Releases 25/05/2017 - 12:01

Como pequenas empresas podem crescer em mercados competitivos


São Paulo--(DINO - 25 mai, 2017) - Não é de hoje que grandes empresas detêm largos percentuais do mercado e mostram-se como uma ameaça a novos ou pequenos empreendedores. No entanto, essa visão pode ser equivocada quando se considera que o crescimento de um negócio pode se dar por aspectos variados que, nem sempre são relacionados ao tamanho dele. Afinal, mesmo em condições adversas, como uma crise financeira, pequenas empresas podem crescer em mercados competitivos. Basta que sejam inovadoras e ofereçam vantagens a seus clientes. Não são poucas as histórias de sucesso que começaram com pequenos negócios e alçaram fama internacional ? a Apple e a Microsoft são os mais claros exemplos disso. Mas qual é o segredo do sucesso? Não é só a inovação e a capacidade de uma empresa que determina esse avanço, mas toda uma lógica de mercado que perpassa as empresas de pequeno e médio porte. Confira, abaixo, como uma pequena empresa pode competir com grandes concorrentes: Adequar-se ao cenárioNão se consegue crescer mantendo padrões fora da época e do contexto social, econômico e cultural em que uma determinada empresa está inserida. Por isso, o pontapé inicial para que uma pequena empresa consiga se desenvolver é adequar-se ao cenário que o mundo abriga e saber atender às novas necessidades que se fazem presentes. É o caso da Gráfica Eskenazi, que atua há mais de 50 anos no mercado e resistiu a todos os posicionamentos negativos que permeiam o mercado gráfico e editorial de agora. O medo do "fim do papel" não abalou os negócios da empresa, que apostou assertivamente na modernização do modo de produção como tática para poder revolucionar seus negócios. "Vivemos na era digital e isso se aplica também ao segmento gráfico. Enviar arquivos digitais pela internet, receber em casa os seus impressos, personalizar modelos pré-preparados. Tudo isso são ferramentas que não existiam há alguns anos e que se tornaram cada vez mais buscadas hoje em dia. Por isso, mudamos nossa rotina e sistema de produção para poder atender ao que os clientes demandam", explica Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi. Conhecer seus clientesOferecer as ferramentas certas só é possível quando se conhece o público para o qual se está trabalhando. Afinal, não é vantajoso oferecer serviços que não se relacionam ao contexto para o qual seriam inicialmente direcionados. Por exemplo: o seu cliente busca mais por preços baixos ou por um serviço com maior agilidade? Foque no objetivo principal dele. Isso não significa, é claro, que os demais aspectos devem ser ignorados. Ao contrário: o ideal é que seu e-commerce siga a média dos demais serviços da categoria e tenha um aspecto em diferencial, que é justamente aquele que irá atrair o público desejado. Isso quer dizer que, por exemplo, um cliente com pressa vai buscar diversos serviços com o mesmo valor, mas o prazo de entrega vai ser o diferencial determinante para a escolha. A mesma coisa vale para o valor: um consumidor que tem ao seu dispor empresas com o mesmo tipo de trabalho e com os mesmos prazos de serviço, com certeza irá optar para marca que oferece o preço mais competitivo e, consequentemente, mais vantajoso para ele. Use as adversidades a seu favorO que leva uma pessoa a escolher uma empresa pequena em vez de optar pela de maior porte? Descubra aquilo que mais o prejudica e torne isso seu grande diferencial. Seu público ainda não conhece muito da qualidade de seu trabalho? Ofereça opções promocionais, provas de trabalhos, descontos para novos clientes ou para indicações. As opções disponíveis são um desafio? Faça um catálogo online , que possa ser visto por todos. "Num mundo em que recebemos majoritariamente conteúdos digitais, o arquivo impresso é único. Por isso, valorizamos a visão de que itens de bom gosto e qualidade chamam a atenção de todos e são uma boa estratégia de mercado", afirma Hakim. A estratégia é utilizada na gráfica, que soube driblar a redução das impressões com a valorização dos materiais produzidos, principalmente na impressão de panfletos e folders . A Gráfica Eskenazi trabalha com impressão offset de pequenas, médias e grandes tiragens. Há 50 anos no segmento, efetua entregas gratuitas para todo o Brasil, incluindo assessoria para todo o processo de compra através do telefone 0800-772- 1818. Acesse a Gráfica Online e saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.