São Paulo--(
DINO - 07 abr, 2016) -
O Instituto Lado a Lado pela Vida estará no Parque Villa Lobos com uma programação especial nos dias 9 e 10 falando sobre incontinência urinária. A ideia é sensibilizar a população para o tema, tirar as principais dúvidas e dar dicas como prevenir e buscar tratamento para a incontinência urinária.
Fisioterapeutas irão ensinar, durante os dois dias, quais são os exercícios pélvicos preventivos e como fazê-los. Para isso, estarão disponíveis bolas utilizadas para a prática de pilates e colchonetes.
No palco do evento serão realizadas aulas de ritmos e duas fisioterapeutas ensinarão o público a fazer os exercícios para fortalecer o assoalho pélvico, que podem e devem ser feitos durante a prática de outros exercícios. A aula será interativa e começa às 11 horas.
O tratamento fisioterapêutico para a incontinência urinária é recomendado como primeira linha de tratamento conservador e engloba orientações que devem ser incorporadas ao dia a dia. "Esvaziar a bexiga em intervalos regulares, evitar ingerir líquidos 2 horas antes de dormir, até a orientação de exercícios de coordenação e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico responsáveis pela contenção da urina são importantes", explica a fisioterapeuta e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado, Cláudia Hacad.
Pesquisa com os participantes
O Instituto aplicará também um questionário junto ao público. Ao final das atividades, a fisioterapeuta perguntará ao participante dados sobre a incontinência urinária e hábitos relacionados a ela, como o consumo de água por dia, quantas vezes vai ao banheiro para urinar, entre outras. O objetivo do questionário é mapear as principais dúvidas relacionadas ao tema e o conhecimento acerca da incontinência e como isso está presente no dia a dia da população.
A ação é da Campanha Xi...Escapou, que foi criada pelo Instituto e tem a parceria da Bigfral.
Sobre o Xi...Escapou
Xi... Escapou! Programa de conscientização sobre incontinência urinária do Instituto Lado a Lado pela Vida
Lançado em 2015, o Xi... Escapou leva informação a milhares de pessoas com ações realizadas em vários pontos do País. A ideia é reverter o cenário da doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, entre eles, 35% das mulheres após a menopausa. Entre os homens, de 5% a 10% podem apresentar a doença após a cirurgia de retirada da próstata. As gestantes também são afetadas. 40% sofrem com episódios de incontinência urinária durante a gestação ou logo após o parto.
O programa Xi... Escapou, além de alertar a população quer acabar com os medos e preconceitos que envolvem a doença.
Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida
O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2008 e tem como missão levar ao cidadão leigo, o conhecimento sobre a saúde em diversas esferas: informação, apoio, prevenção e inclusão social buscando uma melhor qualidade de vida.
A atuação do Instituto acontece por meio de três pilares. Com as campanhas educativas onde é idealizador e responsável pelas iniciativas Xi...Escapou, Siga seu Coração / Setembro Vermelho, Vencer com Autoestima e Novembro Azul. Com essas campanhas, a prevenção à incontinência urinária, doenças do coração, ao câncer de mama e ao câncer de próstata ganharam um outro olhar no Brasil, despertando a atenção da sociedade, contribuindo para mudança de hábitos e quebrando preconceitos.
Em Advocacy, lidera a discussão da saúde cardiovascular e da saúde integral do homem. O Instituto atua na esfera governamental, com a realização de Fóruns de discussão sobre estes temas, engajando a sociedade, governo, empresas e entidades para a melhoria do cenário da saúde no Brasil.
O Núcleo de Apoio ao Paciente é uma iniciativa voltada para o acolhimento do paciente, família e cuidador, atuando de forma informativa e não assistencialista, mostrando a esse público como o poder da informação pode ajudá-lo a melhorar o seu tratamento e a sua qualidade de vida.
Serviço:
2ª Virada da Saúde ? Tenda Xi...Escapou!
Local: Parque Villa Lobos ? Portão 3 ? Parquinho das Figueiras
Data: dias 9 e 10 de abril
Horário: 9 às 18h
Aula de Ritmos: das 11h até ao meio dia