(
DINO - 05 jun, 2017) - Quer começar a investir, mas não sabe como? Bom, o primeiro passo é definir um objetivo ? o que você quer fazer com o seu dinheiro e quanto tempo ele terá para render? Em seguida, escolha uma corretora ? ela poderá definir com você o seu perfil de investidor e ajudará você a escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos financeiros. Por último, evite alguns erros comuns ? quem fala sobre eles é o
executivo do Grupo BMG, Marcio Alaor.
A BM&F Bovespa, Bolsa oficial do Brasil, cita cinco erros muito recorrentes nas atitudes de investidores iniciantes. O primeiro deles é colocar todos os recursos em um único investimento, destaca
Marcio Alaor. De acordo com a instituição, "ao "colocar todos os ovos na mesma cesta" você está não somente aumentando o risco do seu investimento, mas também ficando totalmente desprotegido em caso de perdas".
O segundo erro é pensar apenas no curto prazo. O investidor iniciante precisa ter paciência e disciplina se quiser ter sucesso. Para a BM&F Bovespa, "quem só pensa no curto prazo, investe sem qualquer estudo ou só age em resposta a tendências imediatas" e certamente, mais cedo ou mais tarde, vai perder dinheiro.
Começar com passos muito grandes é o terceiro erro, conforme a Bolsa oficial do Brasil. Avalie seus objetivos, os recursos que você tem para investir, e não tenha pressa, sobressai Marcio Alaor do
Grupo BMG. A BM&F Bovespa sugere que você comece com pouco, ainda que isso signifique custos no curto prazo - esse início serve para que você busque experiência e não grandes ganhos. "Investimentos em ETFs ou por meio de clubes de investimento são ótimas opções para ganhar experiência investindo pouco dinheiro", pontua a instituição.
Quarto erro, deixar-se levar pela emoção. Ações precipitadas por causa do medo, do excesso de confiança ou da ganância não são raras nesse meio. O ideal,
conforme a Bolsa, é que o investidor "converse com sua corretora, crie um plano de longo prazo para seus investimentos com objetivos e metas bem definidos e mantenha-se nesse rumo, sem se preocupar com variações momentâneas" ? e faça ajustes apenas quando for, de fato, necessário.
Marcio Alaor salienta que, por último, o quinto erro indicado pela BM&F Bovespa é acreditar que existem "atalhos" e "segredos" para ter sucesso nos investimentos. A instituição alerta que não existem dicas infalíveis, seguir por esse caminho é ilusão. "Ganhos e perdas podem ser variáveis, mas serão sempre proporcionais ao dinheiro aplicado, ao tempo que ele fica investido e ao conhecimento do investidor. Portanto, a melhor dica é sempre estudar e manter a paciência", recomenda a Bolsa oficial do Brasil.
A essa lista de erros comuns, o sócio da Sparta Fundos de Investimento e editor do Blog do Investidor, Vitor Nagata, acrescenta ainda querer começar na velocidade máxima - ele aconselha que quem nunca investiu na vida, não invente e comece na renda fixa; não planejar bem a liquidez ? seja realista, não escolha o título de renda fixa com o maior retorno possível, mas com prazo mais longo do que você pode manter seu dinheiro rendendo; e não conhecer as regras do seu investimento ? é chato, porém, necessário não olhar apenas para o retorno. Segundo Nagata, existem muitas regras diferenciadas de resgate, tributação e até taxas escondidas, finaliza Marcio Alaor.
Website:
https://marcioalaorbmg.com/