Releases 02/06/2016 - 15:20

Agricultura orgânica cresce no Brasil, apesar da crise


São Paulo--(DINO - 02 jun, 2016) - Se a crise vem causando estragos em alguns setores da economia no Brasil, a agricultura orgânica não faz parte deste cenário. Em 2015, a agricultura orgânica movimentou R$ 2,5 bilhões e espera crescer 30% neste ano. Isto acontece porque cada vez mais o consumidor tem buscado produtos saudáveis e está à procura de alimentos produzidos de forma ecológica.

É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, realizada com 864 pessoas de 17 a 55 anos no Brasil todo. O estudo constatou que 93% dos participantes consideram que o consumo de orgânicos é importante ou muito importante e quase 59% compram produtos sem agroquímicos de vez em quando, enquanto 24% já o fazem com frequência. O que mais limita a compra continua sendo o preço, pois o consumidor não está disposto a gastar mais pelos produtos (56%). A disponibilidade de produtos orgânicos foi apontada como o segundo principal fator limitante do consumo por 53% dos entrevistados da pesquisa da QualiBest.

O cultivo ainda é pequeno, menos de 1% do total usado na agropecuária (940 mil do total de 242 milhões de hectares). Mas há um crescimento no número de unidades de produção, 32% em dois anos. E também no número de agricultores que optaram pela produção orgânica, 52% em dois anos.
A pesquisa completa está anexada.

Sobre o Instituto QualiBest
Fundado em 2000, o Instituto QualiBest foi pioneiro no segmento de pesquisas online no Brasil. Filiado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e à European Society of Opinion and Marketing Research (ESOMAR), o QualiBest conta com o maior painel online do mercado nacional, totalizando mais de 250 mil consumidores cadastrados em todo o país. O Instituto realiza pesquisas qualitativas e quantitativas com metodologias inovadoras e tecnologias de ponta para desenvolver maneiras eficazes e criativas de estudar comportamentos, preferências e mercados.

Mais informações
Circular Comunicação

Carla Gullo
carla@circularcomunicacao.com

Bizuka
bizuka@circularcomunicacao.com

Tels (11) 3796-5056/5059

Website: http://www.qualibest.com/