Releases 27/05/2014 - 17:48

USP perde a primeira posição no QS University Rankings


LONDRES, 27 de maio de 2014 /PRNewswire/ -- A Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP) no QS University Rankings: América Latina, pela primeira vez. USP desliza para o segundo lugar, embora tenha sempre se classificado na primeira posição desde quando o ranking regional foi criado, em 2011.


A USP é uma instituição de destaque quanto a produtividade em pesquisa, no entanto a UC lidera em 2014, quando se trata do impacto da pesquisa, mensurado pelas citações por artigo, em jornais acadêmicos internacionais.  A UC também despontou no quesito de número de alunos em sala de aula por professor, e aumentou sua influencia em termos de presença digital (Webometrics).


As grandes economias emergentes como China, Índia, e o Brasil, tem priorizado a educação superior para alavancar o desenvolvimento. O número de alunos matriculados em instituições de ensino superior no Brasil triplicou de 2 milhões para mais de 6 milhões, na última década. Para se ter uma idéia, a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já tem mais de 2.6 milhões de candidatos inscritos, em apenas cinco dias.


Mas o rápido crescimento do setor gera dificuldades típicas de novas instituições acadêmicas e segundo Danny Byrne, editor sênior do http://www.topuniversities.com: "Qualidade e inclusão são os maiores desafios. Grande parte do aumento no número de inscritos em instituições de ensino superior foi possibilitado pela proliferação de instituições privadas, e existem questões pendentes quanto aos critérios de acreditação", afirma Byrne.


"A colocação da USP em segundo lugar não é indicativa de uma tendência geral para instituições brasileiras este ano. O Brasil tem agora 10 das 20 melhores universidades da América Latina, duas a mais do que no ano passado. Como em anos anteriores, o indicador em que as universidades brasileiras mantém seu domínio é "artigos por docente", o indicador que mede a produtividade em pesquisa. As oito melhores instituições neste indicador são brasileiras, com apenas a Universidade do Chile no top 10. A USP melhorou sua posição no QS World University Rankings, nos últimos quatro anos, passando da  colocação 207ª, em 2009, para a 127ª posição, em 2013", disse Byrne.







QS University Rankings: Latin America  - Top 10





2014



2013



Institution



Country




RANK



RANK






1



2



PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE



CHILE




2



1



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)



BRAZIL




3



3



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)



BRAZIL




4



8



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO



BRAZIL




5



4



UNIVERSIDAD DE LOS ANDES COLOMBIA



COLOMBIA




6



5



UNIVERSIDAD DE CHILE



CHILE




7



7



TECNOLÓGICO DE MONTERREY (ITESM)



MEXICO




8



6



UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO (UNAM)



MEXICO




9



11



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"



BRAZIL




10=



10



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS



BRAZIL




10=



14



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL



BRAZIL




 


© QS Quacquarelli Symonds 2004-2014 http://www.TopUniversities.com


A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) desliza dois lugares para a 8ª colocação, ficando atrás do Instituto Tecnológico de Monterrey, pela primeira vez. Apesar de ser classificada como número um por reputação acadêmica, a UNAM tem ganhos comparativamente modestos, em vários outros indicadores.


Outra surpresa foi a Universidade de Buenos Aires (UBA), que cai sete posições, para 19ª, tendo obtido o 8º lugar em 2011. Para Martin Juno, analista sênior da QS Intelligence Unit, a "UBA é a instituição mais reconhecida e prestigiada da região, entre empregadores e caça-talentos, mas como a UNAM, a proporção de alunos em sala de aula por professor ainda é muito alta, e o número de professores com doutorado ainda muito baixo, o que contribui para sua queda em 2014."


Brasil e Chile continuam mantendo seu domínio este ano, com o México, Argentina e Colômbia lutando para manter seu ranking. "As universidades do México, Argentina e Colômbia se destacam em áreas específicas, mas atualmente não apresentam consistência - no conjunto de indicadores - como as principais instituições acadêmicas do Brasil e do Chile", afirma o diretor de pesquisa da QS Intelligence Unit, Ben Sowter, "O numero de alunos por professor  continua sendo o maior desafio nas principais instituições públicas de pesquisa da região."





2014



2013



Institution Name




RANK



RANK





rank display



rank display2



institution




2



1



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)




3



3



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)




4



8



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO




9



11



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"




10=



10



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS




10=



14



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL




13



18



PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC - RIO




15



17



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)




17



21



UNIVERSIDADE DE BRASILIA




18



29=



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS




                                      


© QS Quacquarelli Symonds 2004-2014 http://www.TopUniversities.com






Um total de 21 países pode se vangloriar de ter pelo menos uma instituição no ranking deste ano, o Brasil apresentou 88 instituições classificadas, El Salvador, e Porto Rico ambos apresentaram duas. O Brasil esta a frente do México (46), seguido pela Colômbia (41), Argentina (34), e Chile (30).

FONTE QS Quacquarelli Symonds