(
DINO - 20 ago, 2015) - Liderança, mediação de conflitos, otimização de tempo, economia de dinheiro, metas, motivação, produtividade, etc. São palavras e termos que hoje quase todo profissional precisa lidar no seu dia a dia, independente da área em que atua, mas especialmente no mundo corporativo. Estar preparado para encarar esse mercado de trabalho em constante mudança é fundamental. Nesse contexto, o coaching executivo surge como um parceiro para o profissional que precisa mudar sua relação com o trabalho, sem deixar de lado o olhar para o ser humano que está por trás daquele cargo.
Um dos conceitos mais modernos dentro do coaching são as ferramentas profissionais de assessment, termo do inglês "avaliação", mas que no ambiente corporativo é usado como "gestão profissional". Basicamente, o objetivo do
coaching executivo é produzir a mudança de comportamento e crescimento do cliente, chamado de coachee, para o benefício econômico da empresa em que ele atua. Nesse contexto, o conceito de assessment ganha muito destaque.
Gestão do conhecimento
Conforme a SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching, que já treinou mais de 15.500 coaches, incluindo presidentes, executivos, gerentes e diretores de diversas organizações nacionais e multinacionais, assessment é "avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento". Ou seja, é a designação contemporânea para a identificação do gerenciamento por meio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas.
O assessment tem sido empregado no treinamento de profissionais de empresas privadas, estatais, nacionais, multinacionais e até mesmo de órgãos governamentais, como a Força Aérea Americana e Marinha Americana. O resultado é a formação de pessoas capazes de atuar em qualquer organização e comprovadamente mensurar resultados substanciais e sustentáveis para seus clientes.
As ferramentas assessment ajudam, por exemplo, as empresas no momento de estabelecer métricas para selecionar e recrutar funcionários, avaliar o desempenho dos seus colaboradores, medir o clima organizacional da empresa e criar planos de carreira. Elas servem para que, principalmente, o profissional perceba seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.
Também são usadas com o objetivo de melhorar os processos do dia a dia de um ambiente de trabalho, aumentando a produtividade, aperfeiçoando relacionamentos interpessoais entre chefes e subordinados e também entre colegas de trabalho. A diminuição dos custos de contratação e demissão é outra vantagem do investimento em asssessment.
Excelência no desenvolvimento profissional
Em um artigo, a psicóloga Teresinha Dantas Caixeta, Professional Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching dá algumas dicas para se alcançar a excelência no desenvolvimento profissional:
- Excelência não é perfeição, mas é composta por ações que se destacam positivamente das demais em determinado meio ou grupo. As ações de um profissional de excelência servem como referência para as pessoas com quem convive.
- Reconsidere todas as suas ações com um olhar crítico, observando seu trabalho, sua postura perante os outros e seu comportamento diário, buscando formas de melhorar tudo o que faz.
- Evite fomentar as fofocas de corredor. Todo problema tem dois lados e os dois devem ser levados em consideração. Fazer o papel de "leva e traz" pode queimar sua imagem e te tornar uma pessoa indesejável e pouco confiável.
- Esteja atento à responsabilidade com os compromissos assumidos, ao trabalho bem feito, aos pequenos detalhes, ao respeito ao gerente e à equipe de trabalho, à sigilosidade e à ética profissional.
- Contribua para a eficácia do trabalho desenvolvido pela equipe e para manter um clima de diálogo permanente, com críticas construtivas. Isso ajuda com que o desgaste físico e emocional seja menor e na solução dos problemas.
- Invista em seu desenvolvimento e atualização, garantindo a consistência de suas ações e proporcionando sua constante empregabilidade.