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DINO - 09 jun, 2016) - Na principal feira latino-americana do setor, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - o ORGANIS vai promover a primeira campanha de adesão para microempreendedor; micro, pequena, média e grande empresa; varejistas, agricultor familiar e até consumidor - pessoa física.
O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável - ORGANIS ? foi criado em 2015 para organizar e representar os segmentos de orgânicos, naturais e sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva até o consumidor final.
Os números justificam a criação de uma entidade representativa forte e unida: enquanto o mercado global de orgânicos movimenta perto de 80 bilhões de dólares em faturamento, o Brasil tem um mercado estimado de R$ 2,5 bilhões, com expectativa de crescimento na ordem de 30% em 2016, mesmo dentro da situação econômica de crise.
A entidade também terá mantenedores e parceiros estratégicos. As contribuições são a partir de R$ 50,00.
O ORGANIS foi fundado pela equipe do Projeto Organics Brasil, que trabalha com mais de 70 empresas exportadoras de orgânicos, e conta com um grupo de 15 Conselheiros de várias áreas do setor.
Com a experiência de 10 anos de fomento ao mercado externo com o Projeto Organics Brasil, o ORGANIS vai promover ações comerciais e institucionais a partir do segundo semestre nos mercados interno e externo.
"Assumindo uma posição assertiva, o Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável ? ORGANIS - se apresenta para ser esta plataforma de negócios para unir integrantes de uma cadeia produtiva, ser a representante legítima de produtores, processadores, empresas e empreendedores brasileiros da cadeia de produção orgânica e sustentável. É um novo desafio para um país como o Brasil - orgânico por natureza e com a maior biodiversidade do planeta", explica Ming Liu - fundador e diretor do ORGANIS.
ORGANICS BRASIL PROMOVE INTERNACIONALIZAÇÃO DE SEIS EMPRESAS NA BIO BRAZIL FAIR COM "MINHA PRIMEIRA BIOFACH"
O Projeto Organics Brasil, que reúne mais de 70 empresas exportadoras de orgânicos, organiza o 12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável e promove o Projeto Imagem com a Apex-Brasil durante a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina (8-11 de junho na Bienal do Ibirapuera-SP).
Este ano, junto com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS), realizará a ação "Minha Primeira Biofach" com seis empresas que entram para o mercado exportador.
Dessa ação de inserção no comércio exterior participam as empresas:
1) Vapza (alimentos -
www.vapza.com.br )
2) Resibras (castanhas -
www.resibras.com.br )
3) Brasilbev (bebida energética -
www.organiqueenergy.com )
4) Coopfam (café -
www.coopfam.agr.br)
5) Belaiaça (Açaí e frutas tropicais -
www.petruz.com )
6) Fazenda Rio Bonito (tomate -
www.fazendariobonito.com )
ASSOCIADOS DO PROJETO ORGANICS BRASIL NA BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AL
Das empresas associadas ao Projeto Organics Brasil, 21 tem estande na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, a maior e mais importante feira latino-americana de negócios em produtos orgânicos, naturais e sustentáveis.
? Amma Chocolate (chocolates) -
www.ammachocolate.com.br? Cooper Acre (castanhas) -
www.cooperacre.com.br? Korin (frango, verduras e legumes) -
www.korin.com.br? MN Própolis (mel e própolis) -
www.mnpropolis.com.br? Monama Orgânicos (açúcar mascavo, chia, chocolates e granola) -
www.monama.com.br? Native (alimentos sucos e açúcar) -
www.nativeorganicos.com.br? Uva Só (farinha, óleos, sucos e vinagre) -
www.econatura.com.br? Café Terrara (café) -
www.cafeterrara.com.br? Cia Orgânica (café) -
www.ciaorganica.com.br? Tribal Brasil (açúcar mascavo e chás) -
www.tribalbrasil.com.br? Surya Brasil (cosméticos) -
www.suryabrasil.com? Itajá (açúcar mascavo, açúcar e geléias) -
www.itajaorganico.com? Bambusa (lingerie em algodão)-
www.bambusabrasil.com.br? BCS Brasil (certificadora) -
www.bcsbrasil.com? Ecocert (certificadora) -
www.ecocert.com.br? IBD (certificadora) -
www.ibd.com.br?Econatura (suco de uva)?
www.econatura.com.br?Bio2 (barrinha cereais) -
www.bio2organic.com.br?Chokolah (chocolate) -
www.chokolah.com/?Bioart Bi (cosméticos) -
www.bioart.eco.br?Stevita (açúcar e produtos com stévia) -
www.stevita.com.br?BioZ (produto de limpeza) -
www.biozorganic.eco.brNo estande do ORGANIS/ Projeto Organics Brasil (Rua 3, estande 3), a entidade vai promover campanha de adesão ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável e receber delegações internacionais, como a do Chile; e compradores internacionais.
