(
DINO - 29 set, 2016) - Algumas das mais premiadas e reconhecidas vinícolas do Chile selecionaram seus vinhos de ouro para a degustação Golden Rio ? Wines of Chile, que trouxe ao Copacabana Palace, no dia 26 de setembro, os melhores tintos, brancos e rosés de 13 destacadas marcas do país: Apaltagua, Carmen, Casa Silva, Concha y Toro, Encierra, La Junta, La Ronciere, Maquis, Montes, Pérez Cruz, Requingua, Santa Rita e Yali.
Onze vinhos foram escolhidos para a Masterclass "Vinhos Medalhistas do Chile", que abriu a programação do evento. Enólogos e empresários chilenos vieram ao Rio de Janeiro exclusivamente para a prova, onde foram apresentados vinhos que conquistaram medalhas de ouro em edições do Annual Wines of Chile Awards, que há mais de uma década premia os melhores rótulos do país.
"Para a Masterclass, selecionamos vinhos que expressam a altíssima qualidade vitivinícola do Chile. São rótulos que se destacaram em edições do AWoCA e são também premiados internacionalmente. No walk around tasting que acontece após a Masterclass, também vamos apresentar vinhos bastante especiais e imperdíveis. É uma honra trazer essa atividade ao Rio de Janeiro, um dos mercados prioritários da Wines of Chile no Brasil", explica Mario Pablo Silva, presidente da Wines of Chile.
Com presença maciça nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no paladar dos consumidores brasileiros, o Chile fechou 2015 com 53% do mercado de vinhos importados no Brasil, ranking que lidera desde 2002.
Sua geografia privilegiada permite a elaboração de vinhos das mais variadas uvas, diferentes estilos e em terroirs extremos ? no deserto, entre as Cordilheiras e na região próxima ao mar ?, o que estimula o desenvolvimento de novas tecnologias na indústria vitivinícola chilena.
"O Brasil é um mercado muito importante para a Wines of Chile, com grandes oportunidades de crescimento devido à alta qualidade e diversidade dos vinhos chilenos e ao baixo consumo per capita brasileiro, de 1,7 litro. Os vinhos chilenos agradam o paladar brasileiro e estamos inovando, constantemente, para surpreender os consumidores, especialistas e amantes da bebida. Nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente está impresso em nossos vinhos, que vêm sendo amplamente consumidos pelos Millennials e as mulheres, públicos que nos desafiam a ter produtos e mensagens cada vez mais diversos", resume Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.
Oscar Paez, do ProChile Brasil, finaliza, explicando que o evento "é a oportunidade de fortalecer a presença da oferta chilena de vinhos e reforçar as parcerias comerciais existentes entres os mercados do Chile e do Brasil no que diz respeito a um importante setor da nossa economia. É muito importante lembrar que o vinho do Chile é um dos poucos produtos da "cesta de exportação" do Chile para o Brasil que conseguiu aumentar os envios em 2015 com relação a 2014".
Wines of Chile
A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.
ProChile
Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações:
http://www.prochile.gob.cl.