Rio de Janeiro--(
DINO - 12 ago, 2016) - A Concessionária Novo Rio lançou, hoje (12/8), seu mais novo site oficial. O portal
www.novorio.com.br, que está mais moderno, interativo e fácil de navegar, reúne as informações oficiais das principais rodoviárias administradas pelo grupo como a Rodoviária Novo Rio (RJ) e a Roberto Silveira (Niterói), O conteúdo agora pode ser acessado em três idiomas (português, inglês e espanhol) para atendimento aos estrangeiros que utilizam seus serviços, principalmente, durante a Rio 2016, quando mais de 250 mil passageiros de outros países devem utilizar a Novo Rio segundo as previsões das empresas de ônibus.
O site ganhou novas funcionalidades como abas mais visíveis de "Utilidades" e "Serviços" com toda informação necessária sobre as rodoviárias e recomendações importantes para o embarque como: documentos exigidos para o embarque, concessão de gratuidade a idosos e deficientes, regras para trocas e cancelamentos de passagens etc. Um novo "Tour Virtual", com imagens em 360º da rodoviária, que está totalmente reformada, também faz parte das mudanças, assim como o FAQ (no alto da página) para o esclarecimento de dúvidas principalmente a respeito do mecanismo de compra online.
A ferramenta de busca e compra online foi reformulada e agora permite que o passageiro pesquise e compare destinos, valores, trajetos e disponibilidade de horários de cerca de 75 empresas de ônibus. Desde 2003, quando o sistema de vendas online foi criado pela Concessionária em parceria com a Clickbus, foi registrado um aumento de cerca de 70% na procura por bilhetes no ambiente virtual. O passageiro também pode parcelar as passagens em até 12x e a escolher de forma antecipada os assentos. O objetivo do novo sistema é garantir maior comodidade ao turista, que não precisa se dirigir até os guichês nem enfrentar filas. O passageiro pode ainda escolher pacotes turísticos e hospedagem no novo link de "Turismo", parceria com o Transportal.
A busca por passagens rodoviárias durante os Jogos Olímpicos também impulsionou as vendas online do site gerando um aumento de 35% nas vendas de bilhetes para destinos turísticos como as regiões dos Lagos, Serrana e Costa Verde do Rio e acréscimo de 40% na procura por passagens com destino ao Rio de Janeiro. A Novo Rio deve movimentar 2,4 milhões de turistas durante os Jogos. A diferença de preço entre as tarifas rodoviárias e aéreas é um dos grandes diferenciais. No trajeto entre São Paulo e Rio, por exemplo, as passagens de ônibus custam, em média, R$ 200,00 enquanto que no avião ficam, no mínimo, por R$ 400,00 (100% mais caras). De acordo com a última pesquisa de Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, 15,9% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses deverão fazê-lo por ônibus, contra um índice de 7,2% em 2015.
O site possibilita a busca e compra por passagens de até 1.000 destinos nacionais, e, em breve, possibilitará a venda online de passagens também para estrangeiros com a opção de pagamento via pay-pal e uma nova área para o acompanhamento do status dos pedidos. A meta da Concessionária Novo Rio é implantar essas novas facilidades até setembro de 2016. O site da Novo Rio possui cerca de 170 mil (média em 2016) de acessos mensais. De 2005, data de sua criação, até hoje já foram mais de 23 milhões de internautas utilizando seus serviços, comprando passagens e interagindo com a administração por meio dos novos canais de relacionamento como o "Fale Conosco" (
sac@novorio.com.br) e as redes sociais (presentes no novo portal por meio de feeds) que recebem mais de 5 milhões de visualizações e interações/mês.