Releases 02/02/2018 - 18:42

Consumidor-autor: entenda como ele influencia o marketing atual


Rio de Janeiro--(DINO - 01 fev, 2018) - Parece um tempo distante, mas a Internet apareceu de forma intensa no cotidiano a partir dos anos 90 e rapidamente revolucionou o consumo, as relações sociais e o marketing. Ela quebrou as barreiras de tempo e distância, além de democratizar os meios de comunicação.

Segundo o Google Atelier Digital, alguns dados podem ser destacados:

- Houve um aumento de 764% de usuários online entre 2000 e 2014;

- No ano 2000, existiam 361 milhões de pessoas conectadas digitalmente;

- Já em 2014, o número atingiu a marca dos 3 bilhões;

- Hoje, metade do mundo está online e passa pelo menos 30 horas mensais conectada.

Diante desta nova realidade, é impossível separar o online do offline, situação que deixa o ser humano em um eterno onlife, onde acontece a união da realidade física com a virtual. O que difere uma realidade da outra é que, na virtual, o alcance é simultâneo e capaz de chegar a outro continente.

Pode-se ter ideia da quantidade de usuários assíduos através desta tabela:

Usuários de Internet (Milhões)

2011

2012

2013

2014

2015

2016

Fonte: PNAD

77,7

84,2

85,6

95,4

102,1

-

Fonte: TIC Domicílios

76,6

80,9

85,8

94,2

102,0

107,9


Em outras palavras, ter uma presença online é como comprar uma vitrine global e, como toda vitrine, ela precisa ter uma publicidade solidificada para atrair os olhares do seu público-alvo e também converter cliques em vendas.

De acordo com o 35o Webshoppers, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 7,4% no faturamento em 2016 e faturou R$ 44,4 bilhões. Apesar dos custos de uma loja virtual serem menores, a concorrência é maior e, por isso, é extremamente necessário investir em marketing digital e, principalmente, em conteúdo.

Face ao vasto e ilimitado acesso à informação, o consumidor passou a ser protagonista da sua própria escolha, tornando-se um consumidor-autor. Hoje em dia, o usuário não quer apenas comprar, ele deseja interagir com as marcas que adota e seguir seus determinados lifestyles.

Sendo assim, o segredo para conquistar, além de clientes, seguidores, é investir em conteúdos que abordem temas relevantes para os leitores. Acima dos desejados likes, no final, o que importa é o índice de engajamento e a taxa de conversão.

Escrever para formar e informar

A sociedade contemporânea busca por histórias reais e não aceita mais imposições. Conteúdo embasado, educacional e inspiracional estão entre os diálogos que conseguem prender a atenção dos internautas. Direto ao ponto: existe a necessidade de uma redação que traga pontualmente todas as referências que são questionáveis.

Marcado por clareza e objetividade, o texto jornalístico encontra-se em crescente entre as possibilidades de abordagem, levando ao público um conteúdo valioso. Portanto, a melhor maneira de criar relações fiéis entre marca e consumidor é melhorando sua comunicação e mostrando de maneira informativa quais são os reais oferecimentos.