NÚMEROS DO SETOR ORGÂNICO - BRASIL
Faturamento - R$ 2,5 bilhões de reais
Expectativa de crescimento para 2016 ? 30 a 35%
Produtores orgânicos - 13.000 unidades produtivas (
http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/cadastro-nacional)
Feiras orgânicas - mais de 600 acontecendo semanalmente em todas as regiões do Brasil
(IDEC -
http://www.idec.org.br/feirasorganicas)
Diferença de preços no varejo - produtos em média ente 30 a 40% mais caros que o convencional
Exportações - $160 milhões de dólares ? grupo do Projeto Organics Brasil
Expectativa de crescimento nas exportações em 2016 - 15%
Produção brasileira destinada à exportação - 50% a 60%
Mercado global do setor orgânico - US$ 80 bilhões.
Fonte - Projeto Organics Brasil / ORGANIS
ESPECIALISTAS DISCUTEM TENDÊNCIAS, MERCADO E CADEIA PRODUTIVA NO 12º FÓRUM INTERNACIONAL DE AGRICULTURA ORGÂNICA
O Projeto Organics Brasil promove o 12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina (8-11 de junho- Bienal do Ibirapuera-SP), com a presença de representantes do IFOAM, Ecocert AL, Ministério da Agricultura do Chile e da Promoção Comercial de Orgânicos da Itália.
Neste ano, o recém-criado Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS) realiza o Fórum Nacional de Orgânicos reunindo Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, com especialistas do setor para discutir a integração da cadeia produtiva ? do campo ao consumidor; a precificação; as cadeias de produção animal e de frutas.
Sobre ORGANIS - Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável ? ORGANIS - se apresenta para ser esta plataforma de negócios para unir integrantes de uma cadeia produtiva, ser a representante legítima de produtores, processadores, empresas e empreendedores brasileiros da cadeia de produção orgânica e sustentável.
Sobre Projeto Organics Brasil - resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
Sobre Apex-Brasil - A missão da Apex-Brasil é promover a exportação de produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas nacionais e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A Apex-Brasil é uma Agência do governo brasileiro, ligada ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
ORGANIS VAI UNIFICAR SETORES DE ORGÂNICOS E SUSTENTÁVEIS
? Ming Liu
Nos anos 70, o movimento da contracultura americana idealizou o movimento do Earth Day e alguns anos depois, em Estocolmo, foi estabelecido o Dia Mundial do Meio Ambiente. Vinte anos depois, acontecia a Eco92 e a Cúpula da Terra, que foram realizadas em nosso país, divisores de atitudes em relação às políticas públicas e diretrizes mundiais para o meio ambiente. Esse movimento de consciência ambiental saiu de 20 milhões de pessoas, em um país, para 200 milhões de centenas de países.
O que isso tem a ver com nosso microcosmo orgânico no Brasil?
Bem, a revolução verde do agronegócio chamou a atenção do mundo sobre os efeitos que a agricultura e os alimentos poderiam trazer aos consumidores; os impactos ao meio ambiente surgiram a partir da Rio 92 com questionamentos e provocações. Anos mais tarde, vários países acabaram desenvolvendo programas próprios e evoluíram para o desenvolvimento do setor de produtos orgânicos e sustentáveis.
No Brasil, esse processo que iniciou na agricultura alternativa, desenvolveu para a produção alternativa e ecológica. Surgia então o movimento da Agroecologia e da Agricultura Familiar, que atualmente constitui na base da produção orgânica no país.
Desse processo, atualmente já existe uma plataforma mais formal de um programa nacional - PLANAPO (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica), que cuida dos interesses e demandas do setor e que tem sido uma diretriz do governo federal para promover o desenvolvimento do setor.
