Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 29 ago, 2017) - Baseada em fatos contados de geração em geração, a narradora começa com Cecília, bisneta do Visconde e seu romance com Tancredo, pertencente à tradicional família Carvalho Madeira de Ley de barões do café, que se torna comunista e é perseguido pela ditadura de Vargas.
Volta para Alice, sua mãe, a mimada neta mestiça do Visconde e os preconceitos por ela experimentados em Portugal, para onde se mudou com o marido, quando este volta para sua terra natal.
A sofrida vida de Cecília, desde a sua infância em Portugal até a maturidade é a condutora da história.
Acompanham o relato os fatos históricos das épocas em que os personagens viveram e nos quais, de uma maneira ou de outra, tomaram parte ou foram testemunhas, como a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, a Primeira Guerra Mundial e a Gripe Espanhola, a ditadura de Vargas e o Estado Novo.
Assim como os artefatos fabricados com madeira de lei ? um tipo resistente de madeira, dura e de alto valor comercial como o ipê, o mogno, o cedro, o jacarandá e o carvalho, que produzem em seu cerne substâncias químicas que protegem o tronco do ataque de fungos e insetos e, graças a essa proteção, uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos ? a família Carvalho Madeira de Ley atravessa os séculos com Orgulho e Dignidade.
Sobre Sonia Madeira de Ley
Mesmo sendo de família tradicional, Sonia não hesitou em usar, durante os anos em que esteve casada, o sobrenome , Barretto. Como Sonia Barretto, ficou conhecida nos meios culturais do Rio, por levar a Coca-Cola a patrocinar as artes plásticas, o teatro infantil e a música erudita, quando responsável pela Diretoria de Relações Públicas da empresa no Brasil.
O seu lado audaz e inovador havia sido reconhecido pela empresa, que fez dela a primeira mulher a ocupar um cargo executivo n a América Latina, isso nos idos 1975. Em seu escritório mantinha uma placa com a seguinte frase: "The Best man for this job may be a woman".
Muito elegante, ela foi miss na juventude e continua linda, se vestindo como poucas.
Divorciou-se e voltou a usar o seu nome de solteira. Casou-se novamente com um americano. Hoje aposentada mora entre os EUA e o Rio de Janeiro, numa vida ainda intensa. Continua uma mulher interessantíssima.
Depoimentos sobre o livro:
"Há pouco tempo, Sonia me enviou os primeiros rascunhos de um livro que estava escrevendo sobre a história de sua família. Pude conhecer ainda mais a origem dessa mulher tão bacana escrita com a sensibilidade e a elegância que lhe é peculiar.
Sonia ocupou posições e tomou atitudes que certamente serviram de base para o desenvolvimento profissional da mulher no mundo moderno. Sorte dos Madeira de Ley de terem entre os seus uma mulher que é um símbolo deste novo tempo. Sorte a minha e de todos que tiveram a honra de conhecer e de conviver com ela. Sorte de quem puder e quiser se deliciar lendo esta preciosa história" - Ricardo Brito
"Estou lendo e me apaixonando." - Janete Pereira
"Adorei sua história, de uma leveza e ao mesmo tempo de muita verdade...emocionante e comovente." - Ângela Spesiali Aroeira
"Achei excelente e indico." - Ana Maria Tomaz Pacheco
"Eu recomendo!" - Hélio Speziali Aroeira
"Gostei muito. Acho que daria um bom filme." - Marcia Batoreu
"Adorei o seu livro. A leitura me cativou. Você está de parabéns. Mais uma vez, obrigada por me proporcionar uma leitura tão intensa e agradável." - Claudia Speziali Aroeira
"Única e exclusivamente por sua "culpa" não fiz nada do que pretendia hoje à tarde. Agora pergunto: Já está escrevendo o segundo? Você tem muito para contar, garota! E faz isto magistralmente!" - Lígia Meyer Ferreira
"Entre as horas de trabalho leio o teu comovente livro e mergulho na tua família. Como você conseguiu tudo isso, como sabia de todas essas histórias?"- Lena Bergstein
"Me faz lembrar Machado de Assis na descrição de um Rio antigo" ? Mario Camargo
"Muito delicado e bonito o seu estilo" ? Marilou Winograd
"Quero lhe dar os parabéns pelo livro. Que linda história de vida da sua família. Seu livro é lindo e muito bem escrito" ? Heloisa Aroeira.
Serviço:
18ª Bienal Internacional do Livro Rio
31 de agosto a 10 de Setembro de 2017
Horários de Funcionamento
31 de agosto: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Finais de semana: 10h às 22h
Local do Evento
Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555
Barra da Tijuca
22780-160 ? Rio de Janeiro ? RJ
Estande Editora Perse
Pavilhão Azul ? Estande G6.
Ingressos:
Inteira: R$ 24,00
Meia-entrada: R$ 12,00
Evento:
www.bienaldolivro.com.brPublicação:
www.perse.com.brWebsite:
http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1495739347937