Releases 03/02/2017 - 10:48

Perspectivas da Ruckus Wireless para 2017


São Paulo--(DINO - 03 fev, 2017) - Por: Andre Queiroz, diretor regional para a América Latina da Ruckus Wireless

Os consumidores e as empresas colocam um valor na Internet móvel muito superior ao que eles pagam por ela. A competição e a inovação no setor tecnológico estão estimulando a invenção em inúmeras outras áreas à medida que os consumidores adotam novos padrões de comportamento e as empresas buscam maneiras de melhorar a eficiência, desenvolver novos produtos e serviços e expandir seu alcance no mercado. Aqui estão algumas tendências que a Ruckus Wireless identificou e que continuarão este ano no espaço móvel:

1. Uma das tendências mais interessantes é a realidade virtual (VR). Atualmente, para você usar um headset de realidade virtual com um console de videogame ou um PC é necessário conectá-lo usando diversos cabos grossos, pois os atuais padrões de rede sem fio não são rápidos o suficiente. Isso restringe o movimento e limita o quão imerso você pode estar em sua experiência de realidade virtual. Haverá melhorias para fornecer uma experiência sem fio.

2. As companhias aéreas continuarão expandindo sua oferta de Wi-Fi. O esforço visa atender às necessidades, as demandas e as expectativas dos passageiros, que exigem cada vez mais comunicação para os negócios e os assuntos pessoais, bem como para o entretenimento. A American Airlines, a Delta, a Iberia e a United Airlines oferecem Wi-Fi nos voos para a América Latina e para o Caribe. A Avianca planeja oferecer Wi-Fi em 2017. A Iberia já está lucrando com o Wi-Fi ao cobrar por planos e pacotes (dados, duração de conexão ou pelo voo inteiro). Outras companhias aéreas seguirão essa tendência.

A empresa de consultoria global Euroconsult emitiu um relatório que prevê que a receita proveniente dos serviços de conectividade dos passageiros em companhias aéreas crescerá de US$ 700 milhões no ano passado para US$ 5,4 bilhões dentro de uma década. O relatório diz que o número de aeronaves conectadas saltou para 21% apenas nos 12 meses de 2015 e que o lançamento contínuo de "satélites de alto rendimento (HTS)", incluindo as bandas Ku e Ka, "deverá ser um divisor de águas no mercado de conectividade nos voos".

3. O volume de tráfego de dados da Internet móvel continuará se expandindo, impulsionado principalmente pelo aumento da demanda por transmissão de conteúdo de vídeo e de música em dispositivos de Internet móvel. A demanda global por tais serviços aumentará o tráfego de dados suportado por mais redes 4G que estarão ativas e pelas operadoras atuais que aumentarão sua velocidade, sua cobertura e sua capacidade.

4. A indústria automobilística está progredindo na automação e na Internet das coisas (IoT). O Wi-Fi será uma ferramenta para fornecer conectividade constante e em tempo real enquanto se dirige. Talvez não vejamos isso ainda no ano que vem, mas o carro do futuro permitirá verificar o sistema de alarme da casa ou se conectar ao refrigerador inteligente para descobrir se estamos sem leite.

5. Wi-Fi industrial. As aplicações industriais de máquina a máquina (M2M), como a manufatura, a logística, o transporte, o equipamento pesado e a agricultura, tem usado o Wi-Fi para aplicações específicas. Há um grande potencial para rastrear ativos e melhorar as cadeias de suprimentos por meio do gerenciamento remoto com tecnologia Wi-Fi inteligente. Essa tendência continuará conectando as máquinas e fará com que elas conversem entre si a fim de aumentar a eficiência

6. As diferenças entre o comércio tradicional, o e-commerce e o m-commerce tem diminuído ao ponto de se tornarem inexistentes em certos mercados, ao passo que os consumidores pesquisam on-line, offline e fora de casa e compram como e onde encontrarem a melhor opção, o melhor serviço e as melhores ofertas. O Wi-Fi está alimentando a economia digital em dispositivos móveis à medida que os consumidores acessam e compram aplicativos, músicas, vídeos, livros, revistas e outros conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar e recebem diversas compras instantaneamente. O Wi-Fi está transformando as lojas, os restaurantes e os cafés em um centro para usuários locais de Internet, tornando-se uma maneira relativamente barata de se obter clientes e mantê-los no estabelecimento. O Wi-Fi é apenas outra forma que as empresas utilizam para fornecer aos seus clientes o auto faturamento, os pedidos automáticos, as recargas e os lembretes. Esta é uma tendência que continuará evoluindo.

7. A disponibilidade de informações de localização pode gerar ferramentas eficientes. Os Serviços baseados em localização (LBS) possibilitam a análise de comportamento dos usuários, fornecendo a personalização. Os varejistas usarão a geolocalização para enviar notificações de ofertas personalizadas para os telefones registrados de clientes quando eles estiverem perto de uma loja. Outros varejistas utilizarão o Wi-Fi para ajudar clientes com deficiência visual a fazer o download de informações de produtos em seus celulares.

8. A IoT é o arsenal de dispositivos com Wi-Fi e sensores integrados que conecta o dispositivo tanto ao seu ambiente quando à sua rede. Houve uma explosão de dispositivos IoT na última década que representa um novo desafio para a capacidade das redes atuais. Com o advento da IoT, tudo, desde termostatos a fogões, relógios, sapatos, carros e estradas, está se conectando e se tornando uma tecnologia sem fio. Dois novos padrões de Wi-Fi ? 802.11ah (banda de 900 Mhz) e 802.11ad ? foram projetados para ajudar a resolver a necessidade da IoT por conectividade de um grande número de dispositivos em longas distâncias. Um ponto de acesso da Wi-Fi Halow pode associar mais de 8.000 dispositivos dentro de um quilômetro e é ideal para o baixo consumo de energia e para a transmissão de dados de longo alcance. Esses padrões de Wi-Fi continuarão progredindo.

O potencial da tecnologia sem fio é relativamente barato em comparação com os custos de extensão das redes de telefonia fixa ou de dados, permitindo-lhe a inserção nos cantos mais remotos do mundo e o oferecimento de conectividade gratuita em todos esses espaços. Isso faz da tecnologia sem fio a ferramenta perfeita para ampliar o acesso à Internet e para romper com as barreiras econômicas e da informação. O ano de 2017 será interessante para a tecnologia de Wi-Fi!