São Paulo, SP--(
DINO - 23 ago, 2018) -
Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostra que há um abismo entre o conhecimento de finanças do brasileiro e seu apetite por investimentos de risco. E pior: 44% sequer pretendem
começar a poupar em 2018.
As ações são o segundo tipo de investimento mais conhecido pelo brasileiro (11%). Só perdem para a poupança (32%). Mas, na hora de aplicar o dinheiro, a história é outra. Boa parte da população opta pela segurança da caderneta, enquanto a possibilidade de obter ganhos maiores com participações no lucro de empresas aparece apenas no quinto lugar entre as preferências para investir.
Para se ter um futuro mais tranquilo com a realização de sonhos por meio do planejamento financeiro e
acumulação de patrimônio é indispensável pensar em investir. Porém, é necessário ter em mãos todas as informações necessárias e um bom preparo para tomar as melhores decisões.
Se o objetivo é começar a investir dinheiro o quanto antes e ainda existem muitas dúvidas sobre qual caminho seguir, saiba que não está sozinho. É perfeitamente normal se ter dificuldades e incertezas iniciais. O educador financeiro, André Bona, instrutor do curso
“O Investimento Perfeito” destaca 5 dicas preciosas para o investidor novato se sentir mais seguro ao iniciar nas aplicações financeiras.
1- Conheça o mercado
O primeiro passo para maior solidez e assertividade é conhecer o mercado. Ao investir em ações, por exemplo, é fundamental estudar sobre o assunto, acompanhar o desempenho e, principalmente, os fundamentos das empresas nas quais se pretende investir.
Acompanhar
vídeos educativos e conteúdos sobre finanças e investimentos também é fundamental para evitar erros comuns de investidores iniciantes e até mais experientes.
Se o objetivo é investir em renda fixa, a premissa é a mesma: conheça os produtos disponíveis no mercado, verifique a liquidez, os riscos e a rentabilidade de cada um deles e analise todas estas questões antes de tomar sua decisão.
2- Mantenha os pés no chão
Ter controle na hora de investir é fundamental, seja para quem está começando ou já costuma aplicar com mais frequência. Nos dias de hoje é muito comum encontrar investidores que acreditam que ficarão ricos da noite para o dia investindo na bolsa de valores, por exemplo. Essa expectativa é muito perigosa.
"Para ganhar dinheiro com os investimentos não tem segredo: é preciso estar preparado para investir e tomar as melhores decisões e, principalmente,
realizar aportes com frequência, explica André Bona. Com disciplina e foco qualquer um consegue acumular patrimônio aos poucos graças às decisões de investimento que são tomadas ao longo dos anos.
3- Não acredite em tudo e em todos
É cada vez maior a quantidade de informações sobre finanças e investimentos disponíveis, em especial, na internet. Saiba, no entanto, que nem tudo o que se lê ou se ouve é, de fato, realidade. Procure filtrar tudo. Em geral, é altamente recomendado que se siga os conselhos de educadores financeiros experientes, que possuam vivência e conhecimento reais de mercado (o mesmo equivale a opinião de amigos). Afinal,
não existem atalhos no mercado financeiro!
4- Conheça o perfil de investidor
Saber identificar um perfil conservador, moderado ou agressivo na hora de investir é fundamental para evitar decisões equivocadas quanto aos investimentos e dores de cabeça no futuro.
Não identificar o perfil de investidor pode levar a perca de boas oportunidades de investimento e até mesmo de dinheiro, uma vez que existem aplicações de alto risco que podem levar qualquer pessoa a perder parte ou até mesmo a totalidade do valor aplicado. Para fazer uma avaliação rápida de perfil,
clique aqui (
https://bit.ly/2w8OlWz)
5- Planeja e conheça os objetivos
Não esqueça que, para realizar os primeiros aportes e tomar toda e qualquer decisão de investimento ao longo da vida, é necessário planejamento, organização financeira e o conhecimento pleno de todos os objetivos e metas financeiras.
Somente desta forma é possível alinhar os investimentos aos objetivos pessoais, a fim de alcançá-los ao longo do tempo, seja no curto, médio e longo prazo, de maneira mais tranquila e organizada. Seguindo essas 5 dicas preciosas consiga se preparar muito melhor para iniciar e conquistar
resultados mais sólidos (
https://bit.ly/2o2zA3d) nos investimentos.
Website:
https://andrebona.com.br/