Releases 03/09/2015 - 11:39

Universidade Braz Cubas comemora 50 anos do curso de Direito com palestra do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça


Mogi das Cruzes, SP--(DINO - 03 set, 2015) - Nesta sexta-feira (04/09), a partir das 10 horas, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, estará em Mogi das Cruzes para participar do evento "Os Grandes Mestres", organizado pela Universidade Braz Cubas em comemoração aos 50 anos do curso de Direito.

Ele irá proferir a palestra "Meios extrajudiciais de solução de controvérsias: Mediação e Arbitragem" no Auditório VIP da Universidade Braz Cubas, localizada no bairro do Mogilar. Participarão do evento autoridades, empresários, profissionais da área, professores da Universidade e um grupo de alunos do curso de Direito. Em seguida, o ministro fará atendimento à Imprensa.

Sobre o ministro Luis Felipe Salomão
Luis Felipe Salomão é membro do Superior Tribunal de Justiça, integra a 4ª Turma, a 2ª Seção e a Corte Especial e ainda comanda a Comissão de Regimento Interno do Tribunal.

Um dos mais recentes projetos dos quais ele participou é a atualização da Lei da Arbitragem, convertido na Lei 13.129, de 26 de maio de 2015, e a criação de um marco legal da Mediação, que se concretizou com a edição da Lei n. 13.140, de 16 de junho de 2015. Ele fez parte da Comissão de Juristas indicada pelo Senado, em abril de 2013.

O objetivo desses diplomas legislativos é contribuir em desafogar o sistema judiciário, tanto no que diz respeito ao número de processos quanto na celeridade para solucioná-los.

O mais recente levantamento da Justiça em Números, de autoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em 2014 e que apresenta um diagnóstico dos diversos segmentos da Justiça, mostra que mais de 95 milhões de processos tramitaram na Justiça brasileira em 2013. Destes, 28.286.324 milhões são casos novos, contra 27.644.080 milhões de casos concluídos.

O trabalho da Comissão, ao propor a revisão da Lei de Arbitragem (Lei n. 9.307/1996), foi oferecer soluções na relação empresa e trabalhador, empresa e consumidor, a mediação na administração pública, direito societário, entre outras questões de Arbitragem que podem refletir de forma positiva no judiciário. Ainda, a nova lei dispôs sobre a utilização desse instituto para dirimir conflitos societários, que, muitas vezes, acabam paralisando grandes empresas.

Evento "Os Grandes Mestres"
Para celebrar os 50 anos de existência do curso de Direito, a Universidade Braz Cubas inicia a partir desta sexta-feira (04/09) o ciclo de palestras chamado "Os Grandes Mestres". Até o mês de outubro, a Universidade receberá grandes nomes da área de Direito para proferirem palestras sobre temas da atualidade e de grande interesse da comunidade. Além do debate destes assuntos, o evento tem como objetivo a aproximação dos acadêmicos com a realidade da carreira escolhida, por meio da experiência profissional e da trajetória dos palestrantes.
As palestras acontecerão sempre no Auditório VIP, no Campus I, na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.233, no Mogilar.


50 anos do curso de Direito
O curso de Direito da Universidade Braz Cubas comemora, em 2015, cinco décadas de tradição, história e formação de profissionais de renome na área jurídica com atuação marcante em todo o País. O curso foi autorizado em 1965 e reconhecido por Decreto Presidencial, em 1969.

"No início das atividades, em 1965, figuravam entre os professores notáveis juristas que dedicaram o ensino da ciência jurídica aos alunos que passaram pelos bancos escolares de um dos cursos de Direito mais tradicionais de todo o Estado de São Paulo", destacou a coordenadora, Silmara Faro.

Ela também destacou os objetivos primordiais do curso. "Buscamos a formação de pensadores do Direito, perfeitamente contextualizados com a realidade de seu tempo e o meio social em que estão inseridos. Nestes 50 anos, o curso já formou mais de 13 mil bacharéis, que atuam como advogados, desembargadores, juízes, promotores de justiça, procuradores e delegados. Muitos conquistaram cargos importantes e são profissionais de renome nacional", enfatiza Silmara.

Infraestrutura
O curso de Direito da Universidade Braz Cubas conta laboratórios específicos para o desenvolvimento da atividade jurídica. Desta forma, os alunos participam de aulas práticas, com atendimentos reais à população, que garantem experiências semelhantes ao que encontrarão no mercado de trabalho. São eles:

- Cartório Modelo para aulas práticas com processos para manuseio, que auxilia o trabalho de docentes e discentes das aulas de formação e estágio supervisionado, oferecendo ao aluno estágio de Prática Jurídica, com a organização dos processos e cópias de processo.

- Delegacia Modelo do Núcleo de Prática Jurídica, que recebe atividades de formação prática, com processos da área penal e formulários para o aprendizado simulado.

- Juizado Especial Civil, unidade de atendimento real à população, que oferece aprendizado prático para os alunos do curso aprovados pelo Juizado.

- Escritório Modelo do Núcleo de Prática Jurídica, que garante o aprendizado real quanto à prática do Direito, consistente em atendimentos à população de baixa renda, por meio do trabalho voluntário e pedagógico executado, entre eles a elaboração de pesquisas, petições e acompanhamento de processos.

- Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica que auxilia docentes e discentes na organização sistêmica do estágio supervisionado de prática jurídica e do trabalho de conclusão de curso

- Salão de Júri e Sala de Audiências para a formação prática simulada e real.

Website: http://www.brazcubas.br