Manaus - AM--(
DINO - 28 mar, 2016) - Nesta época do ano, o período de chuvas tem se intensificado em várias regiões do País. Com dias cada vez mais nublados e chuvosos, os jardins da cidade têm sofrido graves danos. Em casa ou nas empresas, o cuidado deve ser redobrado, pois além de modificar a aparência do espaço, uma vez que a chuva acelera o crescimento das espécies, há ainda o acúmulo de água e a proliferação de insetos.
Com o aumento no volume de chuva, o síndico José Nunes de Paula redobrou os cuidados com os jardins e as demais áreas verdes do condomínio que administra. "Atualmente, essa preocupação aumentou em virtude dos acontecimentos como a Dengue, a Zica. Tivemos essa consciência e não somente a administração, como também os moradores. Tem também a questão da estética, da aparência do espaço. Nas unidades não habitadas ainda, a construtora teve a preocupação inclusive de reduzir de 40 dias para 25 dias o intervalo das podas das áreas gramadas, ressaltou.
Especializada em implantação e manutenção de jardins, a EcoJardim Manaus possui equipe e ferramentas necessárias para manter pragas e mato longe dos ambientes e de quem convive no local.
O rápido crescimento de mato exige o aumento de atenção na triagem do jardim. Segundo o proprietário da EcoJardim Manaus, Rodrigo Blanco, ervas daninhas, e matos entre plantas, são os principais vilões na época de chuva em Manaus.
"O que acontece em Manaus é que muitas empresas não especializadas fazem a roçagem do jardim sem prestar atenção no estado dele. Quando eles roçam sem verificar isso, eles espalham todas as pragas pelo gramado, a raiz da erva daninha se fortifica e ela toma conta do espaço. Além disso, esse tipo de praga puxa mais nutriente que o jardim em si, então você perde o gramado se a situação não for revertida a tempo", explicou.
O empresário destacou que, além de reconhecer os problemas do jardim, é necessário saber como remediá-los de forma que não cause danos ao solo e às plantas. "Nossa empresa aumenta o número de podas e de roçagem e o uso de defensivos organo-minerais contra as pragas de jardim. Esses materiais vêm da natureza, então não prejudicam o local e nem animais ou pessoas que convivam no espaço", disse.
O especialista alerta para o acúmulo de água no jardim neste período do ano o que pode resultar no aparecimento de insetos, como mosquitos, e animais pequenos. "Qualquer jardim sem cuidado serve como esconderijo para diversos tipos de insetos. Vale ressaltar também que áreas tomadas por pragas podem resultar em erosão. Nos casos mais extremos, isso pode desencadear o demoronamento da casa", ressaltou.
A EcoJardim atende principalmente na implantação de jardins em condomínios, empresas e shoppings na capital. Um dos clientes trata-se da construtora Cristal. Segundo o proprietário e diretor da empresa, Jorge Roldão, os cuidados realizados durante a montagem do jardim foram essenciais para a criação de um espaço convidativo e saudável.
A empresa
O surgimento da empresa deu-se após os empresários Rodrigo Blanco e Filipe Cela de Moraes Filho perceberem a necessidade de otimizar os serviços de jardinagem e paisagismo oferecidos na capital até então.
"Nós observamos que muita gente cresceu com foco em plantas de uma forma muito técnica. Viemos, então, com o objetivo de cuidar dos jardins com profissionalismo no que se refere ao visual e à saúde das plantas. Para chegarmos a esse ponto, tivemos que analisar de que forma poderíamos otimizar serviços que já existiam na cidade", contou Blanco.
Para alcançar a melhoria em relação ao mercado, os empresários decidiram atuar em duas frentes: manutenção e implantação de jardim. Segundo o empresário, todos os processos são acompanhados por profissionais preocupados com a longevidade dos jardins. "Contamos com a ação de um agrônomo, um paisagista e arquitetos parceiros quando necessários. Isso otimiza o trabalho de forma que dividimos as tarefas entre eles", explicou.
O cuidado com os jardins realizado pela empresa é acompanhado de técnicas e produtos que visam a manutenção, a saúde das plantas e do solo. O controle de pragas e a nutrição dos jardins são feitos com produtos organo-minerais. "Eles permitem que haja a limpeza do local sem causar danos às plantas, além das pessoas e animais que estão próximos ao jardim", disse.
A equipe de jardineiros é formada por supervisores, líderes e ajudantes. A distribuição de tarefas e equipamento de acordo com um cronograma é vista como a fórmula para atender as necessidades dos clientes. "O profissional sai do posto de trabalho já sabendo o que vai fazer e as ferramentas que vai precisar naquele dia graças à metodologia de trabalho. Isso possibilita que um trabalho que levaria o dia inteiro seja feito em até quatro horas, por exemplo", apontou.
Website:
http://www.jardinando.com