Releases 06/06/2019 - 12:09

Varejo aposta na venda de eletroportáteis para o Dia dos Namorados


Belo Horizonte, MG--(DINO - 06 jun, 2019) - Um aumento nas vendas de, no máximo, 10% é o que espera o setor do varejo para o Dia dos Namorados. "O que sustenta os números é a aposta nas vendas dos eletroportáteis, que vêm garantindo o crescimento do setor nos últimos anos", observa Paulo Sávio, diretor comercial do Banco Semear. Não é à toa que a linha marrom ?caracterizada por itens como celulares, televisores e aparelhos de áudio e vídeo? representa 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).A linha de portáteis registra alta média muito simular no país. No primeiro semestre dos anos anteriores, o índice foi de cerca de 13%, algo em torno de 30 milhões de equipamentos comercializados. Em contrapartida, a expansão das vendas para a linha branca (eletrodomésticos, como fogão, geladeira e micro-ondas) ocorre de forma mais tímida, em torno dos 2,7%, com 6,72 milhões de unidades vendidas.De acordo com percepções do diretor do Semear, a demanda por móveis e eletrodomésticos é maior em outras sazonalidades, como Dia das Mães, Black Friday e Natal. Fora dessas datas os eletroportáteis têm obtido considerável papel nas vendas.O banco Semear diagnosticou aumento na demanda dos varejistas desses itens por linha de crédito às vésperas da data comemorativa mais romântica do ano. Em torno de 10% a 15%, mais contratações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) estruturado, em relação ao ano passado. "A modalidade ajuda o varejista a financiar compras, pagar fornecedores, sem abrir mão do seu capital. Logo, com o aumento da procura por esse nosso produto, percebemos que houve aumento de estoque para a data. Considerando que hoje os estoques são controlados a partir da expectativa de vendas, vemos que o mercado tem expectativa no aumento das vendas em torno dos 10% acima de 2018", explica Paulo Sávio.O Dia dos Namorados é o momento para uma leve retomada no varejo, já que o Dia das Mães de 2019 frustrou um pouco em relação ao ano anterior. "O mercado já esperava por isso. O consumidor está resistente devido ao cenário econômico desfavorável. Em Minas Gerais, há ainda a incidência do fator Vale, desestabilizando muitas empresas da cadeia produtiva nas cidades do interior, gerando desemprego. Basicamente, a situação é a mesma nos grandes centros e no interior. Apenas a região Centro-Oeste do país está menos sensível, porque mantém o nível de emprego alto graças ao agronegócio."