Releases 28/10/2013 - 09:56

Apremilast via Oral Apresentou Melhorias Rápidas e Clinicamente Significativas em Casos de Úlce


Setenta e um por cento dos pacientes atingiram a resposta completa na semana 12 com a resolução da úlcera.

O apremilast também melhorou a qualidade de vida e dor associadas às úlceras orais ativas, a manifestação cardinal da doença de Behçet.

As terapias limitadas estão atualmente disponíveis nos EUA e Europa para esta doença inflamatória crônica órfã.

BOUDRY, Suíça--(BUSINESS WIRE)--28 de Outubro de 2013--A Celgene International Sàrl, subsidiária integral da Celgene Corporation (NASDAQ:CELG), anunciou hoje os resultados do estudo de fase II (BCT-001) do apremilast, o primeiro inibidor oral de fosfodiesterase 4 (PDE4) da empresa, realizado em pacientes com doença de Behçet. Os achados foram apresentados no encontro anual de 2013 da American College of Rheumatology (ACR)/Association of Rheumatology Health Professionals (ARHP) em San Diego. Esses resultados foram apresentados como parte do programa de imprensa ACR oficial, que destaca os dados considerados representativos de pesquisas da mais alta qualidade e importância mostradas na reunião anual da ACR.

A doença de Behçet é uma doença inflamatória crônica e rara caracterizada por úlceras orais e genitais recorrentes, lesões cutâneas e oculares (que podem causar cegueira) e inflamação articular. A inflamação também pode afetar o cérebro e trato gastrointestinal.

Esses dados, que também foram apresentados na reunião anual da European League Against Rheumatism (EULAR) em junho deste ano, mostraram que um número cada vez maior de pacientes recebendo apremilast atinge a resposta completa (ficam livres das úlceras orais ativas) na semana 12 em comparação com o grupo placebo (apremilast, 71%; placebo, 29%; (p<0,0001). Dentre os pacientes com úlceras genitais na visita basal (n=16), 100% dos que estavam recebendo apremilast apresentaram resposta completa na semana 12 em comparação com 50% dos que estavam recebendo placebo (p=0,036).

A doença de Behçet pode ter impacto negativo severo sobre a qualidade de vida dos pacientes e há uma quantidade limitada de terapias disponíveis, então, há uma necessidade óbvia de uma nova terapia para auxiliar esta população, disse Gulen Hatemi, M.D., professor adjunto da Cerrahpasa Medical School, Istanbul, Turquia. Estamos contentes com a rápida resposta observada neste estudo de fase II importante e com o potencial de tratamento de úlceras orais do apremilast nesta doença órfã.

O efeito benéfico do apremilast nas úlceras orais atingiu um efeito estável em duas semanas e se manteve enquanto os pacientes permaneceram no tratamento.

Na semana 12, o apremilast também melhorou várias classificações de resultados relatados pelos pacientes, incluindo a forma de atividade atual da doença de Behçet (BDCAF), classificação da atividade da síndrome de Behçet (BSAS) e qualidade de vida com doença de Behçet (QoL). A melhora da dor na úlcera oral também foi significativamente maior com apremilast do que placebo (apremilast -44,7 ± 24,30; placebo, -16,0 ± 32,54; p<0,0001).

O tipo e gravidade dos eventos adversos (EAs) foram comparáveis ao perfil de segurança conhecido do apremilast. No BCT-001, os eventos adversos emergentes do tratamento (TEAE), incluindo eventos adversos sérios e graves(SAEs) e retirada devido aos eventos adversos, foram comparáveis entre a dose de 30 mg duas vezes ao dia (BID) e placebo. Nenhum dos SAEs do grupo do apremilast foi relatado mais de uma vez. Dos cinco TEAEs mais comuns no grupo de 30 mg duas vezes ao dia, dois (cefaleia e síndrome de Behçet/exacerbação) foram comparáveis ao placebo, enquanto náusea, diarreia e vômito foram relatados mais frequentemente com APR 30 mg duas vezes ao dia.

As terapias disponíveis para tratamento desta doença inflamatória crônica e rara de causa desconhecida são limitadas. As opções de tratamento dependem muito das manifestações dos diferentes sistemas de órgãos envolvidos. As opções de tratamento recomendadas pelos médicos são amplamente voltadas para o alívio de sintomas específicos do paciente e podem incluir medicamento anti-inflamatório não esteroide (NSAIDS), medicamentos imunossupressores e agentes antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) aprovados para outros usos.

Esses resultados são decorrentes de estudos investigativos. O apremilast não é um produto aprovado para qualquer uso.

