Releases 21/11/2013 - 22:01

Aproveitem a Web para promover o progresso social, é a mensagem para os governos dos mercados e


LONDRES, 21 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- A Suécia lidera a classificação de países do Web Index (thewebindex.org) anual de 2013, enquanto as economias emergentes do BRICS, China, Índia, Brasil, Rússia e África do Sul, estão ficando para trás no uso da Web para promover desenvolvimento e inovação. Estes resultados estão sendo revelados hoje como parte do relatório anual Web Index da Fundação World Wide Web, a primeira medição do mundo da contribuição da Web para o desenvolvimento social, econômico e político em 81 países. A Fundação World Wide Web foi estabelecida por Sir Tim Berners-Lee, o inventor da Web.





Classificação Geral




5 Primeiros     




Países do BRICS 





País         



Class. Geral    



País        



Class. Geral




Suécia          



1



Brasil          



33




Noruega        



2



África do Sul     



35




Reino Unido   



3



Rússia      



41




Estados Unidos  



4



Índia         



56




Nova Zelândia  



5



China       



57


O relatório Web Index de 2013 mostra que:



A China e a Rússia censuram extensivamente o conteúdo da Web e não possuem nenhuma proteção significativa contra espionagem on-line de agências de segurança. Na Índia, a censura é moderada, mas a vulnerabilidade à vigilância do estado é alta. Brasil e África do Sul combinam níveis baixos de bloqueio com proteções razoavelmente boas contra vigilância indevida.
A Rússia se classifica em primeiro lugar entre os países do BRICS pela qualidade de suas comunicações e infraestrutura de Internet, com a China, Brasil e África do Sul seguindo de perto e a Índia ficando para trás em quinto lugar.
O Brasil e a Rússia estão entre os 20 primeiros países do mundo em relação ao impacto social e ambiental da Web, ultrapassando a classificação de países tais como a Alemanha, Holanda e Espanha.
O relatório destaca o Marco Civil da Internet do Brasil pela ambição de sua visão de consagrar os direitos dos usuários em relação à Web livre e aberta. O Reino Unido e os Estados Unidos, juntamente com 24 outros países em todo o mundo, tiveram baixa classificação em categorias que medem as proteções contra excessiva vigilância on-line.


Anne Jellema, Executiva-Chefe da Fundação World Wide Web disse:


'Com uma apresentação medíocre no Web Index deste ano, os países do BRICS estão sendo rapidamente ultrapassados por países mais pobres, tais como a Costa Rica, Colômbia e as Filipinas em aproveitar a Web para acelerar o desenvolvimento e a inovação. Para continuarem competitivos, eles têm que fazer muito mais para tornarem a Internet mais barata e acessível para todos'.


Os oradores durante o lançamento incluem Sir Tim Berners-Lee, Jimmy Wales, o co-fundador da Wikipedia e Lily Cole, atriz e co-fundadora do Web Site Impossible.


FONTE  World Wide Web Foundation

FONTE World Wide Web Foundation