Releases 19/05/2025 - 14:07

O poder das pessoas no RPO: trabalhando por meio da complexidade


Vivemos em uma era com um número crescente de incertezas. Pode parecer um clichê, mas é uma realidade: empresas de todos os setores enfrentam disrupções em diversas frentes: tecnológica, ambiental, gestão de recursos e muito mais. Pessoalmente, acredito que essa disrupção despertou o interesse de muitas equipes de RH em buscar apoio para suas operações diárias por meio dos programas de entrega de soluções como a terceirização de processos de recrutamento (RPO). A assistência liderada por parceiros nessa área não significa simplesmente delegar a gestão do processo ou uma resignação por parte do cliente. Pelo contrário, trata-se de uma colaboração estratégica, baseada na cooperação e no alinhamento entre as partes. O objetivo é apoiar as equipes de RH dos clientes - e, consequentemente, as equipes operacionais - para que tenham o talento certo, garantindo tanto o sucesso presente quanto o futuro dos negócios.

Por que a seleção de pessoas importa - um caso para o RPO na busca de talentos em TI

Você pode analisar a linha acima e se perguntar: por que o foco específico em TI quando se trata de RPO? A razão simples é o nível de disrupção nesse espaço específico. Trabalhar com ferramentas e serviços de TI, como IA, machine learning, robótica, automação de processos, está redefinindo as demandas por talentos em operações de todos os tipos de organizações. Com o ritmo acelerado da evolução tecnológica - afinal, quem há três anos imaginava a ascensão do ChatGPT e ferramentas similares? - torna-se um desafio para as organizações acompanhar a formação de pools de talentos com as habilidades certas. Além de identificar onde encontrar e atrair talentos estratégicos, elas precisam, talvez ainda mais importante, antecipar quais funções exigirão qualificação ou novas contratações nos próximos dois ou três anos.

Para o último ponto: quem poderia prever, há alguns anos, que engenheiros de prompt altamente qualificados se tornariam uma demanda real para as empresas? Portanto, o verdadeiro valor de um parceiro de RPO nesse espaço é a capacidade de aproveitar seus anos de construção de mapas de talentos (pools de talentos) e seu conhecimento de onde os melhores profissionais residem, quais geografias estão mais bem equipadas para fornecer serviços remotamente ou em formatos híbridos, e como são as condições regulatórias para contratar esses talentos de maneira justa e legal.

Trabalhando em direção a um processo colaborativo - a flexibilidade do “O”

Um ponto-chave que vale a pena destacar ao considerar o uso do RPO moderno é a flexibilidade ou agilidade da última letra do acrônimo. Embora a terceirização tenda a nos fazer acreditar que estamos entregando o trabalho a um parceiro externo e deixando que ele realize todas as tarefas, as abordagens modernas de RPO não são tão claras. Especialmente no setor de tecnologia, onde as demandas por habilidades podem ser bastante específicas ou a atribuição de funções pode exigir confidencialidade e envolver trabalho com informações proprietárias, a equipe de RH do cliente precisa estar envolvida nos esforços para garantir um recrutamento adequado e eficaz. Os serviços de RPO estão cada vez mais incorporando ferramentas de suporte, como consultores de recrutamento integrados às equipes de RH dos clientes. O objetivo não é assumir o processo, mas sim fortalecer o conhecimento da equipe de recrutamento e ampliar seu acesso a recursos estratégicos. Como sugiro no título deste artigo, o Fator Humano é crítico no recrutamento moderno. Por isso, a colaboração entre cliente e consultor é fundamental para planejar contratações que vão além das habilidades técnicas, considerando também o ajuste cultural, o alinhamento com a missão e visão da empresa, e a capacidade de aprendizado e crescimento dentro da organização. Além disso, essa abordagem favorece a construção de conexões estratégicas que ajudam a garantir o futuro do negócio. Em outras palavras, a parceria entre o provedor de RPO e a equipe de RH não apenas viabiliza um planejamento sólido, mas também impulsiona a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços da próxima geração. Para alcançar um impacto real, é essencial adotar uma mentalidade de colaboração - um "nós" coletivo, em vez de uma separação entre "nós e eles".

RPO, planejamento de pessoas e um futuro de visão empresarial

Um último elemento no Fator Humano do RPO - e o setor de TI é particularmente sensível a isso - é o planejamento futuro ou elemento de previsão desses processos. Se o seu fornecedor de RPO realmente trabalha em um espírito colaborativo para aprimorar o que sua organização já está fazendo em termos de identificar talentos necessários, revisar suas habilidades reais e avaliá-los em relação à visão e aos valores da empresa, então eles também terão uma visão de onde sua empresa precisa estar em termos de planejamento de recrutamento de talentos futuros. Um parceiro de RPO sólido sabe que o suporte que eles oferecem não é apenas sobre recrutar para o AGORA, mas sim construir recursos para poder recrutar para as necessidades de habilidades futuras.

Isso pode incluir várias abordagens: 1) trabalhar com a equipe de RPO para identificar e sinalizar talentos em seus bancos de dados e pools de contatos; 2) ter seu provedor de RPO ajudando a criar programas que apoiem a interação com fontes de talentos futuros - por exemplo, cooperação com universidades, programas de mentoria, estruturas de estágio ou colaboração de entrega de trabalho de terceiros - que ajudam a construir um banco rico de potenciais futuras contratações; e 3) manter um olho na evolução das funções de TI e saber quais posições sua empresa precisará contratar daqui a entre três e cinco anos.

O fator humano da sua organização continuará a ganhar importância como um dos maiores ativos da sua empresa. E isso é verdade mesmo quando avançamos para a era da Indústria 5.0, onde haverá uma maior interação entre pessoas e máquinas. O suporte do RPO para suas estratégias de contratação pode garantir que você recrute e contrate bem e permaneça à frente da curva quando se trata de trabalhar com indivíduos com as habilidades certas que ajudam a alcançar os objetivos da sua empresa e encontram um significado e valor pessoal mais profundo ao fazê-lo.

*Rui Rocheta é Head da Gi Group Holding para LATAM e Europa Ocidental