São Paulo--(
DINO - 27 mai, 2020) - Se a vida contemporânea envolve uma enxurrada de oferta de conteúdo e possibilidades de atividades, ela, ao mesmo tempo, gera uma impressão de que o tempo disponível para realizar essas atividades é cada vez mais escasso. Nesse contexto, aumenta cada vez mais a necessidade de se achar alternativas para melhorar a forma como organizamos nossas tarefas do dia a dia.
Embora o trabalho 'obrigue' as pessoas a seguirem determinadas rotinas, muitas vezes essas rotinas profissionais são incompatíveis com as necessidades pessoais de cada um, e acabam sendo um motivo a mais para a manifestação de sintomas dos transtornos de ansiedade e da depressão.
Segundo dados da OMS em 2019, o Brasil contava com quase 10% da população com algum tipo de transtorno de ansiedade. Isso significa dizer que 18,6 milhões de brasileiros sofrem desses sintomas, e boa parte deles não procura tratamentos adequados.
Em 2020, esse número pode aumentar consideravelmente, uma vez que a pandemia de coronavírus trouxe à tona uma infinidade de questões sobre o futuro, trabalho e vida pessoal, tudo isso conflitando ao mesmo tempo dentro da cabeça das pessoas.
Levando esses índices em consideração, será que é possível encontrar maneiras de criar uma rotina mais saudável, que possibilite lidar com tudo isso de uma forma mais leve?
Sim, é possível, e a ferramenta provavelmente está sendo usada para ler esse texto: o celular. Abaixo foram listados alguns aplicativos criados para ajudar os usuários a estabelecerem uma rotina saudável e diminuir a sensação de ansiedade.
OptimizeMe
Disponível somente para o iOS em uma versão paga, o OptimizeMe oferece um acompanhamento diário de todas as atividades do usuário, disponibilizando métricas que permitem a visualização no smartphone de como o tempo está sendo organizado.
O app inclui a opção de inserir informações como:
- estado de humor
- pessoas que encontra diariamente, no trabalho, escola ou espaços de lazer
- picos de estresse
- alimentação e peso
- qualidade do sono
- crises sintomáticas (ansiedade e depressão)
Uma das principais indicações dos psiquiatras, psicólogos e terapeutas para quem sofre dessas doenças é a manutenção de uma rotina que consiga equilibrar alimentação saudável, atividades físicas e autoconhecimento.
Com as informações coletadas, o app consegue oferecer dados cada vez mais precisos sobre sua rotina, auxiliando os ajustes necessários para que tudo entre em equilíbrio.
Querida Ansiedade
As manifestações da ansiedade podem ocorrer em diferentes graus. Quando os sintomas causam incômodo excessivo nas pessoas, é necessária a avaliação de um profissional de saúde mental. Sabendo disso, o app Querida Ansiedade tem a proposta de ajudar pessoas que já tem algum diagnóstico ou que identificam que a ansiedade atrapalha em algum aspecto de suas vidas.
Através de pequenos exercícios que utilizam a auto reflexão como ferramenta de auxílio em momentos de nervosismo, preocupação, medo e inquietude, o app coloca o usuário no centro do processo. O
aplicativo ainda conta com informações sobre o assunto, disponíveis através de ebook, e oferece vídeos e campos de escrita.
Breathe
Quem já passou por crises mais intensas de ansiedade ou já teve algum contato com terapias e profissionais da saúde mental, sabe da importância da respiração nesses momentos.
Um episódio de ansiedade, em muitos casos, pode se desenvolver para um de pânico, e por isso a importância de ter um acompanhamento terapêutico que ajude cada um a entender o que inicia uma crise e criar formas de lidar com elas.
O Breathe é um aplicativo simples, que nada mais é do que uma animação na tela que guia o ritmo da sua respiração. Com um passo a passo na tela, que pode ser personalizado, o usuário permanece o tempo que desejar dentro do app, até que se sinta calmo e confiante para retomar suas atividades.
Dependendo da versão do smartphone, o aplicativo oferece a opção de ''crescimento'', em que o tempo de respiração aumenta a cada dia, trazendo benefícios a longo prazo.
Microsoft To Do
Se o foco é apenas na organização de uma rotina, o app criado pela Microsoft é uma boa opção. Gratuito, ele pode ser baixado em celulares com iOS e Android, e possui uma interface bastante intuitiva, podendo agradar até mesmo quem não está acostumado com produtos como Outlook e Windows.
Dentro do app é possível criar diferentes listas, que podem ser organizadas na guia 'Meu Dia', e o aplicativo pode ser sincronizado com contas de email, para quem deseja ter acesso à tarefas pessoais e de trabalho no mesmo lugar.
Embora criar listas pareça algo sem graça, o To Do vale a pena por sugerir tarefas conforme o tempo de uso, que podem variar de pequenas atividades de lazer até sugestões engraçadas. O visual do app pode ser personalizado, o que dá aquela cara de agenda pessoal.
Ok Google e Siri
Mesmo não sendo aplicativos propriamente ditos, os assistentes virtuais presentes em boa parte dos celulares hoje também podem ser ótimos para quem quer ter mais controle das atividades do dia a dia.
Conectados ao calendário, bloco de notas, contatos e outras funções dos smartphones, eles podem ajudar a adicionar pequenos lembretes durante o dia, como comer frutas, beber água, dar uma pausa para respirar, etc.
Além disso, por serem controlados por voz, eles podem ser mais ''simpáticos'' para quem está iniciando uma rotina aos poucos.
Lembrando que nenhum desses aplicativos substitui a necessidade de acompanhamento com psicoterapeutas e, em outros casos, medicamentos, porém, auxiliando quem sofre com a dificuldade de organizar as tarefas diárias, esses apps podem fazer uma grande diferença no bem-estar de quem os utiliza.
Website:
https://tudotecnologia.net/