Em recente https://www.gartner.com/en/doc/720647-covid-19-outbreak-short-and-long-term-actions-for-cios" target="_blank" rel="follow">pesquisa, a empresa de consultoria Gartner, uma das maiores do mundo, apresentou estratégias de curto e longo prazo para que os CIOs de cada empresa possam manter as operações mesmo em tempos de crise, pontuando os acontecimentos recentes com a manifestação de uma nova pandemia causada por um coronavírus. Um dos pontos abordados na pesquisa se refere a utilização de automação de processos para garantir mais agilidade nas práticas empresariais e realocar colaboradores em áreas que necessitam de alta demanda de funcionários em tempos de crise.
Uma opção neste momento tem sido os profissionais de TI trabalharem junto da área financeira, buscando soluções para processos antigos e manuais, que podem afetar a performance da empresa como um todo e gerar custos em tempos de alta demanda. Um dos pontos mais importantes para garantir a redução de qualquer gasto é implantar um processo de gestão de contas totalmente automatizado, coletando dados e integrando ao ERP de empresas de forma rápida e com ausência de falhas.
O que é a gestão de contas?
Custos básicos de empresas como água, energia, fornecedores, impressões ou telecom, por exemplo, devem ser administrados de forma que dados sejam coletados de forma correta, faturas pagas em dia e métricas de desempenho possam ser vistas de forma simplificada. Diversas vezes todo esse processo é operado de forma totalmente manual, com colaboradores realizando tarefas repetitivas e concentrando seus esforços em procedimentos suscetíveis a falhas e que podem gerar altos custos para qualquer negócio.
A gestão de contas se utiliza de uma tecnologia de RPA, isto é, automação robótica de processos. Pequenos robôs desenvolvidos para coleta de dados, vão até os portais de fornecedores e coletam todos os dados das faturas a serem pagas. Esses dados são direcionados rapidamente para o ERP de uma empresa e integrados uniformemente, sem riscos de falhas e de forma extremamente ágil.
E como isso pode ajudar um negócio?
A automação do processo de gestão de contas é uma solução altamente benéfica, que pode ser aplicada em qualquer negócio, de pequenas até grandes companhias. Para compreender como uma gestão de contas pode ajudar uma empresa no atual cenário é preciso compreender todas as desvantagens de se ter um processo manual operando na parte de contas.
Com o aumento do home-office, colaboradores acabam não tendo em mãos todos os recursos necessários para realizar a coleta e a digitação manual de dados e isso pode prejudicar o andamento de toda uma área. Além disso, é comum que as empresas ainda aprovem os custos de forma manual, e ter o workflow de pagamento de contas automatizado é fundamental no momento recente.
Outro ponto a ser pensado é o rateio entre departamentos. Enquanto em um processo manual a visibilidade de onde cada custo surge e como serão divididas as contas beira o impossível, dentro de um processo de gestão de contas é possível identificar de forma ágil onde cada gasto está concentrado e dividir de forma justa entre centros de custos, departamentos e funcionários.
Os benefícios de uma gestão de contas são inúmeros e benéficos, afetando de forma positiva toda uma empresa, não somente os departamentos de TI e financeiro. Em tempos presentes é fundamental garantir que todos os processos corram de forma íntegra, sem erros e seguindo caminhos ágeis. E nisto é necessário contar com uma parceria especializada, para uma implementação segura de um processo de gestão de contas e com atendimento totalmente preparado para todas as etapas do processo.
Para isso, é possível contar com a NSB, uma empresa especializada em gestão de contas, que oferece as melhores estratégias de automação e que gerencia de forma eficiente todo o negócio.
Para mais informações sobre automação de processos para uma Gestão de Contas eficiente, basta acessar o site da NSB.