SÃO PAULO, 25 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- Escolher um carro que perca pouco valor de mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Os modelos se desvalorizam no instante em que saem das lojas. Porém, antes de realizar a compra é possível se prevenir, considerando alguns fatores. Um levantamento realizado no banco de dados do WebMotors(
http://www.webmotors.com.br) mostrou que os automóveis com carrocerias Coupés foram os que mais sofreram depreciação entre maio de 2013 e maio deste ano.
De acordo com o Índice WebMotors, a categoria apresentou, durante o período analisado, queda de 11,1%. Em seguida, no ranking, estão os Conversíveis, com depreciação de 9,1%, e os Utilitários Esportivos, com variação negativa de 8,4%.
O declínio nos preços dessas carrocerias pode estar relacionado ao fato de possuírem um design que remetem à esportividade ou que possuem características peculiares. O Coupé, por exemplo, possui menor espaço para ocupantes no banco traseiro. Além disso, na maioria das vezes têm apenas duas portas. Assim, apresentam desvantagens aos consumidores que compram o automóvel com o propósito de transportar suas famílias.
Em contrapartida, os dados coletados também mostraram o outro lado do ranking, onde estão os modelos que menos desvalorizaram no período analisado. As Picapes foram as que sofreram menor baixa, com apenas 5,4% de queda, seguidas dos Hatchbacks, com 6%, e Van/Utilitários, cujo valor recuou 6,6%.
O fato de serem modelos focados no uso comercial, para o transporte de pessoas e cargas, com eficiência e praticidade, pode ser um dos fatores que influenciam em uma menor depreciação de Van/Utilitários e Picapes.
Por outro lado, a categoria Hatchback é a que mais dispõe de procura e oferta no mercado de novos e seminovos, originando uma pequena variação de preços, quando comparado com outras carrocerias. Somente no banco de dados do WebMotors, a quantidade de Hatchs representa 35% do total de anúncios ativos atualmente no portal.
Com a diversidade de categorias oferecidas no mercado automotivo, é importante que, antes de concretizar a compra do veículo, o consumidor analise suas reais necessidades, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Ranking de desvalorização por carroceria ? Maio 2013 a Maio 2014
Coupés 11,1%
Conversível 9,1%
Utilitário Esportivo 8,4%
WebMotors(
http://www.webmotors.com.br)
Atendimento à Imprensa
Printer Press Comunicação Corporativa
Cintia Reina (cintia.reina@printerpress.com.br) ? (11) 5582-1602 / (11) 99201-1497Gerson Almeida (gerson.almeida@printerpress.com.br) ? (11) 5582-1621 / (11) 98984-9089
FONTE WebMotors