Releases 11/09/2017 - 11:24

Relatório de Sustentabilidade da Minerva Foods integra conquistas, atividades e resultados


São Paulo, SP--(DINO - 11 set, 2017) - A Minerva Foods lançou a 6ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade (disponível em www.minervafoods.com), onde traz aos seus stakeholders um panorama completo da sua atuação sob os aspectos econômico, social, ambiental e de governança corporativa, integrando as suas conquistas, atividades e resultados de 2016. A companhia, uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura, gado vivo e seus derivados, e segunda maior exportadora brasileira do setor em receita bruta, descreve os resultados com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), assegurados de forma independente pela Grant Thornton Brasil Ltda.

Na publicação, além das iniciativas de sustentabilidade ambiental e social da empresa, destaque para a descrição das suas atividades, desempenho dos negócios, gestão estratégica, governança corporativa e do sistema de gestão integrado. A respeito da sustentabilidade socioambiental, a Minerva entende a questão como uma vantagem competitiva que abre mercados e gera valor ao setor agropecuário do Brasil e da América do Sul à medida que coopera com a evolução da cadeia de produção de alimentos. Assim, adota várias ações, como investimentos em treinamentos dos colaboradores, gestão de sistemas de controle interno e manutenção de cadastros de pecuaristas atualizados com base nos critérios para a compra de gado, determinados segundo os protocolos que englobam cuidados com não conformidades relacionadas a: desmatamento, invasão de terras indígenas, violência agrária, grilagem de terra, consulta à lista pública de pessoas autuadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por trabalho análogo ao escravo e lista de áreas embargadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), além da implementação de uma plataforma de monitoramento geoespacial de desmatamento do bioma Amazônia, mantidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desta forma, a Minerva ressalta que não comercializa com fornecedores que tenham causado impactos trabalhistas, de direitos humanos e socioambientais.

Sistema de Gestão Integrado (SGI) e os dez mandamentos da qualidade da carne
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) abrange a padronização de processos internos referentes aos departamentos de Saúde e Segurança, Meio Ambiente, Segurança de Alimentos e Responsabilidade Social. Por meio do SGI, a Minerva tem uma visão global das oportunidades e demandas, contribuindo para a geração de valor aos seus públicos e ao negócio, assegurando à companhia que todos os padrões e limites previstos pela legislação sejam respeitados, de forma a atingir maior eficiência dos processos produtivos, além de minimizar potenciais impactos e riscos das atividades.

Sobre a qualidade da carne, por exemplo, a Minerva adota dez parâmetros que são repassados a todos os pecuaristas parceiros:
- Atenção à sanidade animal, em especial às campanhas de vacinação e ao controle de endo e ectoparasitas;
- Não utilização de medicamentos de uso proibido, hormônios e cama de frango;
- Respeito ao período de carência de produtos veterinários e controle para evitar que animais com resíduos na carne sejam enviados ao abate;
- Rastreabilidade do rebanho, controle sanitário e garantia de origem animal;
- Envio de toda a documentação de transporte e identificação do animal;
- Seguir os conceitos de bem-estar animal: não usar ferrões ou bastões elétricos, além de adotar cuidado especial no manejo e embarque para evitar estresse;
- Formar lotes de animais da mesma idade e tamanho para facilitar etapas de transporte e manejo pré-abate;
- Disponibilizar água de qualidade e alimentação balanceada, contribuindo para um melhor acabamento da carcaça;
- Buscar abater animais mais jovens, devido exigências dos principais mercados, promovendo também o aumento do giro dos animais nas propriedades;
- Promover treinamentos aos funcionários e orientação aos pecuaristas, uma vez que o bom manejo resulta em animais saudáveis.

Minerva: foco, disciplina e consistência
O presidente da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, ressalta que a condução dos negócios de forma estratégica, reforçada pelos pilares foco, disciplina e consistência, permitiu à companhia alcançar resultados positivos em 2016, com indicadores operacionais e financeiros que atestam a eficiência cada vez maior das operações, mesmo diante da conjuntura político-econômica adversa. No mercado doméstico, o executivo conta que a companhia avançou o propósito de elevar os pontos de venda e registrou salto de 30 mil para cerca de 57 mil clientes atendidos no ano, com alta nas vendas de carne in natura, equivalente a 10% do faturamento bruto da Divisão Carnes no País.

No mercado externo, Queiroz conta que o ano foi marcado pela consolidação das estruturas globais. Os escritórios internacionais, com maior foco comercial, passaram a originar volume superior de produtos de terceiros por meio de tradings próprias no Uruguai e Austrália, além de desenvolver canais eficientes de distribuição. No cenário internacional da carne, cita a abertura do mercado norte-americano e a desaceleração das exportações australianas como pontos fortes, que contribuíram para ampliar o acesso da América do Sul a novos mercados, especialmente o Brasil. "Esse efeito deverá contribuir para uma nova rodada de aberturas comerciais pelos países sul-americanos e ampliar a participação da região no mercado internacional", afirma.

Sobre a Minerva
A Minerva Foods é uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura, couros, exportação de gado vivo e seus derivados. Atualmente, possui 26 unidades de abate de bovinos localizadas no Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina, três unidades de processamento em dois países (Brasil e Argentina) e opera 13 centros de distribuição, sendo nove localizados no Brasil, um no Paraguai, um no Chile, um na Colômbia e um na Argentina. A empresa é a segunda maior exportadora de carne bovina do Brasil e a primeira do Paraguai e da Colômbia, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui capacidade de abate de 26.380 cabeças de gado/dia e de desossa a equivalentes 27.966 cabeças de gado/dia. Nos últimos 12 meses findos em 30 de junho de 2017, a Companhia apresento

Website: http://www.idealhks.com