciente, como acesso preferencial em filas e isenção de certos impostos, bem como a adoção do símbolo nacional da pessoa estomizada, que tem como um dos principais objetivos identificar os banheiros adaptados.

Algumas demandas, no entanto, ainda precisam ser atendidas. "Os pacientes ainda necessitam de acesso a alguns equipamentos que não foram contemplados pelo Ministério da Saúde, na portaria 400, além da garantia do número de bolsas coletoras", afirma a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula. "Como entidade, a Sobest realiza um trabalho importante de luta e conscientização, especialmente para garantir a orientação de alta da pessoa com estomia", ressalta.

O SUS e os planos de saúde são obrigados a fornecer gratuitamente as bolsas coletoras e outros materiais como a pasta ou pó para proteção da pele. O presidente da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo, Clóvis Seigo Arasato, diz que uma das maiores dificuldades é saber lidar com a autoestima desses pacientes.

A Sobest disponibiliza, em seu site, orientações aos pacientes com estomias. As informações estão em www.sobest.org.br

Website: http://www.sobest.org.br