Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 06 jun, 2018) - Divulgado mensalmente, o último relatório do Índice FIPE Buscapé registrou queda de 3,92% nos preços do e-commerce brasileiro no período de abril de 2017 a abril de 2018. Ao todo já são 17 meses seguidos de queda no preço do setor. A concorrência entre lojas virtuais com o aumento da presença dos marketplaces, em que grandes lojas e portais oferecem seu espaço para que e-commerces menores possam comercializar seus produtos, além da forte presença de itens de tecnologia, colaboram para um cenário de precificação mais dinâmica, diferente do que ocorre no varejo físico.
Dos 10 grupos monitorados na pesquisa, 6 deles apresentaram queda de preço em Abril, sendo Esporte & Lazer o setor a apresentar maior queda (-1,23%), seguido por Brinquedos & Games (-1,08%), Telefonia (-1,06%) e Eletrônicos (-0,84%). Como comparação, a inflação dos preços gerais da economia, medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE), apresentou aumento de 2,76% no mesmo período. Sendo assim, a variação dos preços do comércio eletrônico em relação ao restante do mercado foi de -6,5%.
"Alguns produtos, como no segmento de eletrônicos, tendem a uma desvalorização a médio e longo prazo, com o avanço da tecnologia e maior competitividade. Então produtos considerados "top de linha" vão, com o passar do tempo, ficando mais e mais acessível para o grande público. Além disso é possível negociar melhores preços com os fabricantes, repassando os descontos para nossos clientes", explica Anderson Martins, da
OfficeTotalShop , e-commerce de artigos profissionais para impressão.
Para os pesquisadores da FIPE, a tendência dos preços no e-commerce será manter a variação negativa ao menos a curto prazo, pois em cenário de disputa eleitoral, como em Outubro, pode gerar alguma mudança no cenário socioeconômico, fazendo com que os consumidores "segurem" a compra por certo tempo. O Índice FIPE Buscapé é divulgado mensalmente, com base nos preços de cerca de 41 mil produtos únicos comercializados em lojas virtuais.
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