São Paulo, SP--(
DINO - 28 jun, 2017) - Existem basicamente dois tipos de clientes, o primeiro quer qualidade independente do preço e um segundo que quer preço independente da qualidade. No marketing de diferenciação o foco é qualidade o preço é secundário.
Marketing de diferenciação é uma estratégia onde o negócio visa ser percebido como diferente dos concorrentes, essa diferença pode ser em diferentes aspectos, tais como, segmentação de seu mercado, ser uma solução especifica, posicionamento diferenciado, exclusividade, quantidade limitada, preço, forma de promoção, atendimento, entre outros.
Com relação aos produtos a empresa pode se diferenciar por exemplo, pelo formato, características, desempenho, durabilidade, confiabilidade, estilo, suporte, garantia, design, entre outras.
O principal neste tipo de estratégia é oferecer um benefício que gere alto valor para o seu cliente e que seja perceptível, mesmo que seu preço seja maior que o do concorrente a percepção de valor maior identificada na sua solução faz o cliente optar pelo seu produto ou serviço.
A conclusão de que um produto é caro ou barato, se vale ou não pagar o preço ofertado, tem relação ao valor percebido pelo cliente. Um produto de R$ 10.000 pode parecer para alguns barato enquanto para outros uma fortuna. Isso tudo depende do perfil do cliente e o valor percebido. Um exemplo para ilustrar são os produtos da Apple, para alguns os preços cobrados por seus produtos são considerados caros, porém, para outros valem cada centavo ou são considerados baratos.
Normalmente as empresas que são diferentes oferecem seus produtos ou serviços de uma forma que as destacam pela superioridade, exclusividade e o valor que gera para quem compra por exemplo.
Na talk How to get your ideas to spread, como espalhar suas ideias em português, do especialista em marketing de diferenciação Seth Godin é possível encontrar os ingredientes atemporais para disseminar suas ideias. O vídeo tem legenda em português e vale assistir cada segundo.
Abaixo algumas anotações que fiz e que gostaria de compartilhar com vocês.
As pessoas notam o que é diferente.
Você tem que fazer as pessoas terem obsessão por seus produtos ou serviços.
Arriscado é não correr riscos.
Você tem que atingir os extremos, ser mediano não é o suficiente, faça algo extraordinário.
Seja notável.
Você não pararia na estrada para ver uma vaca, porém, se fosse uma vaca roxa você pararia?
Algumas outras empresas que se destacam pelo marketing de diferenciação são as empresas de Elon Musk, Tesla, SpaceX e Solar Roof, primeiro por oferecerem produtos diferenciados, a atenção aos detalhes, entre outras características diferenciadas.
Um exemplo de empresa brasileira que utiliza o marketing de diferenciação e aplica para seus clientes é a Fundamental, empresa fundada por Henrique Elias, o objetivo da empresa é ajudar pequenos negócios a serem mais eficientes com a ajuda da tecnologia e o design, e que as mensagens de seus clientes cheguem até seus potenciais consumidores e clientes por meio do marketing digital, contribuindo assim para gerarem mais vendas. Uma das estratégias aplicadas é o marketing de diferenciação, Growth hacking, entre outras.
http://fundamental.digitalEsse tipo de estratégia funciona para diversos negócios, porém, é preciso analisar se é interessante ou não para o seu negócio. No marketing cada caso deve ser analisado individualmente, os resultados do passado não são garantia de resultados futuros, pondere.
Com a popularização do marketing digital e o crescente aumento do número de empresas a concorrência será cada vez maior e a diferenciação pode ser uma das estratégias que fará seu negócio sobreviver.
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