Releases 03/04/2014 - 11:30

Convertendo calor residual em eletricidade: a startup Enogia e a IFP Energies nouvelles somam f


PARIS, 3 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- A empresa startup Enogia (http://www.enogia.com) e a IFP Energies nouvelles (http://www.IFPEN.fr) acabaram de acertar uma parceria estratégica, voltada para o desenvolvimento conjunto e a comercialização de uma linha de tecnologias Rankine, para converter calor em eletricidade. A inovação é baseada no uso de microturbinas de alta eficiência, capazes de produzir de 5 a 100 kW de eletricidade. A meta é recuperar calor residual dos gases de exaustão de motores de combustão interna, tanto em instalações estacionárias (geradores e instalações de geração conjunta) e de transportes, particularmente ferroviárias e marítimas.


Criada em 2009 por quarto jovens engenheiros, a empresa startup Enogia é especializada em sistemas ORC (Ciclo Orgânico de Rankine), convertendo calor residual em eletricidade. Fundamental para suas operações é uma microturbina altamente inovadora que atua como usina, criada e fabricada pela Enogia. A empresa startup é uma líder mundial no campo das turbinas de baixa potência (a partir de 5 kW). A Enogia já alcançou sucesso comercial com sua recém-lançada linha de produtos criados para melhorar a eficiência dos geradores, particularmente entre produtores agrícolas (unidades de metanização), tanto na França como fora daquele país.


Hoje, a Enogia vai usar sua parceria com a IFPEN como um trampolim de ajuda para o alcance de uma nova ambição: para ampliar a capacidade de potência de suas turbinas (em até 100 kW) e tratar as necessidades do mercado de transportes. A IFPEN está emprestando seu apoio científico e técnico para aperfeiçoar a arquitetura do sistema, de modo a aumentar ainda mais a eficiência. O sistema possibilitará a recuperação de calor de gases de exaustão e/ou sistemas de refrigeração de todos os tipos de motor IC (diesel, gás, biogás, gasolina), de 100 kW a 1 MW.


A tecnologia é voltada para dois tipos de mercado:



Sistemas de geração conjunta e geradores. A tecnologia da Enogia vai possibilitar a produção de um adicional de eletricidade de 5% a 10%.
Transportes fluviais, navais e ferroviários e, em longo prazo, veículos de serviços pesados e ônibus. A recuperação de calor dos gases de exaustão vai cortar o consumo de combustível entre 5% e 10%.
Nestes dois mercados, a Enogia e a IFPEN estão entre as primeiras empresas a propor uma variedade de produtos ORC altamente confiáveis e de preços competitivos, disponíveis para vários níveis de integração (módulos individuais ou a serem integrados). Unidades-piloto estão em processo de instalação em locações industriais e de pesquisa. 


Contatos:


EnogiaArthur LerouxTel. +33(0)9 51 53 79 09arthur.leroux@enogia.com 


IFPENAnne-Laure de MarignanTel.+33(0)1 47 52 62 07anne-laure.de-marignan@ifpen.fr

FONTE Enogia; IFP EN