Belo Horizonte (MG)--(
DINO - 17 nov, 2016) - Os street malls são uma tendência que vem se espalhando pelo Brasil e se apresentando como uma alternativa facilitadora do dia a dia. A dificuldade atual de deslocamento na cidade e a necessidade de expansão do varejo e dos serviços vêm causando uma revolução no tradicional comércio de bairro, que tem visto crescer a implantação de pequenos centros de comércio organizado no município, geralmente localizados em terrenos com boa visibilidade.
Esses empreendimentos foram inspirados em um modelo norte-americano e podem ser considerados uma evolução do tradicional comércio de rua. Por serem mais acessíveis, menores e mais práticos que grandes shopping centers, representam ótima alternativa de investimento.
A região da Pampulha, no vetor Norte de Belo Horizonte, tem sido um exemplo de local que recebeu esse tipo de empreendimento. Somente a empresa mineira My Mall investiu recentemente em quatro street malls, sendo dois na avenida Portugal. De acordo com o diretor da empresa, André Sampaio, a Pampulha está em uma localização independente e com demanda alta para esse tipo de empreendimento. "O comércio, a cada dia mais, fica localizado em áreas que são completamente independentes, como é o caso de Pampulha, Barreiro e Venda Nova, que se tornaram novas centralidades que dão assistência tanto na área de serviços quanto em infraestrutura e lazer. Com isso, os centros de compras menores e abertos, como os streets, estão ganhando cada vez mais força, por facilitarem o uso para os clientes com vagas abundantes, mix completo, iluminação destacada, visibilidade, foco em praticidade e segurança", explica Sampaio, que destaca também outras regiões onde a empresa empreende, como a do bairro Padre Eustáquio.
Além desse tipo de empreendimento ser uma alternativa para a independência de bairros mais distantes da região central, ele se tornou um bom negócio para quem deseja fazer um investimento seguro. O empresário Evandro Negrão de Lima é um exemplo de investidor que encontrou nesse tipo de comércio uma forma de aplicar recursos de forma segura e rentável. "Esses empreendimentos dão segurança, liquidez e rentabilidade. Dessa forma, representam uma opção interessante para o locador e locatário, que precisam criar diferenciais para atrair o consumidor. Esses centros comerciais geralmente têm um público fiel", explica o empresário.
Como todo investimento pede, sempre é importante pesquisar e saber várias características sobre o empreendimento em que irá aplicar os recursos. No caso dos street malls, é preciso estar atento se o empreendimento possui amplo e fácil estacionamento, boa iluminação, visibilidade, projeto esteticamente diferenciado, mix de lojas voltadas para conveniência e baixo valor de condomínio, além de uma administração profissional, item importantíssimo para manter o empreendimento sempre bem cuidado.
Antes de lançar um street mall, por exemplo, a My Mall realiza um estudo detalhado do projeto ? que vai da identificação do terreno, ancoragem, viabilidade financeira e operação das lojas ? o que é fundamental para garantir o sucesso do negócio e a rentabilidade esperada pelos lojistas e investidores. "Assim, o empreendimento é planejado de acordo com a necessidade das âncoras. É diferente de construir diversas lojas e colocá-las para locação", orienta Sampaio.
Outro aspecto que garante o sucesso do negócio, segundo ele, é o planejamento do mix de lojas que serão instaladas no centro comercial, geralmente relacionadas a conveniência do dia a dia dos moradores e público passante pelo local, como farmácias, agências bancárias, panificadoras, pet shop, academia e lavanderias. "O ideal é trabalhar com operações complementares, fazendo com que cada loja gere fluxo de clientes para as demais", acrescenta.
O retorno dos investidores, por sua vez, vem da rentabilidade com a locação dos espaços e valorização do imóvel. Esses investimentos podem gerar, em média, ganhos de IGPM + 7% ao ano.
Website:
http://www.mymall.com.br/