Releases 28/09/2017 - 13:52

Como ampliar o seu mercado e conquistar novos clientes


São Paulo--(DINO - 28 set, 2017) - É relativamente natural muitos empresários pensarem em atender mercados regionais e até preferirem começar desta maneira, afinal no Brasil temos inúmeras oportunidades regionais para diversos tipos e modelos de negócios.

Isto independentemente de estarmos vivendo um momento ou período de crise ou mesmo de prosperidade, precisamos pensar que haverá sempre oportunidades num País com mais de 200 milhões de habitantes e uma região geográfica imensa.

A grande sacada, a grande possibilidade de ampliar vendas e ampliar o mercado pode estar além do que normalmente é visualizado. Se por um lado ter um mercado local garante (ou pode auxiliar) a viabilidade de uma empreitada, por outro ele pode limitar a atuação.

Em várias regiões do mundo, existem empreendedores que trabalham onde sequer há um mercado local e demanda para seu produto ou serviço. Esta característica praticamente os "obriga" a pensar em desenvolver produtos e serviços para mercados não regionais (exatamente o inverso do comportamento brasileiro), e focam no mercado global, pois simplesmente não há demanda suficiente para o produto ou serviço em seu próprio País ou região.

E acredite, essa característica é cada vez mais comum em nosso mundo globalizado e virtual, o que pode se tornar inclusive uma ameaça para qualquer negócio com características estritamente regionais.

Tente imaginar como seria se você tivesse nascido e crescido num local ou região onde o mercado fosse pequeno, pois é justamente com essa realidade que muitos empreendedores agem para atingir mercados globais.

Daí surge então possibilidades de pensar não apenas em atender um mercado local, mas pensar de forma muito mais ampla para desenvolver num outro patamar um negócio de sucesso. Você pode ser muito maior do que é, acredite!

Muitas vezes, um mercado interno grande pode te iludir, pode criar a ilusão que ele é tudo o que você tem a fazer e atender, e perigosamente te limitar, permitindo inclusive empreendedores de outras regiões almejem tê-lo como alvo.

Sempre que um mercado ou negócio se apresentar atrativo para investimentos, novos entrantes se apresentarão interessados nele.

Não significa que devemos abrir mão de mercados locais, não significa que tais oportunidades não sejam importantes. Mas pode sim significar que o mercado atendido por sua empresa pode estar te limitando e que o seu empreendimento pode ser muito mais do que você chegou a pensar um dia e, que se você não pensar e agir assim, há outras pessoas em outros locais do mundo pensando e agindo para chegar a outros mercados podendo em breve, chegar ao seu.

Luis Fernando Freitas
Empresário, Consultor e Business Executive Coach

Website: http://www.thinkahead.com.br