São Paulo, SP--(
DINO - 26 mar, 2018) -
Uma das maiores dificuldades de pequenos e médios empreendedores é conquistar e chamar a atenção dos clientes que são bombardeados de informações e opções por todos os lados e a todo o momento. A concorrência por atenção não é leal. Grandes empresas investem pesado em estratégias e especialistas que sabem como para chamar a atenção dos clientes. Mas pequenos e médios empreendedores estão usando das mesmas estratégias para entrar nessa disputa.
"A marca do meu marido deu um salto, depois que criamos uma logomarca. Conseguimos conquistar a confiança de muito mais clientes por sermos exclusivos e transmitimos para as pessoas seriedade e competência no nosso trabalho", conta Kathleen Camille que junto com o marido Kleisson tem uma empresa de atacado e varejo de roupas. Além da logomarca, o casal também criou outros materiais de marketing como tabelas de preços e imagens para redes sociais, com o mesmo padrão visual e que levam o logotipo, criando uma identidade para a marca e facilitando o reconhecimento por parte dos clientes.
O uso de imagens e materiais de qualidade é fundamental para um bom marketing e consequentemente gerar vendas, especialmente nesta era digital na qual pequenos e médios empreendedores encontram na internet um meio de alcançar um grande público de maneira mais barata, rápida e eficaz.
O design e imagens de qualidade permitem que pequenos negócios entrem na competição pela atenção e preferência do consumidor assim como as grandes empresas já estabelecidas no mercado.
De acordo com o relatório Social Media Trends 2018, imagens e gifs são os conteúdos mais divulgados por empresas e que também geram maior engajamento. O problema é que muitos empreendedores e profissionais independentes não possuem os recursos necessários para criar esse conteúdo com qualidade.
E não é só do recurso financeiro que estamos falando, a criação de materiais de marketing exige o conhecimento de programas específicos que não são de fácil uso e acesso e o empreendedor pode acabar caindo na tentação de contratar aquele sobrinho que entende um pouco mais do assunto.
E aí que os empreendedores brasileiros estão se saindo bem, buscando por soluções que possam compensar a falta desses recursos, seja financeiro ou habilidade técnica.
A forma que Kathleen e seu marido Kleisson acharam foi usar a ferramenta online e gratuita Desygner, que disponibiliza diversos modelos de materiais de marketing de logomarcas, até flyers, banners, cartões de visita, tabelas de preços, cardápios, apresentações, anúncios e imagens para redes sociais, que já estão no tamanho padrão, entre muitas outras opções.
"Não imaginava que aquela logomarca faria tanto sucesso, pessoas a todo momento elogiando e perguntando se havíamos contratado o serviço de alguma empresa especializada ou algo do gênero”, afirma a empreendedora do ramo de roupas.
A logomarca de Kathleen não foi criada por uma empresa especializada em logos mas foi criada por um profissional. Isso porque todos os materiais disponibilizados na plataforma que ela usou são de fato criados por uma equipe de designers profissionais que podem ser personalizados por qualquer um.
A arquiteta e proprietária da G Home, empresa de inteligência imobiliária de Curitiba, Mariana Martins, também é outro exemplo de quem encontrou na plataforma uma solução para criação de materiais de marketing para sua empresa. "Eu uso a plataforma para criar todo o tipo de material de apresentações para clientes e parceiros, até brochuras e imagens para as redes sociais, e com o dia a dia corrido de reuniões e visitas aos clientes o fato de poder criar o que preciso a qualquer hora e em qualquer lugar do meu celular com o aplicativo é fundamental para não perder qualquer oportunidade”, afirma a arquiteta.
Outros pontos que Mariana destaca é a possibilidade de imprimir esses materiais em alta resolução sem a necessidade de envio e troca de emails com arquivos pesados e mesmo possuindo programas específicos ela prefere o Desygner, por ser mais rápido e colaborativo. Uma pessoa de outra empresa, em outro local poder colaborar no o mesmo arquivo.
“O ramo do meu negócio exige materiais de alta qualidade porque já através de uma brochura o meu futuro cliente tem noção do cuidado, qualidade e profissionalismo que temos com nossos empreendimentos.”
Não é só no Brasil que a plataforma Desygner faz sucesso e os números impressionam. São mais de 2 milhões de usuários espalhados pelo mundo e mais de 10 milhões de projetos já foram criados usando o editor. Muitos usuários também usam a plataforma para projetos pessoais como currículos, convites de aniversário e casamento, sendo os convites de casamento outro modelo de sucesso da plataforma entre os brasileiros.
A estudante Danielly Brochas, que acaba de entrar para a faculdade no curso de design gráfico também está usando o Desygner. Ela conta que esse tema sempre a interessou e como não tem muita experiência a plataforma vem ajudando a colocar em prática os conceitos que está aprendendo na faculdade.
Desde o seu lançamento, o Desygner vem sacudindo o mercado de design como uma solução
“mobile-friendly”, focada na colaboração e simplicidade de uso. E, como toda empresa essencialmente digital, a busca por melhorias é sempre intensa e nunca cessa. Segundo seus fundadores os esforços estão focados em aprimorar o editor de design online e em proporcionar uma experiência agradável aos usuários.
A plataforma possui versão gratuita e está disponível em português.
Website:
https://desygner.com/pt/