Releases 29/09/2017 - 11:56

Apoio aos talentos do esporte nacional é fundamental


(DINO - 29 set, 2017) - Para um atleta não existe lugar mais sonhado do que o pódio. Mais do que o momento de consagração máxima na modalidade que compete, aquele é o lugar onde todas as memórias voltam à tona. Dedicar-se profissionalmente a um esporte demanda tempo, insistência, prática, dor, abdicação de uma vida normal e muita disciplina. Pode parecer loucura para quem não faz parte desse mundo, mas eles dizem que o esforço compensa.

Foi assim com a Luiza Fullana, atleta brasiliense que é a quarta no ranking nacional de tênis na categoria 16 anos. Ela começou cinco anos atrás sem pretensão nenhuma e quando se deu conta já estava participando de campeonatos locais. "Eu já pratiquei outras modalidades como hipismo e ginástica, mas foi no tênis onde me encontrei. Meu maior objetivo hoje é estar no top 10 melhores atletas da modalidade no mundo", comenta a garota. A rotina de estudos é conciliada com acompanhamento de preparador físico para fortalecimento muscular e treinos com 3 horas de duração de segunda a sexta.

"Em época de grandes competições, como mundiais ou olimpíadas, tudo aumenta nas mesmas proporções: tempo de treino, nível de cobrança e nível de stress. Por isso, é fundamental contar com uma boa estrutura física, profissionais capacitados e tudo isso requer investimento", pondera o paratleta de hipismo e duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Rio 2016, Sérgio Oliva. Um desses apoiadores é o Instituto Sabin, que patrocina 15 atletas e grupos desportivos.

O incentivo ao esporte é um dos eixos de atuação do Instituto, que prima pelo desenvolvimento do atleta e não somente pelos seus resultados. De acordo com o gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni, a intenção é diversificar cada vez mais as modalidades e atletas beneficiados. "O patrocínio privado faz toda a diferença na vida desses esportistas, já que não há incentivos públicos para que eles se mantenham em alto padrão competitivo. Sabemos que o caminho de cada um deles é árduo para chegar até o topo, mas nós estamos juntos nessa caminhada".

"Sou muito grato pelo apoio que recebo e isso me motiva ainda mais a querer melhorar meu tempo nas provas. O que precisa ficar claro é que um atleta não nasce pronto, a gente é testado todos os dias e precisamos dar o nosso melhor todos os dias", comenta o praticante de marcha atlética Caio Bonfim, medalhista de bronze no Mundial de Atletismo de Londres.




Website: http://www.exposibram.org.br/