O Fórum Econômico Mundial serve de cenário ao pedido de novo financimento para a educação
DAVOS, Suíça--(
BUSINESS WIRE)--23 de Janeiro de 2014--Durante um evento privativo na Assembleia Anual do Fórum Econômico Mundial de 2014, líderes da Education Above All (EAA - Educação Acima de Tudo), uma iniciativa global de Sua Alteza Sheikha Moza bint Nasser, fizeram uma solicitação aos líderes empresariais e filantrópicos para acelerarem os esforços para o fornecimento e financiamento de ensino básico de qualidade para as crianças sem acesso à educação, estimadas em 57 milhões no mundo inteiro. Faltando menos de 700 dias para o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a EAA destacou o impacto a longo prazo do investimento em ensino primário no BIP como o princípio para ação imediata e continuada.
O financiamento atual para ensino básico em países desfavorecidos cobre menos de 10% do valor necessário, deixando uma lacuna de financiamento de U$24 bilhões por ano. Para eliminar essa lacuna, a EAA pretende associar o sucesso programático comprovado com mecanismos de financiamento inovadores para criar oportunidades a novas fontes de financiamento filantropos, assistência oficial ao desenvolvimento, investidores, fundações e empresas.
Ao comentar sobre a necessidade de novo investimento em educação, Dr. Abdullah Al-Kubaisi, enviado especial da Education Above All, disse: A EAA veio ao Fórum Econômico Mundial para fazer um pedido de novo investimento para apoiar a educação. No passado, os setores públicos e privados tomaram posição e progrediram significativamente em questões de grande importância social e econômica, como a saúde pública. Temos hoje a mesma chance para o ensino primário prevenir perda de oportunidades e reduzir a pobreza. A educação pode transformar a vida das pessoas e também os resultados econômicos das comunidades e nações.
Lançado em 2012, o programa global Educate a Child (EAC - Eduque uma Criança) da fundação Education Above All de Sua Alteza tem o objetivo de reduzir significativamente o número estimado de 57 milhões de crianças no mundo, às quais foi recusado o direito básico à educação. Os projetos do Educate a Child cobrem países que correspondem a quase 70% de todas as crianças sem acesso à escola. Seu foco é replicar e ampliar os programas de qualidade bem sucedidos, promover abordagens inovadoras e incentivar a colaboração, a fim de garantir os melhores resultados para as crianças e suas comunidades.
Até agora, o EAC ajudou mais de 2 milhões de crianças que não têm acesso à escola através de 44 projetos de financimento conjunto em 24 países, com a meta de alcançar 10 milhões de crianças até o final do ano letivo de 2015/2016.
Conforme o mundo ressurge depois da longa recessão, os líderes políticos e econômicos estão voltando sua atenção ao crescimento. O ensino primário fornece uma plataforma de investimento que trará dividendos para a riqueza das sociedades no futuro. Hoje estamos no processo de estabelecer um novo fundo para a educação; um mecanismo que trará investimento de novas fontes de financiamento para nos ajudar a acelerar os esforços, a fim de eliminar a lacuna de crianças fora da escola", disse Marcio Barbosa, Diretor Geral da Education Above All.
Os líderes da EAA destacaram o imperativo econômico para ação continuada em educação. Do ponto de vista econômico, a falta de ensino primário representa uma barreira para países em desenvolvimento, visto que afeta o BIP. Um estudo comissionado pelo Educate a Child indica o impacto drástico que o ensino primário pode causar nas economias. Como porcentagem do BIP, o custo econômico de crianças fora da escola varia de país para país: de 0,30% na Índia (a décima maior economia com U$1,8 trilhão) a 19,2% na Nigéria (com uma economia em rápido desenvolvimento, de U$262 bilhões).
O evento foi concluído com um convite aos líderes presentes em Davos para se reunirem com Sua Alteza Sheikha Moza em Doha para um evento de captação de recursos no final de abril, quando serão assumidos novos compromissos financeiros para a educação.
Sobre a fundação Education Above All
A Education Above All (EAA Educação Acima de Tudo) é uma iniciativa global fundada e presidida por Sua Alteza Sheikha Moza bint Nasser do Qatar. Fundada em 2012, a EAA é a cúpula de vários programas internacionais, incluindo o Educate A Child (Eduque uma Criança), Al Fakhoora e Protect Education in Insecurity and Conflict (PEIC Proteger a Educação em Tempos de Insegurança e Conflito), que protegem, promovem e facilitam o acesso à educação. Os programas da EAA são executados para garantir que todas as crianças nos países em desenvolvimento particularmente as 57 milhões que atualmente não têm acesso à escola tenham condições de realizarem seu direito à educação. Através de desenvolvimento de competências, mobilização de recursos e parcerias e alianças multisetoriais, a EAA aborda problemas educacionais com um compromisso especial para com as populações mais carentes do mundo.
*Fonte: ME NewsWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Education Above AllLubna Al-Attiah, +974-5563-8868
lalattiah@hho.gov.qaou
Memac Ogilvy, RP da Education Above All
Jeff Chertack, +974-6603-9328
jeff.chertack@ogilvy.com