(
DINO - 10 jun, 2016) - Quanto tempo você permanece sentado em seu trabalho? E quanto tempo se movimentando? Pesquisas recentes defendem que os malefícios de ficar sentado por muito tempo se igualam aos de fumar ? levando a doenças cardiovasculares e ao diabetes.
Sergio Cortes, médico especialista no assunto, lembra um estudo feito na Grã-Bretanha - que indicou que, durante o tempo de serviço, 51% dos funcionários de um escritório só levantam de suas mesas para ir ao banheiro, além de 55% terem dito andar menos de 20 minutos ao dia.
É certo que ? e todos sabemos ?
praticar atividades físicas nos traz inúmeros benefícios. Porém, o que se tem visto são pessoas trancadas em escritórios, passando o dia inteiro sem levantar de suas cadeiras. Tal postura, ressalta Sergio Cortes, é de imensurável prejuízo ao corpo humano, vez que necessitamos de movimento.
Por termos um corpo "projetado" para viver em movimento, nossos músculos estranham quando passamos a viver com o mínimo de movimento possível. A tecnologia, que foi feita para nos auxiliar, pode acabar por atrapalhar, pois sem movimento ? e aqui se fala realmente praticar atividades físicas, e não ir da porta de casa até o carro - acumulamos gordura, o que prejudica o sistema circulatório, para citar só um dos malefícios.
Desta forma, têm-se
buscado alternativas para reduzir o sedentarismo dos funcionários no período de expediente, tais quais horários de alongamento coletivo, por exemplo. Assim todos se beneficiam, indica Sergio Cortes, pois o empregado não é tão prejudicado em sua saúde, e a empresa, além de ter pessoas mais dispostas trabalhando, reduz os riscos de ser alvo de alguma ação trabalhista por lesões, futuramente.
Ademais, algumas atitudes podem ser tomadas pelo próprio trabalhador, procurando movimentar-se durante o dia. Levantar-se de hora em hora, esticar as pernas, se espreguiçar, ir buscar um cafezinho ou copo d"água, procurar utilizar as escadas em detrimento do elevador são algumas pequenas coisas que podem fazer a diferença em se tratando da saúde de nosso corpo ? e da nossa, vez que o bem-estar aumenta consideravelmente quando colocamos nossos
músculos em movimento.
De qualquer jeito, Sergio Cortes ressalta que, para além do trabalho, devemos levar essa lógica de movimentar o corpo para nosso dia a dia. Vale trocar, por vezes, aquele happy-hour cheio de petiscos gordurosos por uma caminhada com os colegas de trabalho ? o que, além de ser algo diferente, pode fortalecer os laços de convivência.
Está se popularizando a ideia de "grupos de caminhada" (assim como há grupos de ciclistas, por exemplo), para pessoas que acham muito monótona a prática se feita sozinha, o que é outra forma de se formar amizades. Assim, pode ser esta outra saída, caso não se encontre parceria dentro do ambiente de trabalho para se aventurar após o expediente.
Por fim, Sergio Cortes lembra que, para além de se movimentar, vale focar-se na questão da postura ao sentar-se no ambiente de trabalho ? já que uma má postura também pode acarretar complicações sérias no corpo, mais para adiante. Assim, vale a pena dedicar alguns minutos de seu dia para melhorar a sua
qualidade de vida: os benefícios são facilmente perceptíveis, tanto para o corpo quanto para a mente.