Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 26 jun, 2017) - Com o início da estação mais fria do ano, cresce o consumo de aquecedores elétricos, lareiras, e outros métodos para o aquecimento da residência, principalmente nas regiões Sudeste e Sul, onde são registradas as menores temperaturas. Historicamente também ocorre nesse período a maior incidência de incêndios domésticos, o que demanda uma maior atenção com relação aos equipamentos eletrônicos e materiais inflamáveis.
Os aquecedores são um dos grandes vilões dessa época, tanto os modelos a gás como os elétricos. A professora Rosaria Ono, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP alerta para o alto consumo de energia elétrica dos aquecedores, o que demanda uma instalação adequada capaz de suportar sua potência. A não observação deste ponto deixa o ambiente mais propenso ao risco de curto-circuito, sobreaquecimento da fiação e faíscas, o que pode causar um incêndio, ainda mais se estiver próximo a tecidos, madeira e outros materiais inflamáveis, algo comum em casas e apartamentos, com espaço reduzido.
Já nos modelos a gás, o grande risco está nos vazamentos e na concentração de gás causado pela má ventilação do local. Como nesse período os moradores costumam manter todas as janelas fechadas, qualquer falha na instalação do equipamento ou na exaustão pode fazer com que uma grande quantidade de gases prejudiciais à saúde, como o monóxido de carbônico, acumule-se no local, o que pode causar asfixia. E o risco é maior nesse caso, devido a sua difícil identificação, como alerta Cezar Loureiro da
SegurançAjato.com , loja virtual especialista em artigos de segurança para residências.
"O acúmulo dos resíduos causados por um aquecedor a gás é muito rápido e, praticamente, imperceptível. O menor descuido pode causar desmaios, ou até mesmo a morte por asfixia. Por isso é necessário redobrar a atenção quanto a ventilação do local, além de instalar detectores de fumaça e monóxido, para minimizar os riscos", explica Loureiro.
A grande preocupação no Inverno, então, está na prevenção de incêndios dentro da residência, observando a correta instalação dos aquecedores, ventilação do imóvel, e redobrando o cuidado com o uso de velas e lareiras, principalmente quando próximos de cortinas, tapetes e outros tecidos. Só assim é possível passar pelos dias frios com conforto e segurança.
Website:
https://www.segurancajato.com.br/