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DINO - 24 jul, 2015) - Pesquisa feita em conjunto pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) revelou 30% dos brasileiros com idade entre 18 e 64 anos tem seu próprio negócio ou estão envolvidos na criação de um empreendimento. Entre os anos de 2004 e 2014 o empreendedorismo no país cresceu em uma taxa de 23% e só em 2014 o percentual de crescimento foi de 34,5%.
Fersen Lambranho faz uma análise desses números e a necessidade dos brasileiros de empreender, saiba mais.
O conceito
A definição de
Fersen Lambranho para empreendedorismo é todo o conhecimento e estudo destinado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação/ produção de projetos, seja empresarial, científico ou técnico. O empreendedor é aquele indivíduo que possui habilidades e competências para criar, abrir ou participar da gestão de um negócio, ocasionando em um resultado positivo.
Para Fersen Lambranho, empreendimentos de sucesso são formados por pessoas com uma idéia interessante, mas não basta somente isso. É importante ter empenho, organização e responsabilidade. Mesmo com a presença de um líder que toma a responsabilidade para si é indispensável a habilidade para trabalhar em equipe, o gosto pela área em que atuam e persistência. Quem quer ser um empreendedor tem de saber ouvir, ter facilidade em se comunicar e visão de futuro.
Cases de sucesso são comuns atualmente, como o Facebook de Mark Zuckerberg ou o site de vendas Buscapé do brasileiro Romero Rodrigues. Ambos partiram de oportunidades e conseguiram resultados astronômicos. Vale ressaltar que para se tornarem realidade passaram por estágios e um planejamento adequado. Ambos também são exemplos de uma liderança e trabalharam com uma equipe focada.
Cenário brasileiro
Empreender no Brasil ainda é difícil apesar das políticas voltadas a formalização de
profissionais autônomos . Ainda há pouco apoio ao empreendedor, como barreiras para obter o crédito. Países como China, Inglaterra, Chile e Alemanha investem em inovação e buscam dominar a produção de manufaturados. Fersen Lambranho cita que, entre 2006 e 2014, 99% dos empregos criados oferecem salários de até dois salários mínimos, segundo dados do Diese.
Os salários mais baixos fora do funcionalismo público e a necessidade de fazer algo maior não é o principal para que mais empreendedores surjam. Pesquisa encomendada pelo Sebrae mostra que de cada 100 brasileiros que começam seu negócio, 71 deles são motivados pela oportunidade e não pela necessidade. Da necessidade também surgem as grandes ideias, sobretudo quando estas são capazes de resolver grandes problemas. É o que diz Fersen Lambranho, a respeito das oportunidades criadas no empreendedorismo nacional e mundial.
O
empreendedorismo é a chave para gerar mais riquezas dentro de um país, uma vez que promove o crescimento econômico e a melhoria das condições de vida do povo. Também é um fator determinante para gerar mais oportunidades de emprego e aumento da renda da população. No Brasil, ter seu próprio negócio é o terceiro maior sonho de quem nasce aqui, somente atrás de ter a casa própria e viajar pelo país. São mais brasileiros querendo ser empreendedor do que aqueles que querem fazer carreira numa empresa.