Releases 10/03/2016 - 15:28

Empreendedorismo: Hobby de mestre cervejeiro se transformou em negócio com 22 franquias


(DINO - 10 mar, 2016) - Ainda criança, Schwabe se mudou para o Rio de Janeiro e aos 19 anos começou a trabalhar como aprendiz de mestre cervejeiro em uma das maiores cervejarias do Brasil. Após três anos na função, retornou à sua terra natal e se graduou Braumeister (mestre cervejeiro) pela tradicional Teschnische Universistät Berlin em 1972. De volta ao Brasil, o mestre cervejeiro trabalhou em grandes cervejarias do país.

Aos poucos as cervejas criadas por Schwabe ganharam fama e, no ano de 1993, ele fundou o Fritz Cervejaria Artesanal, que começou como um hobby com uma pequena produção de cervejas artesanais para consumo próprio e de amigos. Com o aumento da demanda, no mesmo ano foi instalada a primeira fábrica em Sumaré ? SP. Nesta primeira fase, o chope era comercializado em distribuidores de bebidas administrados pela própria família, que ficavam na região de Campinas e Vale do Paraíba.

Em 2002, foi inaugurado o primeiro restaurante alemão, também administrado pela família, em São José dos Campos ? SP.

Em 2009, a fábrica foi transferida para Monte Verde/MG, região montanhosa que oferece água de qualidade para a produção da bebida, onde também foi inaugurado um restaurante conceito da marca, que atrai milhares de turistas todos os anos.

Mas foi em 2013, para atender a demanda dos clientes de outras cidades, que foi criado o sistema de franquias. Em três anos, foram inauguradas 18 franquias, que com as quatro casas que ainda são administradas pela família, totalizam 22 restaurantes, localizados em sua maioria em São Paulo, mas com uma unidade em Monte Verde e outra em Curitiba.

Com um investimento inicial de R$ 300 mil e R$ 60 mil de taxa de franquia é possível montar uma casa do Fritz ? Restaurante Alemão e Cervejaria Artesanal. O sistema é simplificado, o franqueado é o gestor e o operador da loja, precisa arcar com uma taxa de 6% de royalties mensal e adquirir 80% dos produtos de fornecedores homologados pelo Fritz.

"Há cerca de três anos sentimos que havia chegado a hora de expandir, nosso negócio ficou conhecido além das nossas fronteiras e para atender esta demanda seria necessário criar um sistema de franquias para aumentarmos nosso Market Share com a mesma qualidade que oferecíamos nas casas que mantínhamos na época. Contratamos uma empresa especializada, que nos orientou e nos ajudou a formatar o melhor sistema de gestão. Em dois anos, abrimos 18 franquias e mantivemos quatro lojas próprias", conta Carsten Schwabe, diretor executivo do Fritz.

Dentre os principais diferenciais, está a moderna instalação de torneiras de chope que são diretamente ligadas à Câmara Fria, o que, além de deixar a bebida mais gelada e saborosa, diminui substancialmente os custos operacionais com mão de obra, energia elétrica e investimento inicial.

A casa se destaca pela qualidade do chope artesanal servido, que é produzido na cervejaria do Fritz em Monte Verde, pelas mãos do experiente mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe, e pela gastronomia, que leva em sua assinatura, a tradição alemã. Todos os pratos são feitos de acordo com o modelo da franquia e seguem o mesmo padrão de fornecedores homologados.

O Fritz também disponibiliza equipe própria para fazer o treinamento dos funcionários da nova franquia in loco, ou seja, esta equipe trabalha nos primeiros quinze dias de operação junto aos funcionários da casa, que também vão à Monte Verde conhecer a fábrica, como são produzidos os chopes e cervejas e toda a história do Fritz.
As lojas são construídas seguindo o projeto padrão do Fritz, o que inclui medidas de preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento da água das chuvas para utilização da descarga nos vasos sanitários.

Informações para a Imprensa:
Tantas Comunicação | (19) 3405-6532
Juliana Freitas | (19) 99787-3460
juliana@tantas.com.br
Raíssa Ciccheli | (19) 99880-3929
raissa@tantas.com.br