Releases 09/08/2015 - 21:47

Crowdsourcing consolida-se como principal ferramenta para inovação empresarial


Belo Horizonte MG--(DINO - 09 ago, 2015) - A partir da crise econômica de 2008 as empresas da Fortune 500 descobriram no Crowdsourcing como manter a competitividade e os investimentos em inovação a um custo acessível.

As origens do Crowdsourcing

O modelo Crowdsourcing voltado à inovação não é um fenômeno novo e nem não nasceu junto com a internet.

Em 1714, o Governo Britânico ofereceu £ 20,000 (US$ 5 milhões, em moeda atual) para quem encontrasse uma solução para fazer com que marinheiros determinassem com precisão sua longitude. A solução foi descoberta por John Harrison, um operário com pouca educação formal, que construiu um relógio que fez o trabalho com absoluta eficiência.

Os preconceitos à solução vinda do ambiente externo

Ulrich Lichtenthaler (2010) em "Not-Sold-Here: How Attitudes Influence External Knowledge Exploitation" realizou pesquisa com 152 indústrias Norte Americanas e contatou que existe nas organizações uma tendência ao protecionismo quando o assunto é aquisição de conhecimento externo.

O (NVA) Não Vendido Aqui é uma síndrome empresarial que faz com que empresas utilizem invenções de qualidade inferior e rejeitem soluções superiores para enfrentar um problema empresarial pelo simples fato da origem desta solução ser externa. Puro preconceito!

Crowdsourcing ganha adeptos entre empresas Fortune 500.

O maior exemplo de que o Crowdsourcing consolida-se como principal ferramenta da inovação é o fato da NASA ter investido US$ 20.000.000,00 (Vinte milhões de dólares) em contratos de crowdsourcing para os próximos cinco anos. Para detalhes, por favor, visite o site: http://www.nasa.gov/press-release/nasa-uses-crowdsourcing-for-open-innovation-contracts

As maiores empresas do mundo estão adotando Crowdsourcing quando o foco é inovação, entre as quais Apple, Google, Amazon, Zimbra ,Meebo , Skype , Salesforce.com, Eli illy , P&G (Procter & Gamble), BASF, DuPont, Dow Chemical, General Mills, Kimberly-Clark, GSK (Glaxo Smith Kline)

Nos últimos dois anos, a Inocrowd, www.inocrowd.com fechou contratos de Crowdsourcing com diversas empresas relacionadas na Fortune 500 e entre outras: Embraer; Volkswagen Auto Europa; Bosch; BBVA; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal Cascais; Camargo Correa; EDP; Unicer; Caritas; Sonae Indústria; Sonae Corporate; Volkswagen; Amorim Cork; Uma das maiores distribuidoras de gás; Altri; Celtejo; Optimus; ANA; SPWS; Procter & Gamble; Siemens; Exxon Valdez; BP; Pfizer; Coca-Cola; Basf e outras.

Segundo Soraya Gadit, CEO & Founder da Inocrowd: "A oportunidade de usar a inovação aberta já está disponível no Brasil para pequenas, médias e grandes empresas aprenderem que muitas de suas boas ideias, abordagens e soluções podem vir do ambiente externo à sua organização aproveitando o que existe de melhor em termos de investigação científica produzida pelas mais bem conceituadas universidade do mundo.".

Arnaldo Feitosa, Business Manager da Inocrowd: Salienta que a plataforma InoCrowd: "Possui mais de 10.000 pesquisados registrados oriundos das melhores universidades do mundo sendo: As 5 melhores dos Estados Unidos, as 5 melhores Universidades Europeias, uma Universidade Chinesa, duas Indianas, duas Russas e duas Israelitas e todas Portuguesas e que é a única plataforma que tem o potencial de atingir mais de 450 milhões de potenciais solvers através de parceria com o LinkedIN.".

A Inocrowd opera com um taxa de sucesso para encontrar soluções inovadoras de 95% (Noventa e cinco por cento) e tempo de resposta entre 3-4 semanas a encontrar uma solução inovadora.


Principais vantagens da inovação aberta:

- Incrementar a velocidade de acesso a mercados.

- Redução do risco da inovação.

- Menor risco para estimar o que o mercado deseja

- Inovação comunitária integrada: Deixar o mercado / comunidade dizerem o que querem e que a inovação pode vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa.

- Algumas das melhores ideias e soluções podem vir de fora de sua organização.

- Redução dos custos operacionais com sua P&D Pesquisa e desenvolvimento;

- Complementar a sua P&D ? Pesquisa e desenvolvimento.

- Acessar a comunidade de P&D virtual

- Criar defensores da sua marca fora de sua comunidade.

- Compartilhar sua PI ? Propriedade intelectual pode criar uma formidável barreira à entrada.

Conforme Kameran Ahari (2007) em advantages of Open Innovation an information technology e-marketing and strategy consultant:"75% a 95% de tecnologias patenteadas ficam na prateleira ou vão para na lata do lixo. Sem mencionar o fato de que 90% dos produtos falham.".

Além disso, se a política de gestão de Propriedade intelectual proíbe transferência de tecnologia, então, patentes da empresa não podem ser consideradas ativos.

Com o incremento dos custos para o desenvolvimento de tecnologia e ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos, o risco do fator inovação é quase certo.

Em uma década, o Ciclo de vida da tecnologia passou de 4 a 5 anos para não mais que 6 a 9 meses. Em outras palavras, a janela de oportunidade para recuperar o investimento ficou ainda mais apertada. Desta forma, ter a sua inovação, seu modelo de negócio, e comunidade alinhados é o mais importante.

Além disso, ao adotar o modelo de inovação aberta, as empresas podem reduzir dramaticamente as armadilhas, os custos e riscos associados com a inovação fechada.

Para aprofundar conhecimentos sobre o modelo Crowdsourcing de inovação aberta utilizado pela Inocrowd, por favor, visite www.inocrowd.com ou contate-os diercio.ferreira@inocrowd.com e arnaldo.feitosa@inocrowd.com.

Fonte: INOCROWD - O Portal da Inovação
Website: https://inocrowd.com/Ic_presentation/Home.aspx