Releases 30/05/2013 - 10:12

A microesferas SIR-Spheres® são eficazes e seguras tanto em pacientes idosos com metástases hep


A excepcional análise fornece um entendimento essencial das vias de tratamento para pacientes com idade igual ou superior a 70 anos .

CHICAGO, EUA--(BUSINESS WIRE)--30 de Maio de 2013--Os resultados do primeiro grande estudo multicêntrico avaliando a radioterapia seletiva interna (Selective Internal Radiation Therapy, SIRT), com as microesferas SIR-Spheres ® em pacientes com idade igual ou superior a 70 anos foram divulgados hoje na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology, ASCO). De acordo com os pesquisadores, o uso de microesferas SIR-Spheres em pacientes idosos com metástases hepáticas colorretais irressecáveis (mCRC) parece ser tão eficaz e bem tolerado como em pacientes mais jovens. 1 Os resultados foram divulgados pelo pesquisador chefe do estudo MORE, o Dr. Andrew S. Kennedy, membro do American College of Radiation Oncology, e diretor de pesquisa de radiação oncológica do Instituto de Pesquisa Sarah Cannon, em Nashville, Tennessee, nos EUA.

Muitos dos regimes padrão de quimioterapia não são oferecidos aos pacientes idosos ou são administrados em níveis mais baixos, potencialmente menos eficazes, devido à percepção ou existência de dados que indicam que os pacientes idosos não podem tolerar essas drogas, observou o Dr. Andrew. Como resultado, esta população de pacientes foi deixada sem opções de tratamento eficazes.

Devido à natureza minimamente invasiva da terapia com microesferas Y-90, o Dr. Andrew e os pesquisadores supõem que a radioterapia seletiva interna pode proporcionar um tratamento eficaz para pacientes mais idosos, sem as preocupações dos efeitos colaterais frequentemente observados com a quimioterapia.

Os resultados deste estudo são importantes uma vez que a comunidade de oncologia tem lutado muito para entender a melhor abordagem para o tratamento de pacientes idosos com tumores de fígado inoperáveis, acrescentou Andrew. O fato de que fomos capazes de mostrar neste estudo que sessões de tratamento em regime ambulatório com a radioterapia seletiva interna é tão eficaz em pacientes idosos quanto em pacientes mais jovens é um desenvolvimento importante. No entanto, o verdadeiro argumento principal é que a radioterapia seletiva interna foi igualmente bem tolerada em pacientes com idades igual ou superior a 70 anos. Muitas vezes deixamos de lado essa população de pacientes ou eles mesmos optam por abandonar o tratamento devido a preocupações sobre a qualidade de vida.

Parte do excepcional estudo MORE, este estudo retrospectivo avaliou os resultados clínicos entre 160 idosos ( 70 anos) e 446 jovens (<70 anos), pacientes com mCRC irressecável tratados consecutivamente usando microesferas SIR-Spheres, de julho de 2002 a dezembro de 2011 em 11 instituições dos EUA. Independentemente da idade, os resultados dos pacientes foram semelhantes em termos de sexo, raça, desempenho e outras características.

Os resultados entre ambos os grupos foram semelhantes após o tratamento com as microesferas SIR-Spheres. A sobrevida global média em pacientes idosos foi de 9,3 meses, em comparação com 9,7 meses no grupo mais jovem. O tratamento foi igualmente bem tolerado em ambos os grupos etários, com nenhum aumento significativo de eventos adversos de grau 3+ em pacientes idosos. Os eventos mais comuns no grau 3 + foram dor abdominal e fadiga. Os pesquisadores também observaram que uma sub-análise dos doentes mais velhos do estudo (98 pacientes 75 anos) em comparação com pacientes mais jovens também confirmou resultados equivalentes para a sobrevida e toxicidade.

As pessoas não estão apenas vivendo mais, mas elas estão vivendo mais, com melhor qualidade de vida. Oferecer um procedimento ambulatorial com mínimos efeitos colaterais em comparação com as opções de quimioterapia potencialmente tóxicas representa um grande benefício, disse Mike Mangano, presidente da Sirtex Medical Inc. Este estudo mostra que existe uma igualdade de oportunidades para melhorar o tempo de sobrevida e a qualidade de vida neste grupo de pacientes. Nosso objetivo é usar essas descobertas para ajudar a gerar conversas significativas entre a comunidade oncológica, pacientes idosos e cuidadores para ajudar a tomar as melhores decisões em relação ao tratamento.

Nota para a mídia

O Dr. Andrew está disponível para entrevistas para a mídia na ASCO. Além disso, Mike Mangano, presidente da Sirtex Medical Inc., pode comentar sobre as implicações do estudo. Para agendar uma reunião entre em contato com Elizabeth Romero pelo e-amil elizabeth.romero@fleishman.com.

____________________
1 Kennedy AS, Ball D, Steven J. Cohen SJ et al. A segurança e eficácia das microesferas de resina Y90 em idosos ( 70 anos) é comparável à segurança e eficácia em pacientes mais jovens com metástases hepáticas colorretais (mCRC). ASCO 2013; Abs. #e14545.

Sobre a Radioterapia Seletiva Interna usando microesferas SIR-Spheres

Radioterapia seletiva Interna (SIRT), também conhecida como radioembolização, é uma tecnologia comprovada para o câncer de fígado inoperável que fornece doses de radiação diretamente para o local dos tumores. Em um tratamento minimamente invasivo, milhões de microesferas radioativas SIR-Spheres são infundidas através de um cateter para o fígado onde seletivamente alvejam os tumores do fígado com uma dose de radiação interna até 40 vezes mais elevadas do que a radioterapia convencional, poupando o tecido saudável.

Estudos clínicos confirmaram que os pacientes com câncer colorretal metastático tratados com microesferas SIR-Spheres tiveram taxas de resposta mais altas do que com outras formas de tratamento, resultando em aumento da expectativa de vida, períodos maiores sem atividade de tumor e melhoria da qualidade de vida. SIRT apresentou encolhimento de tumores no fígado mais do que a quimioterapia apenas.

As microesferas SIR-Spheres são aprovadas para uso na Austrália, nos Estados Unidos da América (aprovação FDA PMA), na União Europeia (CE Mark) e na Argentina (ANMAT). Além disso, as microesferas SIR-Spheres são fornecidas em países como Hong Kong, Malásia, Cingapura, Tailândia, Taiwan, Índia, Israel e Turquia. Disponíveis em mais de 600 centros de tratamento, mais de 34 mil doses de microesferas SIR-Spheres foram fornecidas em todo o mundo.

Para mais informações, acesse www.sirtex.com.

SIR-Spheres® é marca registrada da Sirtex SIR-Spheres Pty Ltd.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Sirtex Medical Inc.
Elizabeth Romero, +1-919-457-0749
Elizabeth.Romero@fleishman.com