São Paulo, SP--(
DINO - 28 jun, 2018) - Desde o surgimento de diversos aplicativos de transporte individual, surgiu também a necessidade de uma tecnologia oficial que impulsionasse o serviço de táxis na cidade, sem cobrança de taxas altas que comprometa o faturamento do taxista.
Esse cenário mudou na capital paulista, pois desde o começo de abril deste ano, está em funcionamento o novo aplicativo de chamada de táxis oficial da Prefeitura de São Paulo, o SPTaxi. Essa é uma grande conquista da categoria.
O novo aplicativo se diferencia dos demais por ser da prefeitura e ganha força junto aos taxistas criando condições competitivas. O SPTaxi foi implantando pela prefeitura de São Paulo por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Transportes (SMT) e de Inovação e Tecnologia (SMIT) em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. Ainda não tem cobrança de taxas dos taxistas cadastrados, mas a prefeitura está estudando a possibilidade de haver cobrança futuramente para manutenção do aplicativo, que ainda assim, deverá ser menor do que as taxas praticadas no mercado de aplicativos atualmente.
O SPTaxi já está disponível para Android e IOS nas versões para passageiros e motoristas. Segundo a Prodam, Companhia de Processamento de Dados da cidade, até o mês de junho o aplicativo já tinha mais de 20 mil motoristas e 36 mil usuários cadastrados.
Apesar de estar em pleno funcionamento, o aplicativo passará ainda por evoluções ao longo dos próximos meses, como a inclusão da opção de pagamento online, que hoje é feito diretamente para o taxista. Além disso, também passará pela fase de melhorias, conforme avaliações e solicitações dos usuários ou taxistas. Em sua última atualização, 08 de junho, já houve melhorias na comunicação do taxista com o passageiro.
O funcionamento do aplicativo é muito semelhante aos outros de chamada de táxis. No momento da chamada é definido o endereço de origem e destino, a faixa de descontos disponíveis e uma estimativa do preço da corrida, bem como a quantidade de veículos disponíveis na região e a forma de pagamento que poderá ser dinheiro, cartão de débito ou crédito. Depois é só confirmar a solicitação e aguardar o carro chegar. Os descontos poderão ser de até 40% e é aplicado em cima do valor do taxímetro, pago diretamente ao taxista.
A iniciativa traz uma série de benefícios para os usuários e para os taxistas. Além do desconto, que são oferecidos pelos taxistas, os preços das corridas são tabelados via taxímetro, portanto não existe tarifa dinâmica, ou seja, os valores não oscilam conforme horário, aglomeração de público ou até mesmo o clima.
Os usuários terão a segurança de utilizar táxis com motoristas previamente identificados e cadastrados, bem como veículos que passam por vistorias da Prefeitura de São Paulo.
Contarão ainda com mais agilidade nas corridas, uma vez que os táxis podem fazer uso dos corredores e faixas de ônibus, que tem circulação proibida para os demais tipos de veículos, fazendo com que as viagens sejam mais rápidas, mesmo durante os horários de pico e com trânsito intenso.
O taxista poderá oferecer descontos de até 40%, esse é um diferencial competitivo relevante do SPTaxi, que dá liberdade ao taxista de decidir o desconto a ser praticado sendo convertido diretamente para o passageiro. Além disso, os taxistas receberão incentivos da prefeitura de São Paulo, que irá premiar os motoristas melhor avaliados no aplicativo, como dar prioridade nos bolsões de táxis em grandes eventos, jogos de futebol, shows, etc.
Ao final da corrida, tanto o passageiro quanto o motorista serão avaliados de zero a cinco estrelas no aplicativo.
A tendência é que o SPTaxi melhore cada dia mais e que passe a ser preferência entre os taxistas e usuários. O aplicativo oficial da prefeitura veio para tornar mais competitivo o serviço de táxi e melhorar as condições aos passageiros, seja em desconto ou qualidade. A cidade ganha em mobilidade, a população em atendimento e os taxistas em competitividade.
O Grupo Amalfi
Atuando a mais de 40 anos no mercado de táxis na cidade de São Paulo, o Grupo Amalfi Táxis é formado pelas frotas AM, Amalfi, Arbé, Top e Evidence, especializadas no aluguel de táxis e dedicadas ao desenvolvimento dos motoristas, visando sempre a qualidade e o bom serviço prestado aos usuários. A empresa é uma das maiores e mais tradicionais frotas de táxis de São Paulo. Mais informações nos telefones: (11) 2275-6482 ou (11) 5084-9859 ou pelo e-mail
contato@amalfitaxis.com.br.
Website:
https://sptaxi.prefeitura.sp.gov.br/