Piracicaba, SP--(
DINO - 24 nov, 2017) - Segundo a FDC (Fundação Dom Cabral), o principal motivo da dificuldade de encontrar os profissionais certos está na falta de qualificação e experiência. Conduzida pelo Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística, a pesquisa obteve a ajuda de 167 empresas de diversos setores, representando 23% do PIB do país.
Em uma gestão, bons funcionários são peças fundamentais. Porém, para que um empreendedor consiga alcançar bons resultados em seu negócio, ele deve preservar e valorizar aqueles talentos raros que já representam um diferencial competitivo para sua empresa, além de se informar na hora de escolher seus futuros colaboradores.
Para conhecer bem seus candidatos, é necessário um processo seletivo estruturado, somente indicações pode não ser o suficiente para estudar o potencial e qualificação do colaborador. Uma dica importante é fazer uma análise sobre os funcionários atuais da sua empresa, em muitos casos você poderá encontrar alguém que atenda aos requisitos procurados, mesmo sem ter formação na área, pois o conhecimento e experiência que eles já possuem podem ser algo de muita relevância para sua empresa.
Além dos benefícios básicos que contemplam uma contratação, garantir uma oportunidade de formar uma carreira e um futuro profissional próspero também é uma ótima forma de engajar grandes talentos, dado que uma empresa que apoia o progresso de seus funcionários consegue conquistar profissionais mais qualificados e interessados em trabalhar.
O ambiente de trabalho também influencia muito na hora de reter talentos, o colaborador precisa sentir que foi acolhido pelo local para então ser motivado a trabalhar melhor. Tornar o espaço mais humanizado e receptivo pode ser a chave para uma empresa mais produtiva, melhorando a estrutura física e o relacionamento entre líderes e funcionários.
Dados divulgados pela American Society Interior Designers mostram que essa mudança de ambiente ajuda a elevar a produtividade de uma empresa de 30% a 50%, e um local de trabalho considerado satisfatório e acolhedor foi apontado como a terceira maior preocupação dos funcionários, logo após os benefícios sociais e salários justos.
"Após a chegada da era digital temos várias ferramentas que ajudam na análise de perfil, porém, o recrutador também deve estar treinado e preparado. Quanto ao engajamento, toda empresa precisa ter bom plano salarial, treinamento semanal e ações sociais internas", conta Ricardo Lima, sócio-proprietário da empresa Passe Carros.
"Também é importante estabelecer uma comunicação aberta e afetiva para que o colaborador entenda claramente os objetivos da instituição e sinta a vontade de sugerir ajustes e soluções eficientes, proporcionando então certa autonomia na execução de tarefas."
Para a Passe Carros, desenvolvedora do sistema padronizado de avaliação para repasse de veículos seminovos, algumas das principais ações para cultivar um bom relacionamento e reter na sua empresa aquele colaborador de talento único são: Um bom plano de treinamento semanal; Coleta seletiva e plano 5s na companhia do responsável por cada unidade; Feedback imediato; KPI Check semanal; Ações sociais internas e externas em datas especificas e o mais importante, a escola Passe Carros, onde todos os colaboradores contam com o acesso online imediato a todas as ferramentas e materiais necessários para realizar a tarefa.
A retenção de talentos está profundamente ligada à valorização dos funcionários, e para não correr o risco de perder os melhores profissionais para a concorrência, um plano de desenvolvimento é o que ajuda a garantir que os colaboradores mais talentosos cresçam junto à organização, permitindo assim que seu negócio prospere e lucre ainda mais.
Website:
http://www.passecarros.com.br