Rua Marechal Deodoro, 497, 7º andar--(
DINO - 18 abr, 2017) - São vários os modelos de EAD que podemos explorar no mercado, afinal, é um nicho que vem crescendo de maneira gradativa não apenas no Brasil, mas no mundo todo. De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados na modalidade de ensino a distância em 2014 já ultrapassava a marca de 3,8 milhões.
O aumento da busca por uma capacitação profissional de qualidade, fez com que a demanda pelos cursos aumentasse, gerando também oportunidades de negócio. Com esse boom, os modelos de EAD se expandiram cada vez mais.
Vamos conferir na sequência os modelos que mais fazem sucesso atualmente no meio.
Universidades
Cursos voltados para a qualificação de nível superior, que utilizam os benefícios do LMS (Learning Management System) e possuem garantia do Ministério da Educação para funcionar e também para que seus alunos possam ser diplomados após sua conclusão. Um exemplo deste modelo é a FAMESP.
Cursos livres
Treinamentos que podem ser sobre qualquer tema e não possuem regulamentação de nenhum órgão do governo ou lei. Esta modalidade envolve cursos de culinária, maquiagem, fotografia, entre outros exemplos.
O que os alunos buscam neste negócio é uma qualificação adicional, não um diploma, como no caso das universidades.
Cursos preparatórios
Este tipo de curso possui o objetivo de preparar o aluno para diversos concursos, como o vestibular, enem, exames da OAB, etc. Neste nicho, a qualidade e a segurança são os pontos principais, afinal, a pirataria é um problema existente no meio. Quanto maior for a procura pelo concurso, maior será a procura para treinamentos tanto por concurseiros quanto quem pirateia. O controle de acesso é uma das formas mais importantes de se garantir na concorrência. Um exemplo deste modelo de negócio é a Mito Concursos.
Empresas SaaS e de tecnologia
O EAD se aplica neste tipo de negócio através de benefícios em treinamento das ferramentas, satisfação e retenção de clientes. Também são realizados webinars para a geração de leads. Exemplo prático desta modalidade é a Conta Azul.
Treinamento corporativo
Este tipo de treinamento possui um cunho mais empresarial e oferece treinamentos a colaboradores com a intenção de auxiliá-los a alcançarem objetivos dentro de suas empresas. O EAD demonstra uma viabilidade muito maior, pela otimização de tempo, de modo que os cursos e planos de ensino possam ser executados de maneira digital e sem gastos do estabelecimento com uma infraestrutura custosa.
Franquias
O modelo de franquia planeja expandir o negócio para diferentes regiões, por isso a barreira geográfica não deve ser um impeditivo. Com o EAD a distância é encurtada, podendo oferecer o serviço para quantas pessoas for necessário, aonde quer que estejam. Exemplo que ilustra este modelo é a Wise up e TS Franquias.
Estes foram alguns modelos de negócio divergentes entre si que são unidos pelo uso de um LMS. Ao optar por uma destas opções, será possível segmentar sua área de atuação e seu público alvo. Os exemplos das empresas citadas no texto possuem algo semelhante entre si: utilizam a mesma plataforma EAD! A Eadbox, que é reconhecida por possuir uma plataforma flexível e intuitiva, é também capaz de se adaptar à diferentes tipos de negócio. Se quiser conhecer mais, entre em contato!
Website:
https://eadbox.com