Releases 27/10/2016 - 09:20

Com população de três milhões de pessoas, Incheon torna-se a terceira maior cidade da Coreia do Sul


INCHEON, Coreia do Sul--(BUSINESS WIRE-DINO - 27 out, 2016) -
Com mais três milhões de pessoas em um país com população total de 50 milhões, Incheon surge como a terceira maior cidade da Coreia do Sul. Em seus 36 anos de história, Incheon tornou-se em 19 de outubro de 2016 a terceira maior cidade sul-coreana com população superior a três milhões de pessoas, logo após Seul e Busan.

A população de uma cidade é um dos principais indicadores que determinam seu vigor. Em um contexto em que a competitividade de muitos países e cidades do mundo todo tende a se enfraquecer devido ao pico demográfico, o índice populacional superior a três milhões representa uma força propulsora de crescimento, comparável às maiores metrópoles do mundo.

Nos Estados Unidos, que possuem mais de 300 milhões de habitantes, apenas duas cidades ? Nova York e Los Angeles ? têm população superior a três milhões, e outras cidades da mesma estatura são a alemã Berlim (3,5 milhões) e a espanhola Madri (3,2 milhões).

Considerando a atual tendência populacional da Coreia do Sul, onde a sociedade passa por um rápido envelhecimento, não é algo trivial que Incheon cresça e se torne uma cidade com tamanha população, já que alguns especialistas preveem que nenhuma outra cidade alcançará esse feito no futuro.

Um dos principais fatores de aumento populacional em Incheon é o fluxo migratório proveniente de outras regiões do país. Enquanto as populações de Seul e Busan apresentam uma tendência de queda, a de Incheon encontra-se em forte crescimento, graças ao ambiente residencial com preços competitivos em comparação com a capital sul-coreana, a geração de postos de trabalho e um conveniente sistema de transporte.

Incheon cresceu e tornou-se uma das maiores cidades do Nordeste Asiático aproveitando a abertura de seu aeroporto internacional em 2001 e a construção da primeira zona econômica livre da Coreia do Sul. Localizada a duas horas de voo e a um raio inferior a mil quilômetros de 84 cidades com população superior a um milhão de pessoas, Incheon oferece as condições ideais para atuar como centro de turismo e negócios, com aeroporto internacional, portos, costa marítima e 168 ilhas, além de ser a melhor zona econômica livre, composta pelos distritos de Songdo, Cheongra e Yeongjongdo.

Historicamente, como o principal porto do país, Incheon é o primeiro portão de acesso à Coreia do Sul para o comércio internacional. A cidade foi também a primeira a realizar jogos de beisebol e futebol, e a construir um sistema ferroviário e um hotel em estilo ocidental. Ela é amplamente conhecida pelos estrangeiros como o local histórico da operação de desembarque durante a Guerra da Coreia, chamada "Operação Chromite" e recentemente tema de um filme de mesmo título. Além disso, a imagem da cidade foi promovida mundialmente com a realização dos Jogos Asiáticos em 2014 e do campeonato de golfe President"s Cup de 2015.

Celebrando sua nova era de três milhões de habitantes, Incheon segue rapidamente rumo a seu objetivo. Com o compromisso de liderar proativamente o desenvolvimento da Coreia do Sul potencializando ao máximo suas características históricas e geográficas, a cidade ? que em 2012 ocupava a 56.ª posição mundial ? busca crescer e tornar-se um das dez maiores do mundo até 2050.

"Incheon é o berço da história sul-coreana moderna, ponto de partida de seu crescimento futuro e a cidade onde os estrangeiros desembarcam no país", declarou Yoo Jeong-bok, prefeito da Cidade Metropolitana de Incheon. "Daremos início a uma nova era de soberania de Incheon para seguir em permanente crescimento como uma metrópole global."

Incheon foi considerada pela EIU* a cidade com o "segundo maior potencial de crescimento" no mundo e escolhida a cidade mais segura em uma pesquisa sobre crime e segurança realizada em 2016 pelo Numbeo ? importante site mundial de comparação de cidades e países ?, superando Tóquio (a segunda classificada) e Seul (a terceira classificada). Considerando sua situação geopolítica no cordão do pan-Mar Amarelo, espera-se que Incheon desempenhe um papel cada vez mais importante como uma das principais metrópoles internacionais.

*EIU: Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisa de The Economist Group, revista semanal britânica.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Cidade Metropolitana de Incheon
Yuree Choi, 82-32-440-3092
yuree@korea.kr

Fonte: BUSINESS WIRE