Releases 04/12/2018 - 11:50

Varejo fecha novembro com alta de 1,8% em SP, informa ACSP


São Paulo, SP - 4 dez, 2018 (ACSP): O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 1,8% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado surpreendeu a entidade, que estimava alta na casa dos 3% nesta Black Friday (varejo físico).


“Na primeira quinzena de novembro as vendas caíram, mas com a Black Friday no fim da segunda quinzena o resultado foi revertido e o varejo físico fechou o mês no azul”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).


Os sistemas tiveram resultados diferentes em novembro: as comercializações a prazo subiram 5,5%, ao passo que a modalidade à vista recuou 2%. “O juro baixo continua favorecendo os bens duráveis. E o tempo irregular na capital tem desfavorecido o setor de vestuário e calçados”, analisa Burti.  


“Quando a Black Friday não era forte no Brasil, novembro era um mês fraco para o varejo, por estar espremido entre o Dia das Crianças e o Natal. Por outro lado, contudo, é possível que a data tenha antecipado compras de fim ano”, adiciona o presidente da ACSP.  


Variação mensal


Frente a outubro, o impacto da Black Friday foi ainda mais sentido em novembro. O movimento de vendas do comércio subiu em média 7,4%, com alta tanto a prazo (2,6%) quanto à vista (12,1%), mesmo com dois dias úteis a menos do que outubro. “A Black Friday das lojas físicas é diferente do e-commerce. Enquanto neste prevalecem vendas de bens duráveis, em especial eletrônicos, naquelas os destaques são os bens de menor valor. Neste ano, os supermercados e as lojas de variedades foram fortes na data comercial”, diz Burti.


Acumulado


No período acumulado de janeiro a novembro, o Balanço de Vendas/ACSP registrou alta média de 2,1% na capital frente a igual período do ano passado. O sistema a prazo cresceu 6,2%, beneficiado pelos juros menores, e a modalidade à vista caiu 2%, prejudicada pela temperatura irregular ao longo do ano, que fez cair a procura por produtos das coleções Primavera-Verão e Outuno-Inverno; as elevações de tarifas públicas e dos combustíveis também apertaram o orçamento do consumidor ? ficou mais difícil comprar à vista. 


O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

             
 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Novembro/2018

 
 

Modalidade

Novembro 2018 /
Outubro 2018

Novembro 2018 /
Novembro 2017

Acumulado 2018/2017

Últ. 12M/
Últ. 12M Ant.

 
 

A prazo

2,6

5,5

6,2

6,2

 
 

À vista

12,1

-2

-2,0

-1,3

 
 

Média

7,4

1,8

2,1

2,5

 
 
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista Serviços

     
 
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

     

 


(Renato Santana de Jesus - Assessoria de Imprensa ACSP - rjesus@acsp.com.br  11-3180-3225/3220)