(
DINO - 08 jul, 2015) - Em busca de melhorias na qualidade de vida, as pessoas estão sempre à procura de respostas. Se descobrir, saber o que quer para o presente e o futuro e organizar isso em planos e metas é algo almejado por muitos, embora poucos coloquem em prática. Às vezes falta força de vontade e, em outros casos, há dificuldades em se concentrar para buscar o seu foco.
Neste paradigma, no qual é preciso encontrar razões para estudar e se formar, para ser um profissional de sucesso, ou ainda aprender a se planejar e organizar para constituir uma família e criar os filhos, as dúvidas são imensas. E as respostas não são óbvias, o que faz muitas pessoas irem atrás de auxílio de especialistas, como psicólogos, psiquiatras e consultores.
Mas há um profissional, dentro deste meio, que embora atue de forma muito diferente das técnicas utilizadas pelos médicos e terapeutas, ainda é corriqueiramente confundido. Trata-se do coach, profissional que utiliza técnicas que fazem com que o coachee pense e encontre internamente suas próprias motivações para agir.
Life Coaching
Este especialista, quando atua no apoio dos indivíduos em busca de suas respostas, aplica uma técnica chamada de
coaching de vida (ou life coaching), que é a primeira especialização disponível neste mercado.
Diferente dos psicólogos, psiquiatras e consultores, o coach não induz a pessoa a achar suas respostas, e nem apresenta planos para resolver os problemas. Na verdade, ele prepara o indivíduo para aumentar sua percepção e encontrar suas razões para ir além. Ou seja, é o próprio motivado (coachee) que irá trilhar os seus caminhos, a partir de suas próprias escolhas.
Com papel tão importante e com resultados amplamente satisfatórios, o coaching precisa ser valorizado pelas suas atribuições e não como sinônimo de outras técnicas, também importantes dentro de suas necessidades. É preciso saber que:
- Coaching não é terapia: terapia é promovida para curar problemas comportamentais e emocionais, como trauma, depressão, crises de ansiedade e outras doenças da mente. Terapia é cura através de situações que ocorreram no passado ou no presente. Coaching é um processo utilizado para alcançar objetivos futuros.
- Coaching não é consultoria: o consultor atua na resolução de um problema específico, traçando diretrizes concretas para eliminá-lo. Coaching jamais irá orientar o que deve ser feito, pois entende que a pessoa deve encontrar o próprio caminho, a partir da criação e implementação de um projeto.
- Coaching não é mentoring: o mentoring vai ensinar aquilo que já viveu, ao falar de suas experiências no campo pessoal e profissional. A metodologia do coaching não vai impor crenças, mas levará a pessoa ao autoconhecimento, ou seja, descobrir suas habilidades e como colocá-las em suas rotinas.
- Coach não é conselheiro: ele vai ouvir as opiniões do cliente para conhecê-lo, mas não vai julgá-lo. Na verdade, o coach entende que as respostas de todas as angústias estão dentro de cada indivíduo e ele precisa encontrá-las sozinho.
Após saber o que é coaching, é preciso encontrar o profissional capacitado e adequado para atendê-lo. Está presente no Brasil, com sede na cidade de São Paulo, uma das principais referências mundiais em treinamento e capacitação em coaching. A Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) atua na aplicação da técnica e na formação de novos profissionais da área, com reconhecimento de certificadoras internacionais.
Entre os cursos oferecidos está o de Professional Coach Certification, considerado a primeira especialização na área de Life Coaching. Na formação de novos coaches, a SLAC oferece um curso de pós-graduação, que também é MBA, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). É a única formação da área reconhecida pelo governo brasileiro.
O curso de Life Coaching é voltado para profissionais de qualquer área que busquem autodesenvolvimento ou ingressar no mercado atuando como coach, campo amplo e carente de mão-de-obra qualificada. Entre as características esperadas deste especialista, estão:
- A vontade de ajudar o próximo
- A capacidade de ouvir
- O interesse em defender a verdade
- O dom de reconhecer os pontos fortes de seus clientes e fazer com que os enxerguem
- O foco no positivismo
- O desapego
- A empatia
Para conhecer mais sobre a SLAC e saber porque as maiores empresas multinacionais instaladas no país contratam seus serviços,
acesse o site da Slac .