Caxias do Sul--(
DINO - 01 jun, 2017) - A Pesquisa de Remuneração e Indicadores de RH da ARH Serrana chega a sua 33ª edição com o objetivo de gerar um diagnóstico completo e confiável para a tomada de decisões diante de um cenário de crise e insegurança econômica. As inscrições estão abertas a associados e público externo até o dia 30 de junho.
Atualmente, grande parte das empresas passou ou está passando por um processo de reestruturação, buscando se adequar a uma nova realidade de mercado, o que torna a Pesquisa Salarial ainda mais relevante, uma vez que esta reestruturação impacta também no quadro de pessoal. "Neste novo cenário, a adequação da política de remuneração se torna necessária. Vale ressaltar que muitas empresas ficaram mais enxutas, o que aumentou a concentração de responsabilidades de muitos de seus profissionais, gerando acúmulo de funções. Então surgem questionamentos como: quanto vale o cargo na empresa? Quanto o mercado está remunerando este cargo?", exemplifica a diretora do departamento de Pesquisas da ARH Serrana, Claudete Witt Pivoto.
O número de empresas na região de abrangência da ARH Serrana que participa da Pesquisa Salarial cresce a cada ano. De 2015 a 2016, por exemplo, houve um acréscimo de 10% nas inscrições. "A expectativa para 2017 é que o número de participantes aumente, projetamos a adesão de pelo menos 120 empresas", observa Claudete.
De acordo com Luiz Fioravanso, da LA Fioravanso Consultoria, a pesquisa mostra um termômetro da situação do mercado e aponta um norte na tomada de decisões das empresas. "Neste momento complexo que estamos vivenciando, com incertezas em relação aos rumos da economia, a pesquisa ganha relevância. Aos poucos, as empresas estão recomeçando a contratar, e a pesquisa é fundamental para indicar com precisão a remuneração que esses contratos merecem", observa Fioravanso. A LA Fioravanso, com sede em Porto Alegre, desenvolve desde 2009 a pesquisa em parceria com a ARH Serrana.
Vantagens à empresa que contrata a Pesquisa de Remuneração
e Indicadores de RH da ARH Serrana:
- Equilíbrio da remuneração praticada internamente com a remuneração praticada no segmento ou região;
- Informações para a tomada de decisão no que diz respeito a benefícios, indicadores e políticas de RH;
- Diagnósticos salariais (avalia a saúde da remuneração da empresa);
- Estabelece políticas salariais que sejam competitivas para reter e atrair talentos;
- Acompanha tendências de mercado, indicadores e práticas;
- Mantém a tabela salarial alinhada ao mercado;
- Obtém informações externas suficientes para sustentar o programa de Cargos e Salários e Planos de Carreira;
- Traz informações de crescimento real do mercado, para que as tabelas salariais sejam atualizadas conforme o mercado, e não somente com os acordos coletivos.
Website:
http://arhserrana.com.br/2014/blog/