Releases 08/04/2016 - 14:19

Curso apresenta experiências internacionais de organização do ensino superior


São Paulo - SP--(DINO - 08 abr, 2016) - O curso apresentará experiências internacionais de organização do ensino superior, mostrando os caminhos de massificação dos sistemas, de sua relação com os sistemas nacionais de inovação e com os processos de desenvolvimento nacional e regional. Os casos nacionais são selecionados a partir de seu tamanho, e de sua importância no fornecimento de "modelos" imitados por outros países. Esses casos são: Estados Unidos, Alemanha, França. Durante o curso serão ainda exploradas "pontes" de conexão com problemas da educação brasileira.

O curso visa atingir professores e pesquisadores da área de educação; gestores públicos, privados e do terceiro setor na área da educação; assessores políticos e analistas sociais; jornalistas e demais interessados.

Conteúdo

Ensino superior não-universitário ? diferentes modelos experiências de expansão;
Relação entre universidades, o setor privado, o sistema nacional e inovação e as comunidades locais ? o caso americano;
Relação entre universidades, o setor privado, o sistema nacional e inovação e as comunidades locais ? o caso alemão;
O peculiar modelo francês de sistema de ensino superior.

O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor-doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Relações Internacionais, atuando principalmente em temas que giram em torno deste eixo: desenvolvimento - teorias, políticas e processos.

Serviço

Curso de extensão Modelos de Educação Superior ? Experiências Internacionais
Carga horária: 32h
Duração: 8 aulas
Período do curso: de 3 a 31 de maio
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h30

Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo email extensao@fespsp.org.br

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
Website: http://www.fespsp.org.br/