Esse desenvolvimento que se deu em maior escala inicialmente nas regiões Sul e Sudeste, organizadas em unidades produtivas e cooperativas de produção, se tornaram os pilares da economia solidária e associativa da agricultura familiar. Em 2003 evoluiu para a criação e a publicação do primeiro marco regulatório dos orgânicos, a Lei 10.831, reunindo os diversos modelos de produção primária da agricultura familiar, da agroecologia, da agricultura alternativa e outras denominações em uma regulamentação nacional agora denominada de Produção Orgânica. Até 2011 foram longos anos de discussões junto a sociedade civil e órgãos reguladores dos Ministérios (Meio Ambiente, Trabalho, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Saúde, Desenvolvimento Social) e instituições fomentadoras como o Sebrae, Embrapa, secretarias de governo estaduais e municipais, até que finalmente se regulamentou a Lei 10.831. Só em 2012, o país teve um selo nacional para o consumidor identificar e garantir que está consumindo produtos orgânicos certificados.
Atualmente estamos no caminho de crescimento: empresas jovens e inovadoras vêm se posicionando no mercado de forma destacada e atrevida na linha do que os consumidores buscam: produtos saudáveis, autênticos, minimamente processados e que agreguem valor no seu consumo.
Queremos o futuro num planeta vivo, orgânico e saudável para se viver. É uma mudança sem volta.
O mercado global do setor de orgânicos representa um faturamento na ordem de $ 80 bilhões de dólares, sendo que os Estados Unidos representa praticamente 50% deste volume. O Brasil ainda não é representativo em termos de volume, com um faturamento estimado na ordem de $ 2,5 bi de reais. O potencial de crescimento do mercado do Brasil é grande e estima-se que o mercado venha a crescer na ordem de 30% no próximo ano.
A regulamentação possibilitou que novos empreendedores e novos investimentos no setor, e já observamos fusões e aquisições de empresas pequenas e médias no mercado, mostrando uma tendência que pode trazer ótimos volumes de investimento nesta época de retração e cenário de desaceleração da economia. As startups focadas no desenvolvimento na linha de alimentação, em sua grande maioria, têm se direcionado para entrada no mercado de produtos certificados, funcionais e orgânicos. Não somente no Brasil, mas nos mercados mais evoluídos como na Europa e Estados Unidos, os lançamentos têm se focado nos produtos sustentáveis e orgânicos.
Como todo setor que se desenvolve, o desafio é crescer de forma planejada, organizada e trazendo todos os elos da cadeia. Em 2015, fundamos o ORGANIS - Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável com o propósito de ser um facilitador para este desenvolvimento.
A principal missão do ORGANIS é harmonizar a demanda que o setor precisa de forma a poder atender empresas dos setores de alimentos e bebidas, indústria de higiene e cosméticos e o setor têxtil, onde no mercado global estes setores já são uma realidade junto ao consumidor.
O ORGANIS foi construído com a colaboração de Conselheiros Curadores que podem ajudar a unificar as demandas de forma legítima e imparcial. O ORGANIS terá pela frente prioritariamente o desafio de se fazer presente institucionalmente, fomentar o processo de comercialização no país e nos mercados globais, e ser um canal de comunicação junto ao consumidor final: educar e conscientizar sobre o produto orgânico.
Para o futuro, podemos constatar a mudança de parâmetros e critérios que os consumidores adotam e sabemos que o preço nem sempre é decisivo, apesar do cenário econômico não muito positivo para os próximos anos. Esperamos que cada vez mais, a racionalidade e o bom senso sejam decisivos na busca de produtos mais éticos, seguros e saudáveis.
Assumindo essa posição assertiva, o Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável ? ORGANIS - se apresenta para ser esta plataforma de negócios para unir integrantes de uma cadeia produtiva, ser a representante legítima de produtores, processadores, empresas e empreendedores brasileiros da cadeia de produção orgânica e sustentável.
É um novo desafio para um país como o Brasil - orgânico por natureza e com a maior biodiversidade do planeta.
Ming Liu é diretor do ORGANIS ?
mingliu@organis.org.brConselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável ?
www.organis.org.brProjeto Organics Brasil -
http://www.organicsbrasil.org