Rio de Janeiro--(
DINO - 01 fev, 2018) - Parece um tempo distante, mas a Internet apareceu de forma intensa no cotidiano a partir dos anos 90 e rapidamente revolucionou o consumo, as relações sociais e o marketing. Ela quebrou as barreiras de tempo e distância, além de democratizar os meios de comunicação.
Segundo o Google Atelier Digital, alguns dados podem ser destacados:
- Houve um aumento de 764% de usuários online entre 2000 e 2014;
- No ano 2000, existiam 361 milhões de pessoas conectadas digitalmente;
- Já em 2014, o número atingiu a marca dos 3 bilhões;
- Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada.
Diante desta nova realidade, é impossível separar o online do
offline, situação que deixa o ser humano em um eterno onlife, onde acontece a união da realidade física com a virtual. O que difere uma realidade da outra é que, na virtual, o alcance é simultâneo e capaz de chegar a outro continente.
Pode-se ter ideia da quantidade de usuários assíduos através desta tabela:
Usuários de Internet (Milhões)
| 2011
| 2012
| 2013
| 2014
| 2015
| 2016
|
Fonte: PNAD
| 77,7
| 84,2
| 85,6
| 95,4
| 102,1
| -
|
Fonte: TIC Domicílios
| 76,6
| 80,9
| 85,8
| 94,2
| 102,0
| 107,9
|
Em outras palavras, ter uma presença online é como comprar uma vitrine global e, como toda vitrine, ela precisa ter uma publicidade solidificada para atrair os olhares do seu público-alvo e também converter cliques em vendas.
De acordo com o 35o Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 7,4% no faturamento em 2016 e faturou R$ 44,4 bilhões. Apesar dos custos de uma loja virtual serem menores, a concorrência é maior e, por isso, é extremamente necessário investir em marketing digital e, principalmente, em conteúdo.
Face ao vasto e ilimitado acesso à informação, o consumidor passou a ser protagonista da sua própria escolha, tornando-se um consumidor-autor. Hoje em dia, o usuário não quer apenas comprar, ele deseja interagir com as marcas que adota e seguir seus determinados
lifestyles.
Sendo assim, o segredo para conquistar, além de clientes, seguidores, é investir em conteúdos que abordem temas relevantes para os leitores. Acima dos desejados likes, no final, o que importa é o índice de engajamento e a taxa de conversão.
Escrever para formar e informarA sociedade contemporânea busca por histórias reais e não aceita mais imposições. Conteúdo embasado, educacional e inspiracional estão entre os diálogos que conseguem prender a atenção dos internautas. Direto ao ponto: existe a necessidade de uma redação que traga pontualmente todas as referências que são questionáveis.
Marcado por clareza e objetividade, o texto jornalístico encontra-se em crescente entre as possibilidades de abordagem, levando ao público um conteúdo valioso. Portanto, a melhor maneira de criar relações fiéis entre marca e consumidor é melhorando sua comunicação e mostrando de maneira informativa quais são os reais oferecimentos.