Releases 16/10/2015 - 21:52

Novas diretrizes de CRP recomendam usar a mídia social e tecnologia móvel para dinamizar a CRP do observador em casos de parada cardíaca súbita


REDMOND, Wash.--(BUSINESS WIRE-DINO - 16 out, 2015) -
Pela primeira vez, diretrizes de CPR emitidas pela American Heart Association (AHA) recomendam que as comunidades considerem o uso de mídia social e aplicativos da tecnologia móvel para alertas respondentes de CPR quando alguém próximo sofre uma parada cardíaca súbita. As novas diretrizes citam estudos que mostram que a emergência de tecnologias móveis podem resultar em uma "maior taxa de CPR iniciada por observadores".

O aplicativo móvel líder de resposta por observador, PulsePoint Respond, alerta usuários quando uma parada cardíaca súbita ocorre em um local público próximo, direciona-os ao local do paciente e fornece diretriz de CPR enquanto as unidades de paramédicos estão a caminho para a chamada. O aplicativo também informa os usuários onde está o desfibrilador automático externo (DAE) mais próximo.

Até o momento, o aplicativo PulsePoint foi baixado mais de 505.000 vezes e já alertou mais de 16.500 respondentes da necessidade de CPR em mais de 6.500 incidentes de suspeita de parada cardíaca súbita. O PulsePoint se encontra agora ativo em mais de 1.200 comunidades em 24 estados americanos e províncias canadenses.

O aplicativo PulsePoint tem desempenhado um papel fundamental no salvamento de várias vidas. O primeiro salvamento documentado no PulsePoint envolveu um caminhoneiro de 57 anos, próximo a Portland, Oregon, que sofreu parada cardíaca súbita na entrada da academia, e recebeu CPR de um respondente do PulsePoint. Em Spokane, Washington, uma criança de cinco semanas recebeu CPR de um voluntário do EMS (SAMU) de folga nas redondezas, em seu trabalho como mecânico. Em Sunnyvale, Califórnia, um senhor de 63 anos de idade com dois filhos, desmaiou em um campo de futebol e recebeu CPR de um estudante universitário, residente nas redondezas, que recebeu um alerta do PulsePoint em seu celular.

"As comunidades conectadas pelo PulsePoint não precisam contar com a sorte de ter um cidadão treinado em CPR testemunhando uma parada cardíaca", diz Richard Price, presidente da PulsePoint Foundation. "Ao notificar diretamente aqueles que estão qualificados e nas redondezas, o PulsePoint ajuda a colocar as pessoas certas no lugar certo, na hora certa. O PulsePoint se baseia no bom trabalho de uma comunidade com treinamento em CPR completo e DAE no local, e melhora a eficiência e o uso desses recursos. Dois terços de nossos profissionais de saúde em plantão 24 horas - bombeiros, paramédicos, policiais, enfermeiras, médicos - estão de folga em algum momento. Com o PulsePoint, respondentes como esses estão disponíveis para ajudar se souberem da necessidade de uma urgência nas proximidades."

Os aplicativos PulsePoint foram criados por e são um produto da PulsePoint Foundation. A Physio-Control é parceira da fundação na implementação e fornece serviços para integrar o PulsePoint com a expedição de agências de segurança pública e sistemas de comunicação.

"Aplicativos como o PulsePoint podem salvar vidas", disse Brian Webster, presidente e CEO da Physio-Control. "Esta nova diretriz da AHA é uma forte chamada à ação. A resposta rápida de observadores às paradas cardíacas súbitas - desempenhando logo CPR e usando DAE - é parte vital de um sistema de saúde eficaz. Celulares já estão à disposição de milhares de pessoas - o PulsePoint Respond coloca a habilidade e a consciência de salvar vidas nas mãos dessas pessoas".

"O sistema PulsePoint para celulares, pela primeira vez, altera o velho paradigma de esperar respondentes de EMS (SAMU) treinados chegar ao local", disse Dr. Bentley Bobrow, diretor médico, Agência de Serviços de Emergência e Trauma, Departamento de Saúde do Arizona e antigo presidente do Subcomitê de Suporte Básico à Vida da American Heart Association. "O PulsePoint permite às comunidades aparelhar o enorme potencial de salvar vidas de cidadãos, muitos dos quais estão prontos e dispostos a desempenhar CPR e usar um DAE nos minutos mais críticos antes que os provedores de EMS (SAMU) possam chegar."

A informação sobre como baixar o aplicativo gratuito PulsePoint está disponível neste site. Agências de segurança pública interessadas em se conectar ao PulsePoint podem saber mais aqui.

Sobre a parada cardíaca súbita (SCA, Sudden Cardiac Arrest)

A parada cardíaca súbita é uma perda súbita da função cardíaca em uma pessoa que pode ou não ser diagnosticada com doença cardíaca. A morte pode ocorrer logo após os sintomas aparecerem sem intervenção rápida ou tratamento. A cada ano, mais de 420.000 emergências médicas atendidas relacionadas à parada cardíaca fora de hospitais ocorrerem nos Estados Unidos. A American Heart Association declara "haver evidência clara e sólida de melhora da sobrevida de parada cardíaca súbita quando um observador realiza CPR e rapidamente usa um DEA".

Sobre a PulsePoint Foundation

A PulsePoint é uma fundação sem fins lucrativos 501(c)(3) com base na região da Baía de São Francisco. Através do uso de dispositivos móveis com reconhecimento de localização, a PulsePoint está construindo aplicativos que trabalham com agências de segurança pública locais para melhorar a comunicação com os cidadãos, capacitando-os a ajudar na redução de milhões de mortes anuais por parada cardíaca súbita (SCA). O uso do aplicativo PulsePoint pode reforçar significativamente a "cadeia de sobrevivência" ao melhorar a resposta do observador às vítimas de parada cardíaca súbita e aumentar a chance de que as medidas de salvamento sejam tomadas antes da chegada dos serviços de emergência médica (EMS [SAMU]). O PulsePoint tem suporte da Wireless Foundation, é construído e mantido por engenheiros voluntários na Workday e distribuídos por nossa parceira de marketing e implementação Physio-Control, Inc. Saiba mais no www.pulsepoint.org ou participe das conversas no Facebook e Twitter. O aplicativo gratuito está disponível para download no iTunes e Google Play.

Sobre a Physio-Control

A Physio-Control, Inc. está sediada em Redmond, Washington. A empresa foi fundada em 1955 e é líder mundial no fornecimento de soluções de resposta de emergência médica profissional que preveem ou intervêm em emergências com risco de vida. Os produtos da empresa são os monitores/desfibriladores e desfibriladores externos automáticos LIFEPAK®, o sistema LIFENET®, o software HealthEMS® de relatório eletrônico de assistência ao paciente (electronic patient care reporting, ePCR), o sistema de compressão do tronco LUCAS® 2, o dispositivo de coaching TrueCPRTM, a laringoscopia por vídeo McGrath® MAC EMS e a implementação da aplicação de resposta de observador PulsePoint. Saiba mais em www.physio-control.com ou conecte-se ao Facebook, LinkedIn ou Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato: Physio-Control
Matt Fikse, +1 425-867-4208
matt.fikse@physio-control.com ou
PulsePoint Foundation
Shannon Smith, +1 773-339-7513
ssmith@smithmediarelations.com Fonte: BUSINESS WIRE