Releases 23/11/2016 - 09:23

Canadá: "Express Entry" pontuará estudantes internacionais


Vancouver - Canadá--(DINO - 23 nov, 2016) - O Express Entry é atualmente o sistema federal do Canadá que gerencia as aplicações à Residência Permanente no país, o que inclui programas de imigração econômica. Ele foi lançado em 2015, funciona com um ranking por pontuação baseado em diferentes fatores, e será alvo de importantes mudanças a partir do próximo dia 19 de novembro de 2016. Dentre as novidades está a atribuição de pontos para estudantes internacionais quem completarem um curso em instituições canadenses.

Até esta medida entrar em vigor, não existia nenhum ponto adicional para quem concluía um programa de estudos no Canadá. "Estudar no país agora passou a ser um diferencial para quem pensa em imigrar", afirma Celina Hui, consultora de Imigração e CEO da Immi Canadá.

Muitas pessoas que se formaram no país, os que estão cursando ou ainda quem está fazendo planos para se qualificar nesta parte da América do Norte, poderá ser beneficiado.

Lembrando que a regra vale para aqueles que possuem uma credencial educacional canadense pós-secundária, não sendo considerado, por exemplo, o tempo de estudo de idiomas. Confira a pontuação que poderá ser atribuída já a partir do dia 19 de novembro de 2016:

a) 0 pontos - se o estrangeiro tem uma credencial de ensino secundário escolar;

b) 15 pontos - se o estrangeiro tiver uma credencial elegível de um programa pós- secundário de um ano ou dois anos;

c) 30 pontos - se o estrangeiro estiver dentro de um dos perfis abaixo:

- Tem uma credencial elegível de um programa pós-secundário de três anos ou mais

- Tem uma credencial elegível de um programa de nível universitário de Mestrado ou no nível de um grau profissional de entrada para a prática de ocupação listada na matriz de classificação ocupacional nacional (no Nível de Habilidade A), para o qual é necessário uma licença emitida por uma entidade reguladora provincial.

-Tem uma credencial elegível de um programa de nível universitário de Doutorado.

Mais mudanças importantes!

Além deste benefício para os estudantes internacionais, outras alterações também foram anunciadas neste pacote que passa a valer nos próximos dias.

Modificações muito significativas serão feitas no quesito "Ofertas de Emprego", e são elas:

- Até o dia 19 de novembro as ofertas de emprego qualificadas que recebem o suporte de um Labour Market Impact Assessment (LMIA), concedido pelo empregador, geram 600 pontos para o aplicante, porém depois desta data a pontuação será de 50 a 200 pontos, conforme descrito abaixo:

? Para ofertas de trabalho feitas para ocupações no grupo 00 serão concedidos 200 pontos, que são as das "Senior management occupations" (001 Legislators and senior management, 0011 Legislators, 0012 Senior government managers and officials, 0013 Senior managers ? financial, communications and other business services, 0014 Senior managers ? health, education, social and community services and membership organizations, 0015 Senior managers ? trade, broadcasting and other services, n.e.c., 0016 Senior managers ? construction, transportation, production and utilities).

? Já para as demais áreas de trabalho a pontuação que será atribuída é de 50 pontos.

E quem não tem uma LMIA passará a receber pontos se tiver uma autorização de trabalho emitida sob um acordo internacional, como o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), ou ainda sob os critérios de "benefícios significativos para o Canadá", tais como transferências dentro da empresa.

Em ambos os casos, o cidadão tem que ter trabalhado no Canadá pelo menos um ano e a oferta de emprego deve ser feita pelo mesmo empregador mencionado nas devidas permissões.

Express Entry e Invitation to Apply (ITA)

Essas mudanças anunciadas garantirão também que os aplicantes à imigração que receberem um Invitation to Apply (ITA), o convite para residência permanente, agora ao invés do prazo de 60 dias para apresentar um pedido completo para o governo, passarão a ter 90 dias contados a partir do recebimento do ITA. Este período adicional ajudará muito no processo de levantamento de documentos exigidos para os candidatos.

Vale lembrar que entre os programas do Express Entry então o "Canadian Experience Class" (para pessoas com experiência de trabalho no mercado canadense), o "Federal Skilled Worker Program" (para profissionais de áreas de alta demanda) e "Federal Skilled Trades Program" (focado em quem tem qualificação e experiência em nível técnico). Ele foi constituído com os objetivos de promover mais flexibilidade na gestão de seleção e aplicação, ter a capacidade de resposta à demanda do mercado de trabalho local e agilizar o processamento das aplicações.

E este anúncio vem de encontro com a meta do atual governo do Canadá, cujo primeiro-ministro é Justin Trudeau, de buscar promover maneiras mais simplificadas, principalmente para que os estudantes internacionais e graduados no Canadá possam chegar a ser um residente permanente. Mais detalhes e muitas dúvidas serão esclarecidas quando finalmente passar a funcionar essas novas regras.

Saiba mais:

"Express Entry em números" - https://www.immi-canada.com/express- entry-em-numeros-brasil-aparece-nas-novas-estatisticas/

"Veja se você possui o perfil para aplicar ao Express Entry" - https://www.immi-canada.com/veja-se-voce-possui-o-perfil-para-aplicar-ao-express-entry/
Website: https://www.immi-canada.com