São Paulo, SP.--(
DINO - 08 abr, 2020) -
As clínicas de recuperação são importantes locais promotores de saúde mental e comportamental que possuem como objetivo o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas. As clínicas de recuperação possuem uma abordagem multidisciplinar e individualizada, desenvolvida para fornecer suporte psicológico, psiquiátrico e social para uma recuperação e reabilitação completa do indivíduo.
O tratamento contempla a história de vida de cada paciente, suas vivências, traços de personalidade, valores e outros elementos que atuam como causas da doença.
A missão das
clínicas de recuperação é fornecer bases sólidas aos pacientes, disponibilizando as ferramentas terapêuticas reconhecidas pela organização mundial da saúde, ensinando os indivíduos como fazer para lidar melhor com questões psicológicas e sociais do nosso cotidiano que trazem angustia, desconforto e sofrimento.
A abordagem profissional em uma clínica de recuperação para o
tratamento de dependentes químicos e alcoolistas é realizada por uma equipe multidisciplinar técnica e especializada. A equipe de profissionais é fundamental para que o tratamento para dependentes químicos e alcoolistas tenha um resultado satisfatório. Devem fazer parte dessa equipe psiquiatras, psicólogas, terapeutas, palestrantes, conselheiros, enfermeiras, nutricionista, educador físico, coordenador e monitores.
A metodologia utilizada nas
clínicas de recuperação é extremamente importante, pois ela deve, em primeiro lugar, convencer os pacientes de que o uso, abuso e dependência de álcool e drogas não possui uma boa relação custo-benefício para a felicidade, visto que praticamente todas as áreas da vida dos indivíduos são imensamente prejudicadas. Ou seja, além de promover a abstinência dentro de um ambiente protegido e estável, as clínicas de recuperação preparam o indivíduo para que, após o tratamento, ele esteja motivado e disposto a encontrar uma nova maneira de viver, mudando seu estilo de vida e encontrando novos prazeres em todas as áreas de sua vida.
Para que isso ocorra, o cronograma de atividades é composto por palestras sobre causas, efeitos, sintomas e consequências da doença, além de inúmeros tipos de psicoterapias em grupo e acompanhamentos individuas com psicólogos e psiquiatras.
A avaliação psiquiátrica é importante no
tratamento para dependentes de drogas e álcool, pois muitos pacientes possuem diagnostico duplo, ou seja, possuem outros transtornos associados a dependência química e o alcoolismo.
Não existe um modelo que sirva para todos os pacientes, pois as pessoas são únicas e possuem diferentes particularidades que devem ser levadas em conta durante o
tratamento para dependentes químicos e alcoolistas. Sendo assim, um tratamento não pode ser determinado por um período “x” ou “y”. O que podemos ressaltar é que na grande maioria dos casos um tratamento inferior a três (03) meses não tem alto índice de sucesso.
Entrar em recuperação é apenas o início da jornada para uma vida melhor e mais gratificante, mas devemos ressaltar que a luta não termina ao sair da instituição: o caminho é cheio de desafios, mas possível.
Referência: Patrizia Vizzuso – Psicóloga Especialista em Psicologia Social – CRP: 41889
Clínicas de Recuperação Viver Bem
https://www.clinicasviverbem.com
Fone: 11-5546-0937
WhatsApp: 11 97464-4947
Website:
https://www.clinicarecuperar.com/