O pedido de NDA (Solicitação de Novo Medicamento) e NDS (Envio de Novo Medicamento), com base nos dados combinados de PALACE 1, 2, e 3 com relação a artrite psoriática, foram enviados para as autoridades de saúde dos EUA e Canadá no primeiro trimestre de 2013 e no segundo trimestre de 2013, respectivamente. Deve ser enviado um NDA para A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA com relação a psoríase, além de MAA (Solicitação de Autorização de Comercialização) para psoríase/artrite psoriática na Europa, no quarto trimestre de 2013. Atualmente, a empresa está explorando as oportunidades de enviar o pedido de uso na doença de Behçet em vários países.

Sobre o BCT-001

O BTC-001 é um estudo de fase II, multicêntrico, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego e de grupo paralelo com dois grupos de tratamento (apremilast 30 mg duas vezes ao dia e placebo) para a doença de Behçet. O estudo compreendeu ema fase pré-randomizada de 90 dias, uma fase de tratamento de 12 semanas, uma fase de extensão de 12 semanas e uma fase de acompanhamento observacional e pós-tratamento de quatro semanas. Foi randomizado um total de 111 sujeitos com doença de Behçet ativa na proporção de 1:1 para receber tanto apremilast 30 mg duas vezes ao dia quanto placebo de aparência idêntica, estratificado por gênero. O desfecho primário do estudo foi a quantidade de úlceras orais no dia 85 (semana 12). Como quase todos os pacientes com doença de Behçet têm úlceras orais dolorosas, esta manifestação foi escolhida como medida de eficácia primária. As manifestações menos comuns da doença de Behçet, incluindo úlceras genitais, lesões cutâneas, doença ocular inflamatória, envolvimento dos sistemas gastrointestinal, vascular e nervoso central, bem como dor decorrente de úlceras orais e genitais, foram escolhidas como variáveis de eficácia secundárias/exploratórias ou medidas de segurança.

Sobre o Apremilast

O apremilast, inibidor oral de fosfodiesterase 4 (PDE4), modula de forma intracelular a expressão de uma rede de citocinas anti-inflamatórias e pró-inflamatórias. O PDE4 é um PDE cAMP específico de monofosfato de adenosina cíclico e é o PDE dominante em células anti-inflamatórias. A inibição do PDE4 eleva os níveis cAMP intracelulares que, em troca, diminuem a regulação da resposta inflamatória através da modulação da expressão de TNF-, IL-23e outras citocinas inflamatórias. A elevação do cAMP também aumenta as citocinas anti-inflamatórias, como IL-10.

Sobre a Doença de Behçet

A doença de Behçet é uma vasculite inflamatória crônica de causa desconhecida e caracterizada por úlceras genitais e orais recorrentes, múltiplas lesões cutâneas, variando desde acne até ulcerações vasculogênicas, envolvimento vascular, incluindo trombose venosa e aneurismas, que podem ameaçara vida, e doença inflamatória do olho, manifestando-se como uveíte (pode causar cegueira), envolvimento neurológico e envolvimento gastrointestinal. A prevalência de doença de Behçet é maior no Oriente Médio, Ásia e Japão, mas é classificada como uma doença rara ou órfã pela NIH dos Estados Unidos. Neste momento, há terapias limitadas para esta indicação órfã nos Estados Unidos e Europa. Em alguns casos, a inflamação não controlada pode causar cegueira, perfurações intestinais, derrame e até sangramento de aneurisma, que pode ser fatal. Embora a causa raiz da doença de Behçet seja desconhecida, a doença está associada às anormalidades do sistema imunológico. Para saber mais sobre a função do PDE4 nas doenças inflamatórias, acesse www.discoverpde4.com.

Sobre a Celgene

A Celgene International Sàrl, localizada em Boudry, Suíça, é subsidiária integral e sede internacional da Celgene Corporation. A Celgene Corporation, com sede em Summit, New Jersey, é uma indústria farmacêutica global e integrada engajada principalmente na descoberta, desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para tratamento de câncer e doenças inflamatórias através da regulação de genes e de proteínas. Para obter mais informações, acesse www.celgene.com.

Declarações de Previsão Futura

Este comunicado de imprensa contém declarações de previsão futura, que são frases gerais e não fatos históricos. As declarações de previsão futura podem ser identificadas pelas palavras espera, prevê, acredita, pretende, 1estima, planeja, deve, perspectiva e expressões semelhantes. As declarações de previsão futura são baseadas nos planos, estimativas, presunções e projeções atuais da gerência e têm valor apenas na data em que são feitas. Não assumimos responsabilidades de atualização as declarações de previsão futura com base em novas informações ou eventos futuros, exceto se obrigado por lei. As declarações de previsão futura envolvem os riscos inerentes e s incertezas, em grande parte difíceis de serem previstos, e, geralmente, estão fora de nosso controle. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes dos implícitos pelas declarações de previsão futura em decorrência do impacto de vários fatores, muitos dos quais serão discutidos em maiores detalhes no Formulário 10-K do Relatório Anual da Celgene Corporation e outros relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Celgene International Sàrl
Investidores:
+41 32 729 8303
ir@celgene.com
ou
Mídia:
+41 32 729 8304
media@celgene.com